sexta-feira, dezembro 11, 2009

35 Atos de Perdão

Por Sheila Morataya
Traduzido e adaptado por Andrea Patrícia


"O perdão é uma resposta, a resposta implícita em nossa existência". Paul Tillich


Há alguns anos conheci uma garota muito alegre e dinâmica. Tinha nascido e crescido em um lar sólido e de costumes estritos, um lar onde a mentira não era tolerada e a integridade era inculcada. Sempre estava falando de seu papai, de quão orgulhosa se sentia dele e da esperança em encontrar no homem de sua vida alguma das características da personalidade de seu pai. Minha amiga pensava que a sua família era um exemplo e modelo, como poucas. Por circunstâncias do destino deixei de vê-la por uns anos até que um dia casualmente nos voltamos a reencontrar em uma reunião de amigos mútuos.

Surpreendeu-me não ver nela aquela alegria que a caracterizava, em seu lugar vi uns olhos melancólicos e um tom de voz que denotava tristeza, raiva e rancor. Decidi convidá-la a tomar um café para que me contasse o que lhe tinha ocorrido nesse tempo em que tínhamos deixado de nos ver. "Faz um ano - dizia-me- meus quatro irmãos e eu descobrimos que nosso pai não era o homem íntegro e cheio de virtudes que até então admirávamos". “Meu pai tem outra família com cinco filhos mais. Quando soube quis fazer toda classe de loucuras, a situação entre ele e eu se tornou muito tensa e meu coração se encheu de amargura, cólera e angústia. Estou lutando contra estas emoções negativas constantemente e me sinto muito esgotada, pois algo dentro de mim me diz que vou contra minha natureza que me grita Perdoa! Como perdoar quando se sente tão ferida e defraudada?”

Sem dúvidas o ato de perdoar encerra um maravilhoso mistério para cada ser humano ou mulher que se decide a fazê-lo. Já que não é uma simples emoção ou decisão que se toma à s pressas. O perdoar tem um verdadeiro sentido para a pessoa que toma este grande passo já que apela à razão, aos instintos e ao coração. Quando você se decide pela opção do perdão deixa ir os sentimentos de amargura, rancor, dor, raiva, medo e desesperança, para dar passo à força que te faz ser pessoa, que te caracteriza de uma maneira especial como mulher. Dá passo ao verdadeiro significado e sentido da palavra amor, compaixão, bondade, pois tem a coragem de fazer uma verdadeira introspecção dentro de ti mesma, que te leva também a descobrir e aquilatar a grandeza de seus valores cristãos.

O rancor e ira no coração paralisam sua vida, impede-te de transcender, em troca o perdão libera a seu coração aprisionado. O perdão "acorda' a seu coração e lhe faz experimentar de uma forma sobrenatural o correr de seu sangue humano por suas veias. Quando perdoa se transforma toda sua vida. Minha amiga escutou atentamente minhas palavras, foi ao poder da oração, atuou e te posso dizer que tornou a recuperar sua alegria que a levou a ter uma relação de acolhida e bondade com seu pai.

Alguns atos de perdão que podem orientar você a transformar sua vida, ou ter uma experiência mais saudável com outros podem ser:

1 - Tome uns minutos e fixa no que te evoca a sugestão de perdoar a alguém.
2 - Se notas que tens raiva ou rancor muito arraigado contra alguém próximo a ti começa a fazer algo valente.
3 - Se de menina não lhe guiaram na arte de perdoar quando alguém se comportava de uma maneira injusta contigo, procura hoje guiar a seus filhos.
4 - Recorda que o perdão é uma decisão de ver além dos limites da personalidade de outra pessoa, é reconhecer que apesar de tudo ela é tão digna como você.
5 - Reflete esta frase: “o perdão é a escolha de ver a luz do abajur e não a tela"
6 - O perdão é uma atitude que supõe estar disposta a encontrar a força para amar que reside em ti.
7 - O perdão é uma atitude que te leva a interiorizar a frase: “Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem.”
8 -. O perdão é esse processo da alma que te leva a estar mais perto de Deus.
9 - Todos os dias ao fazer seu exame de consciência, recorda o que te tem feito sentir mal de parte de alguma pessoa e te inunde em seu coração para lhe perdoar.
10- Se perdoar todos os dias se sentirá mais livre e com muita mais capacidade para ser compreensiva ante as faltas dos outros.
11- Sempre haverá alguém que precisa perdoar mais que você.
12- Não permita que o rancor se acumule.
13- Se sentir-se incapaz de perdoar, ora e te abra à graça.
14- Não permita que em seu matrimônio haja rancor.
15- Procura que as relações com seus filhos não os levem a abrigar sentimentos negativos em seu coração contra ti.
16- Um genuíno ato de perdão te levará renunciar ao ressentimento ou a cólera. Em seu lugar haverá misericórdia para aquele que te ofendeu.
17- O ato de perdoar é um ato moral que revela toda a generosidade que pode haver ou não em seu coração.
18- Dar a cara à dor para dar saída do trauma*
19- Reconhecer o próprio comportamento negativo e seus efeitos. Por exemplo, reconhecer a irritação, ressentimento, desejos de vingança que lhe farão descobrir o dano para sua alma.*
20 O ato em si mesmo que é tomar uma decisão consciente antes de experimentar a emoção por fazê-lo.*
21 Sanar a ferida- será o processo que começa seguido do ato de perdão, a cura aumentará na medida em que as emoções negativas desaparecem, e continua até que os sentimentos negativos desaparecem: Reencontrar-se com quem te feriu. Quer dizer considerar a possibilidade de fechar por completo a ferida através do contato com essa pessoa atuando com amor. Você pode reduzir futuras reações de dor. Isto é, aprender a ver e reagir ante os outros com mais empatia, compaixão, e amor quando atuarem de forma que te machuque.*
22- Se houver algo em sua vida do que se lamenta começa por perdoar a ti mesma.
23- Se te doer o ter permitido que tenham brincado contigo aceita essa dor, mas perdoa sua debilidade e continua seguindo em frente.
24- Não há nada mais destrutivo em nível emocional e espiritual que ter ressentimento contra os próprios pais, isto paralisa sua vida e estorva a paz interior. Faz as pazes.
25- Os filhos únicos sabem que ter irmãos é um presente divino, procura estar em paz com seus irmãos.
26- No trabalho procura não tomar como algo pessoal os choques de caráter para não abrigar ressentimentos.
27- Se notas que começaste a detestar a um colega de trabalho procura encontrar o que te fez para provocar esse sentimento.
28- Passa por cima de um ato injusto e cresce.
29- Não dê atenção aos comentários negativos.
30- Seja instrumento de paz e perdão.
31- Seja perita em reconciliações.
32- Dê exemplo aos meninos perdoando suas travessuras.
33- Motiva aos jovens compartilhando suas experiências de perdão.
34- Pede perdão por alguém, mas todos os dias.
35- Compre a oração de São Francisco de Assis e reparte-a entre seus amigos.

Amiga, cada uma de nós tem uma missão especialíssima e extraordinária neste novo século. Perdoar tudo aquilo que nos incomoda e ensinar a perdoar aos outros. Como mulher você e eu somos capazes de "suavizar e enternecer" o coração do mundo. Animo-te a que os faça.

Original em Sheila Morataya
vida