quarta-feira, junho 02, 2010

A amizade verdadeira é a que tem por motivo as perfeições divinas

Santa Teresinha e uma de suas irmãs: amigas na busca de Deus


“A amizade verdadeira é a que tem por motivo as perfeições divinas”
(São Francisco de Sales)



Esta frase me lembrou de uma coisa: não há como ser amigo do mundo e ser católico e não há como alcançar a santidade tendo maus amigos.

Não há como querer ser um bom católico – ou seja, basicamente amar a Deus acima de todas as coisas – e insistir em andar em más companhias. Nem sempre as más companhias são pessoas de carne e osso, pertinho da gente. Às vezes são pessoas que nem mesmo nós conhecemos pessoalmente e que até nem nos conhecem. Mas elas estão ali, dominando nossa visão, atraindo a nossa atenção, na telinha da televisão ou do computador, na telona do cinema, nas páginas das revistas ou dos livros.

Tais amigos são péssimos, são todos maus conselheiros, pois que fazem com que esqueçamos do sentido último de nossa existência, nos mantém presos, escravos do mundo e consequentemente longe de Deus. Quantos são aqueles que não conseguem ficar sozinhos consigo mesmos, com a sua consciência, e para não terem que ouvir seus próprios pensamentos, ligam a tevê, o som, navegam freneticamente pela internet, enfim, tentam a todo custo escapar da mais mínima meditação que possam fazer de sua vida? São pessoas que não querem ver! São do tipo que se você tentar avisá-las do que estão fazendo, do perigo que estão correndo, vão ficar com raiva de você. Mas elas estão buscando nessas “amizades” algo que preencha suas vidas de alguma forma.

E você, o que busca? Quais amizades têm tomado seu tempo? Seus amigos buscam a Deus? De verdade? Ou na realidade usam o nome Dele para se afirmar, aceitam de Suas leis apenas o que convém e deixam de lado o que importa? As pessoas com quem você tem andado realmente estão fazendo o possível em suas vidas para amar a Deus sobre todas as coisas? Se não estão, você tem feito o possível para que elas se convertam? Como está sua relação com seus amigos?

Lembre-se sempre do ensino do santo:

A amizade verdadeira é a que tem por motivo as perfeições divinas.