sexta-feira, setembro 24, 2010

Precisamos buscar a verdade sempre



Precisamos buscar a verdade sempre. Precisamos defender a verdade sempre. Precisamos buscar a humildade. Precisamos orar insistentemente pedindo a Deus que nos dê o discernimento necessário para compreender as questões que estão nebulosas.

Precisamos aprender a ouvir o outro. Precisamos aprender a não confiar tão facilmente me certas palavras. Precisamos aprender a fazer o contraponto na hora certa.

Precisamos aprender que talvez aquilo que defendemos como certo não seja tão certo assim no fim das contas. Afinal, quantas vezes nós já estivemos errados sobre alguma questão? Então porque não pensar que o outro que fala diferente pode ter alguma razão? E porque não pensar que podemos estar equivocados quanto a algum ponto não tão claro (seja de doutrina, história...).

Hoje, depois de tantos baques, eu presto mais atenção e busco ouvir mais o outro lado, porque em certas coisas podemos estar errados. Nessa hora é preciso ser humilde e isso é muito difícil às vezes. Mas temos que tentar. Temos que pensar que nós como cristãos temos um sério compromisso com a verdade. Então não dá para ficar defendendo nossos pontos de vista cegamente como se fossem o melhor, a verdade, a doutrina da Igreja. Temos que buscar aprender com sinceridade. E temos que buscar ouvir o outro, pois as coisas podem mudar.

Precisamos defender a verdade e para isso é preciso honestidade. Oremos ao Espírito Santo para clarear nossas mentes no que for preciso para que aprendamos o que precisamos aprender e para que saibamos defender a verdade de forma honesta, sem recorrer a vícios de pensamento, a ideologias, às mentiras do mundo.

Que saibamos buscar a verdade do mesmo jeito que Santo Tomás buscou: com sinceridade, honestidade e retidão. Deus nos dê essa graça!