quinta-feira, dezembro 29, 2011

Do Pentecostalismo à Apostasia

Por John Vennari
Traduzido por Andrea Patrícia



O Concílio de Trento definiu dogmaticamente que sem a fé católica, "é impossível agradar a Deus." (1) A Igreja Católica também definiu ex cathedra que só há uma verdadeira Igreja de Cristo, a Igreja Católica, fora da qual não há salvação. (2)

O Papa Leão XIII, elaborando sobre este ponto, ensinou:

"Como a ninguém é permitido ser negligente no serviço devido a Deus .... Somos absolutamente obrigados a adorar a Deus da forma que Ele tem mostrado ser a Sua vontade .... Não pode ser difícil descobrir qual é a verdadeira religião se for procurada com uma mente séria e imparcial, pois as provas são abundantes e surpreendentes ... De todas estas [provas] é evidente que a única religião verdadeira é aquela estabelecida pelo próprio Jesus Cristo, a qual Ele comprometeu a Sua Igreja para proteger e propagar." (3)

A partir destas fontes, e de inúmeros outros ensinamentos dogmáticos, é claro que a única religião positivamente querida por Deus é a religião estabelecida pelo próprio Cristo, a Igreja Católica.



Pe. Raniero Cantalamessa, um conhecido progressista e um carismático, 
foi escolhido para ser pregador do Papa, em um retiro.


No entanto, na Liturgia do Vaticano na Sexta-feira Santa de 2002, o Pregador da Casa Pontifícia, o padre capuchinho Raniero Cantalamessa, disse que as outras religiões "não são meramente toleradas por Deus .... Mas positivamente desejadas por Ele como uma expressão da riqueza inesgotável da sua graça e sua vontade de que todos possam ser salvos." (4)

Isto, em resumo, é apostasia.

São João, o Apóstolo do Amor, disse: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho" (I João 2, 22). Assim, Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, Budismo, qualquer religião que rejeita a Cristo, segundo as Escrituras, é religião do Anticristo.

Quanto às religiões heréticas, por exemplo, "Igreja Ortodoxa" e o Protestantismo, São Paulo nos diz que as religiões falsas são "doutrinas de demônios" (I Tm 4, 1).

Como pode, então, que religiões do Anticristo e falsas doutrinas dos hereges, que são "doutrinas de demônios", ser consideradas como "não apenas toleradas por Deus, mas positivamente desejadas por Ele"? Isto significaria que Deus quer que existam religiões que ensinam que Jesus Cristo não é Deus e o Salvador da humanidade (como fazem as religiões não cristãs). Isso significa que Deus positivamente quer que existam religiões, como o Protestantismo, que ensinam que Cristo não estabeleceu a Igreja, não estabeleceu a Santa Eucaristia, não estabeleceu os Sacramentos. Isso também significa que essas seitas protestantes que repudiam a devoção à Nossa Mãe Santíssima são positivamente desejadas por Deus. Isto, apesar do fato de que Nossa Senhora de Fátima pediu os Cinco Primeiros Sábados como reparação pelas blasfêmias contra seu Imaculado Coração, que são o fruto destas falsas religiões.

Em suma, o sermão do Pe. Raniero Cantalamessa diz que Deus positivamente quer o erro. Deus positivamente quer mentiras. Deus positivamente quer o mal.

Nosso Senhor certamente permite o mal, pois Ele não interfere com a livre vontade do homem. Mas é blasfêmia afirmar que Deus quer, pois Deus não pode querer o que não é bom.


Jesus é cheio de orgulho?

A blasfêmia do Pe. Cantalamessa não termina aqui. Ele também afirmou que Deus é "humilde na salvação", e a Igreja deve seguir o exemplo. "Cristo está mais preocupado que todas as pessoas sejam salvas do que elas saibam quem é o seu Salvador", disse ele a uma grande congregação na Basílica de São Pedro, que incluiu o Papa João Paulo II e altos funcionários do Vaticano.

Pode parecer doce, mas Pe. Cantalamessa está indiretamente acusando Jesus Cristo de orgulho. Quando ele diz: "Cristo está mais preocupado que todas as pessoas sejam salvas do que elas saibam quem é o seu Salvador," esta é uma afronta piedosa ao ensino pré-Vaticano II de 2000 anos que mantém que é necessário para a alma conhecer, amar e servir a Cristo neste mundo, se ele quer ser feliz com Ele para sempre no próximo. O Pe. Cantalamessa está, assim, defendendo o ensino heterodoxo do Pe. Karl Rahner sobre o "cristão anônimo".

De fato, há apenas 50 anos atrás, se um aluno de 7 anos de idade numa escola católica balbuciasse a doutrina novelesca do Pe. Cantalamessa, ele teria sido considerado inadequado para receber a Primeira Comunhão. Agora, 40 anos na "nova primavera" do Vaticano II, esta apostasia é pregada na Sexta-feira Santa no Vaticano pelo pregador da Casa Pontifícia.

Este episódio também revela uma das muitas desvantagens da Internet. A homilia do Pe. Cantalamessa foi transmitida para todo o mundo através da Internet a milhares de católicos que nunca a teriam ouvido de outra forma. O resultado é que muitos católicos assumem as palavras do capuchinho ditas em São Pedro como sendo de alguma forma uma abordagem do Magistério. Isso não é verdade. O discurso do Pe. Cantalamessa na Sexta-Feira Santa é simplesmente outra homilia cheia de erros feita por um carismático. É isso e nada mais.

Pregador Pentecostal do Papa

Quem é o Padre Raniero Cantalamessa?

Para saber sua história, devemos voltar para a Conferência pan-denominacional Carismática de 1977 realizada em um estádio de futebol em Kansas City, Missouri. Esta conferência teve a participação de 50 mil pessoas de pelo menos 10 denominações diferentes, incluindo batistas, católicos, episcopais, luteranos, judeus messiânicos, "cristãos" não-denominacionais, pentecostais e metodistas unidos. (5)

 O Protestante Mumford foi convidado para falar com os carismáticos católicos. Qual é o "espírito" que ele transmite?


Em um ponto, o protestante Bob Mumford estava pregando para os 50.000. Mumford levantou a sua Bíblia e disse: "E se você dar uma espiadinha no final do livro, Jesus ganha!". Isto deixou a multidão num pandemônio. O estádio de futebol inteiro, de repente explodiu em um longo "louvor frenesi" de torcida que durou cerca de 17 minutos.

Os carismáticos chamam isso de "o colapso do Espírito Santo". Eles interpretam o natural entusiasmo de uma reunião vibrante como o Espírito Santo se movendo no meio da multidão, unindo a multidão (que contém católicos e membros de várias denominações) e inspirando este júbilo delirante. Isso, segundo eles, é a "quebra de paredes denominacionais", que é positivamente desejada pelo Espírito Santo, mesmo que desafie a 2000 anos de ensinamento católico sobre a única verdadeira Igreja de Cristo. Ele também desafia o ensino tradicional católico que proíbe os católicos de se envolverem em camaradagem religiosa com falsas religiões. (6)

No entanto, na conferência de Kansas City, havia um padre capuchinho chamado Raniero Cantalamessa que tinha vindo de Milão para investigar o Movimento Carismático. Ele ficou tão impressionado com o louvor frenesi  que ele se tornou, no jargão carismático, um "pregador ungido da Renovação Carismática".(7)

Em 1980, este mesmo padre Cantalamessa foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Pregador da Casa Pontifícia. Agora, a este "pregador ungido" é dado um púlpito na Basílica de São Pedro, na Sexta-feira Santa para dizer ao mundo que Deus quer de forma positiva as falsas religiões.

Não admira que outro teólogo papal, o Cardeal Luigi Ciappi, que teve acesso ao completo Terceiro Segredo de Fátima, disse: "No Terceiro Segredo é predito, entre outras coisas, que a grande apostasia na Igreja começará pelo topo." (8)

O Erro não é um dom do Espírito Santo

O sermão do Pe. Cantalamessa na Sexta-Feira Santa é uma das muitas ilustrações poderosas de que o Movimento Carismático não é verdadeiramente de Deus. Carismáticos afirmam, direta ou indiretamente, que eles têm uma linha telefônica especial para o Espírito Santo que outros cristãos não possuem. Eles afirmam ser especialmente cheios do Espírito! Mas, se um católico é "cheio do Espírito", deveria ser evidente a partir de suas palavras e ações que ele está pleno dos Sete Dons do Espírito Santo.

Um dos Sete Dons do Espírito Santo é o dom do entendimento, o que dá à alma uma compreensão mais profunda das verdades reveladas. O Pe. Adolph Tanquerey define como "um dom que, sob a ação iluminadora do Espírito Santo, dá-nos um profundo conhecimento sobre as verdades reveladas, sem, no entanto dar uma compreensão dos mistérios em si mesmos." (9)

O efeito do dom do entendimento é que nos permite penetrar no âmago das verdades reveladas e nos dá uma profunda compreensão delas. No entanto, os carismáticos, que continuamente se orgulham de ser "completamente cheios com o espírito," constantemente irrompem em erros religiosos.(10) Longe de possuir o dom do entendimento, parecem ser desprovidos até mesmo das verdades fundamentais da Fé Católica.

Na verdade, como se pode ver no meu livro Close-ups do Movimento Carismático, todo o Movimento Carismático na Igreja Católica foi fundado em um pecado mortal contra a Fé objetiva.

Em 1967, um grupo de católicos em Pittsburgh participou de um encontro protestante pentecostal. Os protestantes, que como membros de uma religião herética não possuem nenhum poder sacramental, impuseram as mãos sobre os católicos. Estes católicos começaram a balbuciar em "línguas" e afirmaram estar "transbordando com o espírito" como resultado.

As ações destes católicos desafiam o Código de Direito Canônicode 1917, que estava em vigor até 1983. O Canon 1258 afirma: "Não é absolutamente lícito para os fiéis, assistir ativamente ou participar de cerimônias não-católicas". Ainda de acordo com os carismáticos, os católicos serão recompensados com um influxo especial do Espírito Santo se, assim, violarem a lei da Igreja.

Além disso, buscar a santidade de membros de seitas não-católicas desafia a doutrina católica que diz que nem salvação nem santidade são encontradas em religiões não-católicas. O Papa Pio XII reafirmou esta doutrina no contexto de uma oração à Santíssima Virgem:

"Ó Maria, Mãe de Misericórdia e Sede da Sabedoria! Iluminai as mentes imersas nas trevas da ignorância e do pecado, para que possam reconhecer claramente que a Santa, Católica, Apostólica Igreja Romana é a única verdadeira Igreja de Jesus Cristo, fora da qual nem santidade nem salvação podem ser encontradas" (RAC: 626,11).

Pelo contrário, o "Pentecostalismo Católico", nas palavras de seu apreciado pregador, afirma que religiões não-católicas em que "nem santidade nem salvação podem ser encontradas", são positivamente desejadas por Deus.

Aqui vemos uma das muitas maneiras pelas quais o "Pentecostalismo Católico" leva à apostasia.
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    1) Sessão V sobre o Pecado Original. Veja Denzinger n. 787.
   2) A Igreja definiu isso três vezes. A definição mais forte e explícita vem do Papa Eugênio IV quando definiu ex cathedra no Concílio de Florença, em 04 de fevereiro de 1442: "A Santíssima Igreja Romana crê firmemente, professa e prega que nenhum dos que existem fora da Igreja Católica , não só pagãos, mas também judeus, hereges e cismáticos, nunca poderão participar da vida eterna, mas que eles devem ir para o fogo eterno, "que foi preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25, 41), a menos que antes da morte juntem-se a ela; ... Ninguém, sua esmola pode ser tão grande como for, ninguém, nem mesmo se ele derramar seu sangue pelo Nome de Cristo, pode ser salvo a menos que ele permaneça no seio e na unidade da Igreja Católica."
  3) Papa Leão XIII, Carta Encíclica, Immortale Dei, apud Denis Fahey, The Kingship of Christ and Organized Naturalism (Dublin: Regina Publications, 1943), p. 7-8.
   4Todas as citações do Padre Cantalamessa são do Catholic News Service, 02 abril de 2002.
   5)  Veja os detalhes em John Vennari, Close-ups of the Charismatic Movement [Close-ups do Movimento Carismático], (TIA, Los Angeles, 2002), Capítulo I.
   6)  Papa Pio XI, Encíclica Mortalium Animos; George Hay, "Ecumenism Condemned by Sacred Scripture".
  7) Eu vi Kevin Ranaghan contar esta história na conferência Carismática "Católica" de 1997 em seu 30 aniversário em Pittsburgh. A palestra, denominada "Witness" ["testemunha"], é produzida em cassete por Resurrection Tapes.
   8)  Apud Gerard Mura, "The Third Secret of Fatima - Has it Been Completely Revealed?" ["o Terceiro Segredo de Fátima - Foi completamente revelado?"] Catholic Family News, março de 2002.
   9)  Adolph Tanquerey, A Vida Espiritual: Um Tratado sobre ascética e mística, (Tournai: Desclee, 1930), pp 627-628.
   10)  Para maiores detalhes, ver J. Vennari, Close-ups of the Charismatic Movement.


Original aqui.