quarta-feira, fevereiro 10, 2010

A Catedral Gótica e a busca da Verdade


"Em sua imaginária concepção, a catedral gótica busca encarnar a totalidade do saber cristão, teológico, natural e histórico, colocando cada coisa em seu lugar e suprimindo aquilo que ainda não encontrou o seu."*

Desta análise de clarificação realizada triunfalmente pela arquitetura, Panofsky percebe que, de acordo com a filosofia da época, na catedral gótica "tudo é busca da verdade, tudo é ginástica intelectual e oratória".*


*Panofsky, Architecture gothique et penseé scolastique, p. 103


Fonte: Adversus Haereses
vida

2 comentários:

  1. Eduardo Araújo2/11/2010

    Caríssima Andrea,

    Adoro tudo o que diz respeito às catedrais.

    Elas são verdadeiras maravilhas, autênticas conquistas do gênero humano, não concorda?

    A citação de Panofsky remete-nos às escolas catedrais, embriões das universidades. Note como tudo se faz dentro da concepção apontada pelo autor - a totalidade do saber.

    Só as catedrais já seria suficientes para derrubar o mito de "idade das trevas". Como é possível ter sido um tempo tenebroso aquele que viu erigirem-se essas fascinantes construções?

    Retornando a Panofsky, podemos até vislumbrar o impacto que devia ter, na época, o ingresso nos recintos desses monumentos do saber. A figura da ginástica intelectual e oratória, por si só, instiga-nos à imaginação e ao sonho de estarmos lá naquelas naves maravilhosas, buscando a verdade, apreciando o conhecimento universal bem disposto na sua organização arquitetural.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Eduardo! Uma época que fez surgir maravilhas como as catedrais góticas é de luz e não de trevas! ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.