quarta-feira, novembro 23, 2011

Quem é livre?


Boécio


“Necessariamente a alma humana é maximamente livre quando se mantém na contemplação do espírito divino”. (Boécio)

Hoje em dia vemos muitas pessoas repetirem que são livres, e que nós cristãos estamos presos por causa da religião. É realmente uma tremenda falácia esse tipo de afirmação. 

Muitas dessas pessoas apenas repetem o que aprenderam de seus professores-doutrinadores-ateus-ou-pseudo-católicos, repetem o que sai na grande mídia - que está a serviço dos globalistas, dos maçons -, e acham que são "livres-pensadores", que pensam por si mesmos, que estão livres das "amarras da religião" (sic). Se você perguntar a eles de onde vêm essas idéias que eles pregam, não saberão responder, dirão que vêm deles mesmos. Se você mostrar que na verdade tais idéias não são originais, que gente antes deles criou certos chavões e divulgou para que os carneirinhos repetissem, eles dirão que você é um "metido a sabichão", que você se acha o dono da verdade, que você está indo fundo demais nas coisas, que tem que relaxar e viver a vida, etc. Eles desconversam, xingam você de fanático, de reacionário, de exagerado, enfim, eles fazem tudo para não enxergar o quanto estão afundados até o pescoço em ilusões de auto-suficiência e liberdade. Na realidade eles são escravos do hedonismo, da mentira, do Inimigo.

Como disse - com muita sabedoria - o filósofo Boécio, a máxima liberdade para a alma humana acontece quando esta contempla o espírito divino, Deus. Logo, os que buscam a contemplação, o que começam a trilhar o caminho que poderá levar à santidade - ou seja, os católicos que levam a sério sua Fé -, estes sim é que começam a ter liberdade. A liberdade máxima só vem quando o ser humano se mantém na contemplação de Deus. Se estamos tratando de graus de liberdade, os cristãos nesse mundo são livres num grau menor do que aqueles que já têm a Visão Beatífica, é verdade, mas são livres porque conhecem a verdade. Então entre os mundanos e os que buscam a vida espiritual, já se pode então perceber quem é livre ou não.

Nosso Senhor Jesus Cristo disse "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (São João 8,32). O cristão sabe que quanto mais se aproximar de Deus, mais livre será.