sexta-feira, julho 09, 2010

Fúteis objeções contra as sobreditas verdades


"Objetar-me-ás: Mudei duma vez de vida; não tenho nenhuma má intenção, nem mesmo uma tentação quando vou visitar fulana ou sicrana. Respondo: Conta-se que há uma espécie de ursos que caçam macacos: ao avistar o urso, fogem estes para as árvores. Mas que faz o urso? Deita-se debaixo da árvore e faz-se de morto. Descem os macacos com esse engano e então, de um salto, captura-os e devora-os. É o que pratica o demônio: representa a tentação como morta, e assim que desceres, isto é, logo que te expuseres ao perigo, desperta-a de novo, e ela te tragará. Oh! Quantos cristãos, que se davam ao exercício da oração e da comunhão e, mesmo, levavam uma vida santa, não caíram nas garras do demônio, porque se expuseram ao perigo."
(Santo Afonso Maria de Ligório, Escola da Perfeição Cristã, Compilação de textos do Santo Doutor pelo padre Saint-Omer, CSSR, IV Edição, Editora Vozes, Petrópolis: 1955, páginas 44-48)



Lendo este trecho eu penso nos dias de hoje onde tantas tentações se apresentam com tanta facilidade, às vezes até mesmo convidadas por nós católicos para dentro de nossos lares.

Penso em como podemos estar bastante, e talvez mortalmente, enganados sobre certas ocasiões nas quais nos encontramos com alguma frequência (por exemplo, em frente a uma televisão ligada). Às vezes ouvimos ou dizemos algo como “ah, mas hoje em dia isso é tão comum!”como uma desculpa para continuar a ver certas coisas que não deveriam ser vistas por aqueles que querem se purificar e por aqueles que devem fugir às ocasiões de pecar: ou seja, nós católicos.

Quando penso na vida eterna, todas as coisas que parecem sem importância ganham um novo sentido. Acho que devemos pensar na vida desta maneira: com olho no fim.

6 comentários:

  1. Oi! Vi essa sua postagem no Guia de Blogs Católicos.

    Também penso assim: olho na meta, Cristo. Assim, o Espírito vai nos ajudando a apreciar retamente todas as coisas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Danilo! Às vezes passamos por dúvidas, por inquietações, mas se tivermos em mente que o fim é Deus, então tudo se ajeita e deixamos de lado o que pode nos prejudicar.

    ResponderExcluir
  3. Paz e Bem santa pessoa!


    A União de Blogs Católicos em união com os moderadores do Cotidiano Espiritual lança mais um meio de evangelização e auxilio aos moderadores e autores de Blogs Católicos, Criamos uma comunidade no Orkut com o intuito de disponibilizar dicas e sugestões para que você passe a aprimirorar o seu blog e nos ajudar a fazer com que outros blogueiros Católicos se aprimorem e passe assim a evangelizar também de forma residente. A intenção da comunidade resume-se basicamente em Divulgação, dicas para os Blogueiros católicos se aprimorarem e foruns de discusão onde os moderadores irão ter pleno poder para expor sua duvida, sugestão etc.

    Como ponto inicial pretendemos convocar todos que estão cadastrados em nossos sistema de divulgação, para que participem da comunidade que tem como nome Moderadores de Blogs Católicos participando da comunidade ficará muito mais facil a comunicação, esta comunidade é restrita apenas para os membros da união por isso ela é Moderada, para proteger nossas ideias e membros Para participar da comunidade basta clicar no nome dela ou procurar no orkut.

    Séra de suma importancia que você convide amigos que possuem blogs católicos para se filiar a união se tudo dé certo nos vamos nos fortalecer partilhando ideias.

    JUNTE-SE A NÓS POIS PELA UNIÃO SOMOS MUITO MAIS FORTES E PASSAMOS A TRANSMITIR MUITO MAIS EFEITO.A UNIÃO CATOLICA TEM ESTADO MUITO VULNERAVEL PELO FATO DE AINDA NÃO ESTAR EXISITINDO UNIÃO ENTRE OS BLOGUEIROS DE BLOGS CATÓLICOS.

    Informamos também que os blogs que não estavam na lista da União Católica e que já nos responderam que nós já atualizamos e resolvemos o problema.

    Solicito que você atualize o selo da união que foi alterado ou se preferir inclua apenas o link da união em seu blog.

    QUALQUE DUVIDA QUE TENHAS PODE NOS ENVIAR UM E-MAIL PARA O E-MAIL DOS VOCACIONADOS MENORES vocacionadosdedeusemaria@gmail.com
    e nós te enviaremos a resposta o mais breve possivel.

    AQUI ESTA O LINK DA COMUNIDADE: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103929861

    Atenciosamente:Erick Sávio
    Secretario dos Vocacionados Menores

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã, é excelente o seu blog, gostei muito dos textos.
    E esse ultimo texto é muito verdadeiro, temos de evitar toda ocasião que pode nos levar ao pecado.
    Deus te abençõe.
    Juliana.
    http://escritorajuliana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Juliana, muito obrigada! Glória a Deus!

    Ah e como é difícil nos dias de hoje! São muitas as tentações e muitas as ocasiões. Só Cristo mesmo para nos dar forças! Mas temos que fugir mesmo, os santos avisam para fazer isso.

    Oremos!

    A Paz!

    ResponderExcluir
  6. Juliana, muito obrigada! Glória a Deus!

    Ah e como é difícil nos dias de hoje! São muitas as tentações e muitas as ocasiões. Só Cristo mesmo para nos dar forças! Mas temos que fugir mesmo, os santos avisam para fazer isso.

    Oremos!

    A Paz!

    ResponderExcluir

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.