segunda-feira, junho 15, 2009

O caminho salutar a seguir

vida


“Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir. Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar”. (Isaías 48, 17-18)


As pessoas hoje sofrem com o estresse, a violência e a competitividade da vida profissional. Muitas então passam a buscar bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade, mas infelizmente terminam por se perder, já que buscam matar a sede em fontes impuras.

Seria tão mais fácil se simplesmente se deixassem guiar por Deus! Mas como se guiar por Ele? Ora, ouvindo Sua Palavra, buscando saber o que Ele tem a dizer!

Eu sofro ao ver tanta gente perdida, envolvida com seitas e ideologias, acreditando piamente em mentiras, seduzidas pelo hedonismo e correndo atrás de sucesso, juventude e aceitação a qualquer custo. Estão sempre atrás da última novidade e não conseguem sossegar o coração e a mente. Vivem infelizes porque, por sua própria culpa, estão distantes do amor de Deus. Ele chama o tempo todo, mas ninguém é obrigado a atender a este chamado, não é mesmo? A liberdade de cada um é respeitada por Ele.

O que eu posso dizer a essas pessoas é que minha vida mudou para melhor, (infinitamente para melhor!) depois que eu passei a querer ouvir o que Deus tem a dizer para mim. Fui aprendendo a amá-lO (e quero amá-lO cada vez mais) e hoje não consigo me ver distante desse amor tão grande, tão lindo e poderoso!


Por que sofrer em vão? Por que buscar nas coisas do mundo o conforto que só Aquele Que É pode dar a cada um? Quando é que você que vive longe Dele vai acordar para o fato de que a vida não vale nada sem a Sua divina presença? Que seu sacrifício é o que pode nos dar a vida eterna, de plena paz e superabundância de amor e beleza?


Toda a felicidade que as pessoas buscam só pode ser encontrada naquele que é todo Bem, todo Belo, todo Luz.


Sabe aquela sensação vaga de saudade, de vontade de estar em uma situação melhor, em um mundo melhor, sem sofrimento, sem angústia, apenas livre e feliz? Tal sensação existe em cada ser humano porque essa felicidade é possível, é real. E esse infinito bem que buscamos é Deus mesmo!


“Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.” (Primeira Carta de São Paulo Apóstolo aos Coríntios, 13)

Então por que não dar-se uma chance? Por que não tentar ouvir o que Ele tem a dizer? Por que tanta relutância em aceitar Seu chamado, em segurar a mão que Ele estende?

“Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos”
(Salmo 111).

“Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei”! É a mais pura verdade.