segunda-feira, outubro 12, 2009

A Mulher e Seu Papel Indispensável na Bíblia







Comemorando o dia de Nossa Senhora Aparecida, trago para vocês a tradução que fiz de um texto de Bob Stanley sobre a mulher na Bíblia.

***

A Mulher e Seu Papel Indispensável na Bíblia

Por Bob Stanley
Tradução: Andrea Patrícia
Fonte: http://home.inreach.com/bstanley/women.htm



A mais perfeita pessoa humana já criada foi uma mulher...

Genesis 2,21-24, Eva, a primeira mulher. Sem Eva, não haveria nenhuma raça humana, e você não estaria lendo isto agora. Desde que Eva foi a primeira a pecar contra Deus (1Tim 2,14) em Gen 3,6, ela é a primeira causa do pecado e da morte no mundo. Bastou uma serpente para enganar a mulher, mas, no entanto, bastou apenas uma mulher para enganar o homem.

Gênesis 3,15, Maria é mencionada pela primeira vez. Ela é a "mulher" do primeiro livro da Bíblia, a "mulher" do último livro da Bíblia em Apocalipse 12,1. Sem Maria, não haveria Jesus Cristo e, portanto, nenhuma salvação para nós.

Gênesis 17,16, a Sara é dado o título, "Mãe de Todas as Nações", por Deus. Sem ela, não haveria Isaac, nem Jacó, nem Davi, nem Salomão, e nem Jesus Cristo.

Gênesis 25,19-26, Rebeca deu à luz Esaú e Jacó. Sem ela, não haveria a fundação de duas nações as quais o Senhor lhe contou no versículo 23. Uma dessas nações foi Israel.

Gênesis 29,11, Raquel é beijada por Jacó. É o único versículo na Bíblia onde aparece um homem beijando uma mulher. Se não fosse por Raquel, José não teria nascido, Gen. 30,24. Se José não tivesse nascido, os filhos de Israel poderiam ter passado fome durante os sete anos de seca, Gen. 43,1-1.

Rute 1-4, sem Rute, que foi a ancestral de Davi e de Cristo, a história bíblica teria mudado drasticamente. Novamente, não haveria salvação para nós. E não podemos esquecer as belas palavras proferidas por ela em Rute 1,16, que se repetem em muitos casamentos: "Aonde fores, eu irei; aonde habitares, eu habitarei. O teu povo é meu povo, e o teu Deus, meu Deus."

2Sm 12,24, Betsabá deu nascimento à Salomão. Graças a ela, temos a Rainha Mãe, uma prefiguração de Maria, a sabedoria de Salomão, o belo livro dos Salmos, os Cânticos de Salomão, e obviamente, esta importante era da ancestralidade de Jesus Cristo.

Judith 13,10, o Estado de Israel foi salvo por esta mulher que matou o general do exército assírio, Holofernes, fazendo, assim, todo o exército inimigo fugir do terror de uma batalha que provavelmente teria ganho. Ela foi homenageada como uma "defensora de Israel", outra prefiguração de Maria.

Ester 1-16, Ester, a heroína judia Rainha do Rei Xerxes da Pérsia, salvou os seus da iminente aniquilação que viria a partir de uma trama perpetrada por Haman o Agagite.

Lucas 1,26-38, Maria deu o seu consentimento incondicional para se tornar a Mãe de Deus. Se ela tivesse recusado, não haveria Salvador.

Lucas 1,24-80, Isabel, a mãe de João Batista. Sem Isabel, a vinda de Cristo não teria sido preparada por João. Também o belo hino, o Magnificat, cantado por Maria em Lucas 1,46-55 não teria sido existido.

Lucas 2,6-7, Uma criatura, uma criação de Deus, uma mulher chamada Maria, tornou-se a "Mãe de Deus". Que tremenda honra dada às mulheres. Se você observar, não há complementar criatura conhecida como o "Pai de Deus".

João 20,14-18, Maria Madalena, passou de uma reles prostituta a uma magnífica Santa. Ela foi a primeira pessoa a ver o Cristo ressuscitado. Ela foi a primeira a chegar ao túmulo na Páscoa manhã em João 20,1. Ela foi uma das três mulheres que permaneceram ao pé da cruz em João 19,25.

Algumas notas interessantes, 

1. Satanás considerou Eva um alvo mais importante do que Adão.
2. Deus declarou que seria através da semente de uma mulher que Satanás seria derrotado.
3. O plano de redenção, como previsto por Deus, necessitou da cooperação de uma mulher, não de um homem, mas de uma mulher. É preciso lembrar, Jesus não era "apenas um homem", Sua substância era Divina. Maria, por outro lado, embora "concebida imaculadamente", era humana, sua substância não era Divina.
4. Jesus apareceu primeiro após sua ressurreição para uma mulher, não a um homem, mas a uma mulher, uma pecadora arrependida!
5. Maria é a mais perfeita criatura que jamais existiu ou vai existir.
6. Lembre-se, havia apenas quatro pessoas que permaneceram ao pé da cruz, João e três mulheres. Os outros homens, os discípulos de Cristo, tinham fugido com medo de perseguição. Foi uma mulher, Maria, que acompanhou seu Filho desde o útero até o túmulo.

"Nosso Senhor Jesus Cristo, no entanto, que veio para libertar a humanidade, em que ambos os machos e fêmeas são destinados para a salvação, não era avesso aos homens, porque assumiu a forma de um homem, nem às fêmeas, pois de uma mulher nasceu. Além disso, há um grande mistério aqui, que, tal como a morte chega até nós através de uma mulher, a vida nasce em nós através de uma mulher; que o diabo, derrotado, seria atormentado por cada natureza, feminina e masculina, uma vez que ele tinha se deleitado na deserção de ambos. " (Santo Agostinho, Combate Cristão (22,24) 396 A.D. (Jurgens-1578)

STANLEY, Bob. Apostolado Veritatis Splendor: A MULHER E SEU PAPEL INDISPENSÁVEL NA BÍBLIA. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5962. Desde 08/10/2009.