segunda-feira, março 01, 2010

Quem tem fé vê Deus em toda parte




Na Homilia da Missa de segunda-feira de carnaval, o padre da minha paróquia falou sobre as pessoas que tem fé e das que não têm fé. 

Quem não tem fé arruma desculpas para deixar tudo para amanhã, para deixar para depois a conversão, a busca de Deus. Sempre vê algo errado no que se diga a ele sobre a religião, sobre a palavra de Deus. Sempre busca os defeitos naquilo que ouve sobre o Evangelho, sobre as coisas mais altas e transcendentais.

O padre também disse que crer é uma escolha, aquele que escolhe crer tem a luz do Espírito Santo para o guiar e consegue enxergar Deus nas mais variadas situações, dando sempre graças a Ele por tudo.

Realmente eu vejo isso acontecer: há pessoas que só lembram de Deus quando estão passando por um sufoco muito grande mesmo, porque se estiverem bem, nem se dão o trabalho de buscar nada a respeito da religião. Há aquelas que somente sabem criticar os que buscam a vida espiritual e conseguem achar defeito até mesmo nas coisas mais santas. É tamanha cegueira que às vezes me assusto e temo por essas almas.

Muitas vezes eu só posso orar por gente assim, porque ao tentar mencionar Deus e a Igreja não sou lá muito bem recebida: ou agem com "cara de paisagem" ou têm ataques de fúria chegando até mesmo à blasfêmia. É triste, mas é assim. Claro que há aqueles que tem mais abertura para este tipo de assunto, mas em geral as pessoas estão muito centradas em si mesmas e em viver a vida de forma a serem "felizes". Mas o que elas não sabem é que felicidade verdadeira não se encontra neste mundo e que para ser feliz aqui - como se pode ser - somente tendo Cristo vivendo em si. De outra forma é impossível, é ilusão.

Quem tem fé consegue enxergar a mão de Deus nos momentos mais difíceis e sabe agradecer a Ele pelos momentos mais fáceis, vendo ali também a Sua Santíssima presença. Como não glorificá-lO? Como não buscar por Ele? Homem moderno, mulher moderna, será que você não vê que tudo o que você tem de bom vem Dele?
vida

5 comentários:

  1. Há aqueles que criticam quem busca a santidade, apontando-lhes os defeitos - vive na Igreja, mas faz isso e aquilo ! Ora, se eu fosse perfeita, minha imagem estaria no altar... quem busca a santidade tem defeitos, e muitos, só que trabalhamos neles !

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Tem gente que parece que só procura os defeitos mesmo. E há também aqueles que acham que os santos eram todos perfeitos desde o nascimento.

    Realmente, temos defeitos, a diferença é que estamos trabalhando nisso ;)

    ResponderExcluir
  3. Sobre os santos de altar serem perfeitos... Quanto engano, né mesmo? Todos... todos... sem nenhuma excessão, tinham defeitos, eram simples seres humanos, igual a todos nós. Mas a verdade é esta: buscavam fazer a vontade do Pai, à respeito deles. Podemos viver isto também, né mesmo? Forte abraço fraterno. Lourdes.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, temos que ter isso em mente: Deus nos quer santos e os santos que hoje estão nos altares foram pessoas com dificuldades várias, com qualidades e defeitos, com inclinação para o pecado, do mesmo jeito que nós. Mas eles lutaram e venceram! Isso está ao nosso alcance também. As pessoas que acham que santo é perfeito desde o nascimento deixam de buscar a santidade por achar que isso é impossível para nós. Que engano! Basta ler as biografias dos santos para ver o quanto que eles lutaram para vencer suas inclinações más! E venceram! São exemplos para todos nós.

    Abraço, Lourdes!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/07/2010

    Ele e tudo uma luz maravilhosa depois q o vi tudo ta encaixando

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.