sexta-feira, janeiro 08, 2010

A pureza e o meio social





"A pureza cristã requer uma purificação do clima social."
(Catecismo da Igreja Católica. A luta pela pureza)


Como cristãos temos a obrigação de buscar a pureza. No meio repleto de indecência que vivemos hoje é algo realmente difícil nos mantermos puros. Mas podemos nos ajudar.

Será que não estamos dando muita chance ao pecado ao assistir certos programas de televisão? Ao freqüentar certos ambientes onde o vício é praticado abertamente, onde os corpos estão expostos ao deleite público? Será que não estamos contemporizando ao repetir que "todo mundo vai a tal lugar, hoje em dia é assim" "as coisas mudam", etc.? Tenho pensado nessas coisas ultimamente.

Claro que de certas situações não dá para escapar. Mas de outras com certeza não precisamos. Então porque nos submetermos voluntariamente a estar em certas situações que poderiam ser facilmente evitadas? Somente porque todo mundo faz e se não fizermos seremos chamados de "carolas", de "fanáticos extremistas"? Damos tanto valor assim às opiniões das pessoas? E o que Deus quer importa realmente? Ou é mais importante o que fulaninho de tal diz sobre isso ou aquilo?

Até onde estamos realmente buscando a santidade? Até onde só estamos querendo continuar a viver de acordo com nossos gostos - que podem estar bastante deturpados -, de acordo com nossos apegos?

A quem estamos servindo realmente? Sabemos que não podemos servir a dois senhores.
ida