segunda-feira, novembro 13, 2006

Se nós pudéssemos trocar de lugar





“Se eu pudesse fazer um acordo com Deus e nós pudéssemos trocar de lugar”

Este é um trecho de uma música de Kate Bush, “Running Up The Hill”, uma de minhas paixões. É sobre relacionamentos. Mágica, doce e apaixonada.

Seria interessante se isso pudesse acontecer. Já pensou em você trocando de lugar com outra pessoa com a qual convive ou com a qual está em conflito? Poder estar na pele dela, vivendo o seu mundo...talvez então conseguisse entender o que se passa dentro daquele ser que mexe tanto com você.

Há um ditado dos índios norte-americanos que fala algo sobre “andar nos mocassins do outro”, ou seja, se colocar no lugar do outro e buscar entender o que se passa com ele.

O cinema já explorou tais possibilidades em filmes como “Tal Pai, Tal Filho” e fez o público rir com as situações colocadas ali.

Imagine você na pele do seu parceiro. Por um momento. Sentindo o que ele sente. Vivendo situações difíceis no cotidiano. Rindo e chorando. Você conseguiria entender? Conseguiria perdoar? Conseguiria perceber as diferenças, as semelhanças? Poderia amá-lo ainda mais? Conseguiria entender se existe medida para o amor? Sentiria se existe a separação? Será que perceberia que está mais ligado a ele do que imaginava? Teria pena? Teria raiva? Gostaria mais dele? Se apaixonaria mais?

Será que as pessoas são tão diferentes mesmo? E será que são tão parecidas?

Se tal mágica pudesse se operar na vida real...você toparia?