quarta-feira, junho 06, 2007

Sofrimento e casamento








Relacionamentos são muito importantes. É bom ler a respeito. Este artigo está bem interessante. Abaixo eu comento.



Sofrimento é chave para casamento feliz, diz pesquisa

Da BBC Brasil 01/06/200708h54

Aceitar que relacionamentos sempre incluem dor e sofrimento é a chave para um casamento feliz, segundo um estudo publicado na Revista de Terapia de Casal e de Família, nos Estados Unidos. Os professores da Universidade do Estado da Califórnia Diane Gehart e Eric McCollum dizem que os contos de fada e histórias de amor atuais criam uma ilusão de que é possível viver um "relacionamento perfeito", o que torna ainda mais difícil lidar com os problemas do dia-a-dia. "Nossa cultura perpetua o mito de que, com esforço suficiente, podemos atingir um estado sem sofrimento", diz a pesquisa.

"Nos Estados Unidos, o valor que é dado à atitude pró-ativa e ao triunfo sobre a adversidade cria um ambiente onde o sofrimento pode ser visto como um sintoma da derrota pessoal." Os autores do estudo criticam psicólogos que usam o termo "saúde mental" como sinônimo de um estado em que as pessoas não sofrem e defendem o uso de uma técnica de meditação budista para lidar com os problemas de família: em vez de eliminar o sofrimento, os budistas buscam entender as mágoas de forma tranqüila e compreensiva.

Segundo os pesquisadores, para alcançar um casamento bem-sucedido, é preciso que as pessoas se afastem da busca pela perfeição, aceitando a existência de "maus momentos", e cheguem a um estado que eles chamam de "aceitação atenta". "A 'aceitação atenta' é a compreensão de que enquanto alguma dor é inevitável, o sofrimento de lutar contra o que não podemos mudar não é", dizem eles. A técnica já foi transformada numa terapia cognitiva, usada para tratar a depressão, e agora deve servir de instrumento para ajudar as pessoas a lidarem com o abuso, o divórcio e a rejeição.

***

No mundo de hoje as pessoas querem ser felizes a qualquer custo. Mas esse desejo só traz mais infelicidade, pois a vida tem altos e baixos. Entender que o sofrimento existe e faz parte da vida, saber lidar com isso torna o ser humano mais maduro e mais apto a receber o que vida tem de melhor. Só pode ser feliz realmente quem conhece o sofrimento. E neste mundo não há como ser totalmente feliz o tempo todo.

Se as pessoas entendessem isso muitos casamentos durariam a vida toda.

vida

3 comentários:

  1. Perfeito. A vida é constituída de luz e trevas, altos e baixos. É difícil aceitar isso, mas o paradoxo é que é exatamente quando se aceita isso que se alcança a verdadeira felicidade.

    Grande abraço, um ótimo feriadoi santo e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Quer coisa mais panaca do que dizer "O que quero é ser feliz!". Isso é um grande engodo da sociedade moderna, na qual desde os séculos XVIII e XIX vem aliciando almas no sentido de defender que é possível a perfeição na terra, por sua vez, a felicidade. Fico com Vinícius de Moraes que diz: "Prefiro viver do que ser feliz"
    Abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.