segunda-feira, julho 05, 2010

Maria Santíssima: obra de Deus



Esta imagem de Maria Santíssima del Consuelo é uma das minhas imagens preferidas, ou talvez a minha imagem preferida da Virgem. O artista que criou esta peça está de parabéns, porque ela é linda!

Imagine o amor que Seu Filho tem por ela! Imagine o quanto ele deve ter ficado feliz com o artista que criou esta imagem belíssima de Sua santa mãe! Imagine o amor que Ele tem por aqueles que O louvam através desta que é a sua criatura mais perfeita: a Virgem Maria! Sim, pois o maior artista de todos é o próprio Deus e qual o artista que não fica feliz ao ver que sua obra é apreciada? Como não apreciar a pureza, a doçura, a modéstia, a humildade desta serva do Senhor que em toda a sua vida só fez uma coisa: obedecer a Deus Altíssimo! Como não admirá-la?

Os homens criam as mais belas pinturas das montanhas, mares e flores, dessas criações tão belas! Mas louvor maior ainda é criar obras de arte de seus santos, daqueles que Ele separou para Si. E ela, a Virgem, foi separada desde o início, preservada do pecado original, porque Ele quis um vaso puríssimo para abrigar Seu Filho muito amado. Quanta beleza está contida nisso! Quanto amor, quanta pureza, quanta luz! Por isso as mais belas obras de arte são a meu ver aquelas que retratam (com beleza e respeito, claro) Nosso Senhor e Nossa Senhora, pois falam das coisas mais altas, do Céu. E não há nada melhor que isso porque o Céu é onde Deus está e é para onde nós queremos ir.

É por isso que admiro este artista que criou a imagem de Maria Santíssima del Consuelo. A brancura de alabastro da pele dela, os olhos baixos, a postura modesta, as mãozinhas juntas segurando um lencinho, o traje rico e de cores graves...quanta delicadeza!

Ao contemplar a imagem a sensação que passa é a de que ela está sentindo dor por nós pecadores e que se dispõe a nos ajudar com o seu imenso coração de mãe. É encantador!

Também achei tão belo o título em espanhol que nem quis traduzir.

Tudo à nossa volta está tão atribulado e feio, que é bom demais poder contemplar uma imagem assim, mesmo que seja pela tela de um computador. Como Deus é bom! Como é bom que Ele nos deixe estas consolações!


Maria Santíssima del Consuelo, ora pro nobis!