segunda-feira, junho 04, 2012

Com que autoridade? A história de uma conversão

Por Robert F. Swenson
Traduzido por Andrea Patrícia



Algum tempo atrás eu visitei a sede da rádio protestante onde eu havia trabalhado por dezoito anos. Enquanto eu falava com ex-colegas de trabalho eu fui lembrado de quão impossível é, humanamente falando, para alguém nascido e criado protestante e treinado para o ministério protestante se tornar um Católico tradicional. O que se segue são os meus pensamentos sobre como e por que eu me tornei um Católico Romano tradicional. Há muito envolvido na minha conversão... um protestante convicto não acorda simplesmente um dia e se converte. Foi necessária uma série de eventos durante um longo período de tempo para me convencer de que eu estava em grande erro, e depois muita angústia sobre o que eu tinha aprendido antes que eu pudesse tornar minha essa grande Fé.
Na minha infância a frequência à igreja, e as atividades de igreja foram o centro da vida da minha família em Salt Lake City, Utah. Cada vez que as portas da igreja se abriam, meu irmão mais velho, minha irmã e eu éramos levados para lá, assim parecia. Nós frequentamos primeiro uma igreja Batista. Mais tarde, começamos a frequentar a Evangelical Free Church, uma das muitas denominações protestantes conservadoras. A igreja era pequena, mas era estabelecida com um grupo de jovens de bom tamanho e inúmeras atividades para manter-nos todos interessados.
Do tempo que eu passei nessas igrejas eu aprendi sobre os grandes homens e mulheres de fé na Bíblia, e sobre um Deus que ama e cuida tanto de nós que Ele enviou Seu Filho para morrer pelos nossos pecados. Eu aprendi que eu era um pecador que tinha ofendido um Deus santo, e, a menos que tomasse a decisão de receber Jesus como meu Salvador pessoal, eu iria sofrer uma eternidade no inferno pelos meus pecados. Ensinaram-me que depois que eu tivesse tomado essa decisão, eu estaria "eternamente seguro", e mesmo que eu caísse em pecado muito grave, eu nunca poderia ser rejeitado por Deus e enviado para o inferno. Eu também ouvi dizer que os Cristãos devem viver uma vida exemplar diante do mundo e passar o tempo lendo e estudando a Bíblia e em oração. Tudo isso eu reconhecia como bom, mas muitas vezes eu pensei que deveria estar faltando alguma coisa em tudo isto uma vez que muitos dos meus amigos da igreja não se importavam em viver uma vida Cristã. Enquanto havia atividades para mantê-los interessados, eles permaneciam na igreja. Mas quando eles tiveram a oportunidade, eles foram embora.
Agora eu me lembro de me aproximar, pelo menos em meus pensamentos, a algo muito "Católico" em um "serviço de comunhão" quando eu era adolescente. O pastor estava lendo o relato bíblico da última ceia de I Coríntios 11, onde São Paulo estava refletindo sobre as palavras do Senhor: "Este é o meu corpo... Este é o meu Sangue". Essas palavras simples "Este é" ficaram na minha mente. Por apenas um momento eu fiquei pensando em como um verdadeiro Católico seria em termos do que é a Eucaristia: isto é literalmente o corpo e o sangue de Cristo. Tão rapidamente quanto o pensamento entrou em minha mente, ele partiu quando o pastor explicou que era o corpo e o sangue do Senhor apenas num sentido simbólico. Um pensamento veio a mim: quem sou eu para pensar algo contrário ao que um pastor ordenado tinha sido ensinado a respeito desta passagem da Escritura? Então, eu não pensei mais nisso.
Naquela época eu não sabia nada da doutrina Católica real. No entanto, eu tinha todas as típicas noções protestantes do que a Igreja Católica acreditava: adoração a Maria e aos santos, um Papa que não pode pecar, a idolatria (o uso de estátuas), mas acima de tudo a ideia de que os Católicos acreditam que sua salvação dependia inteiramente em fazer boas obras. Já que eu sabia o suficiente da Bíblia para desafiar esse tipo de crença, eu nunca olhei para a Fé Católica, como alguma coisa para levar muito a sério. Pequenas estátuas de plástico em painéis, pinturas de Jesus com olhos sonhadores, adoração de ídolos, nenhuma garantia da minha salvação? Vamos lá, fala sério!
Não foi até que eu estivesse com mais de 20 anos, e sendo um soldado, que eu conheci o meu primeiro Católico real. Paul Boudreau era um Funcionário da Inteligência, e eu era um ilustrador/relator designado para o 62º Batalhão de Engenharia do Exército dos EUA na área central costeira do Vietnã. Nós passamos muito tempo de folga juntos. Ele me falou de sua família (mãe, pai, e quatro irmãs, uma família tão grande em minha opinião!) no Queens, Nova York, e sobre o seu amigo Bob, com quem ele gostava de ir beber (scotch, eu acho). Ele falou de tudo isso enquanto fumava um cigarro após o outro. Na verdade, ele não saía da cama pela manhã sem que acendesse um em primeiro lugar! Para Protestantes Fundamentalistas crentes na Bíblia, bebida e tabagismo eram anátema. No entanto, Paul levava uma vida muito moral a dez mil milhas de casa, e ele assistia à Missa na capela do batalhão, todos os domingos. Um dia, Paul fez o impossível: ele deixou de fumar. Em seu lugar usou goma de mascar, lotes de goma. Quando eu perguntei por que ele estava fazendo isso, ele disse que queria dar algo para a Quaresma. Eu pensei: “Bem lá vai ele, tentando trabalhar o seu caminho para o céu”. Não é bem assim um Católico! De alguma forma, Paul conseguiu passar a Quaresma sem fumaça, e independentemente das minhas ideias sobre o que eu achava que era o ensino Católico, eu tenho que dizer que fiquei impressionado com o que ele fez, embora eu nunca tenha lhe dito isso. Então, essa foi a minha primeira exposição a qualquer coisa "Católica".
Depois da minha dispensa do exército, conheci Julie Monroe na aula para solteiros da escola dominical em Igreja Batista Cherrydale em Arlington, Virginia. Eu era o presidente do grupo, e ela era um estudante da Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond, Virginia, e estava em casa nas férias de verão. Dois anos depois, em agosto de 1971 ela se tornou minha esposa, e fixamos residência perto do campus da VCU, ela continuou seus estudos, e eu continuei o trabalho como desenhista na Westinghouse Infilco.
A vida seguia muito bem para nós, tranquilos em nossa vida de casados com o nosso gato e gerbils. Fizemos novos amigos, em busca de antiguidades do país, montando nossas novas motocicletas (bastante em voga naquela época), e visitamos todos os locais históricos em torno de Richmond. Também nos juntamos a outra igreja Batista em uma parte boa da cidade. Nossos interesses nas coisas de Deus eram apenas casuais, nada de compromisso real. Depois de alguns meses, Julie lembrou-me da minha promessa de ir para a faculdade, então eu decidi acalmá-la, fazendo umas duas aulas noturnas na VCU. Eu gostava dos estudos, mas não tinha objetivo real em mente.
No verão de 1972 a vida começou a mudar de uma maneira que nunca tinha acontecido antes. Por um capricho, Julie e eu decidimos visitar uma grande igreja em Lynchburg, Virginia (Thomas Road Baptist Church, pastor Jerry Falwell). O sermão nos tocou de uma maneira muito incomum, e como resultado, ambos assumimos o compromisso de Deus para abandonar o caminho do mundo e seguir a Cristo, seja lá o que isso significasse. Dirigindo para casa naquela noite, tudo que eu conseguia pensar era que eu sabia que Deus tinha algum trabalho para eu fazer, e eu estava determinado a descobrir o que era e fazê-lo, independentemente do que a família e os amigos pudessem dizer.
Mas o que Deus quer que eu faça? Ao olhar através de uma lista dos cursos de estudo em Lynchburg Baptist College (uma curso Falwell tinha começado), vi algo que "deu um clique", um mestrado em Rádio, Televisão e Filme. A LBC também enfatizava a Bíblia e aulas de teologia, juntamente com todos os cursos de estudo. É isso aí! Mas eu nunca tinha ido para a faculdade em tempo integral, e eu não tinha ido bem no colégio. Que chance que eu tive na faculdade? Na minha Bíblia King James eu encontrei um versículo: "Sem fé é impossível agradar-lhe (Deus): aquele que vem a Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11,6). Frequentar a faculdade seria a minha primeira prova real de fé. Eu fui muito bem ao primeiro ano, e completei uma graduação de BS em três anos. E quando eu terminei lá, eu continuei na Universidade de Maryland para uma graduação de Mestrado em Artes de radiodifusão. Tudo isso confiando em Deus em um trabalho futuro que eu acreditava que Ele tinha reservado para mim.
Durante esses anos, em Maryland, Julie e eu nos tornamos ouvintes ávidos de rádio WFSI, Annapolis, Maryland, uma das estações de propriedade da Family Stations, Inc., uma rede de rádio evangélica, com sede em Oakland, Califórnia. Nossos estudos em teologia por esse tempo tinha nos levado ao caminho reformado Calvinista de pensar, e Harold Camping, gerente geral e professor de Bíblia na Family Radio, era um forte professor da teologia reformada. Comecei a ver que talvez sendo uma parte de tal organização de radiotransmissão era o que Deus tinha em mente para mim quando nós começamos a levar a sério a fé anos atrás. Através de um conjunto de circunstâncias mais incomuns, a Family Radio, me ofereceu uma posição em sua sede em Oakland. Nós aproveitamos a oportunidade, arrumamos tudo num caminhão e, com o bebê, fomos para o oeste.
A nossa mudança para a Califórnia foi o segundo grande ato de fé que nós teríamos. Na época da oferta de emprego da Family Radio, depois de ter ido para a escola por seis anos e ter trabalhado sem fins lucrativos por algum tempo, nós simplesmente não tínhamos dinheiro suficiente para fazer a mudança. Nós não tínhamos dívidas, mas nós também não tínhamos dinheiro. No entanto, nós estávamos tão confiantes de que Deus estava neste movimento, que simplesmente "confiamos Nele" para trazer o dinheiro para nós, e Ele o fez.
A vida em Oakland correu bem durante vários anos. Eu amava o meu trabalho. Não havia nada que eu amasse mais do que produzir programas de rádio. Eu estava no meu elemento! Então um dia aconteceu: eu tinha uma pergunta que me incomodava tanto que eu tive que pedir ao gerente geral, Harold Camping, uma resposta. A pergunta que me veio à mente foi a seguinte: com que autoridade eu me atrevo a ligar o microfone, ler a Bíblia, e dizer: "Assim diz o Senhor"? Ou, dizendo de outra forma, como eu sei se a minha interpretação da Bíblia é a correta? Dado o fato de que os outros têm a mesma Bíblia e reivindicam o mesmo Espírito Santo a guiá-los, como eles podem chegar a interpretações bastante diferentes das mesmas Escrituras? Quem está certo, e como alguém pode saber com certeza? Mais importante ainda, como posso ter certeza de meu próprio destino eterno, quando os outros têm uma interpretação diferente das doutrinas fundamentais? Bem, a resposta do Sr. Camping não ajudou em nada. "Você não está salvo, Bob? Você tem o Espírito Santo e a Bíblia", quer dizer, o que mais você precisa?
O que eu estava ouvindo não era uma resposta boa o suficiente. Se há um Deus amoroso no Céu, tinha que haver uma resposta melhor. O que eu procurava era uma autoridade real, uma fundação sobre a qual construir a minha fé, e não encontrei nenhuma em qualquer uma das muitas igrejas e organizações protestantes às quais tinha sido associado. Após um curto período de tempo, cheguei à conclusão de que não havia tal autoridade a ser encontrada; temos que confiar em Deus, como indivíduos, para nos conduzir à verdade, e depois fazer o melhor que pudermos de nosso próprio jeito nesse mar de confusão Cristã. Mas por que Deus, em Sua sabedoria, deixa-nos debatendo assim? Havia algo de errado nisso, mas eu não tinha ideia em onde ir buscar a resposta.
A minha história sobre a conversão não seria completa se eu não mencionasse o irmão da minha esposa, Doug Monroe. Doug sempre foi uma espécie de teólogo, passava muito tempo no estudo da Bíblia, chegando com algumas ideias bastante impressionantes em seu trabalho. Como um protestante, ele sempre quis viver uma "vida de fé", não trabalhando em um emprego, mas confiando em Deus para satisfazer suas necessidades, uma espécie de um monge ou eremita. Um dia ele falou com Julie sobre seu desejo de viver a vida de um monge. Ela disse-lhe: "Então, seja um - é o que você é". Com isso, Doug pegou a lista de telefone, olhou para cima em "Igrejas, Católica", ligou para um número, identificou-se como um protestante, e perguntou como ele poderia se tornar um monge! Essa foi a primeira etapa do maior ato de fé que qualquer um de nós jamais havia feito. O operador disse que ele teria de ser Católico, mas já que ele era protestante, ele poderia procurar os anglicanos. Essa busca o levou a Igreja Episcopal São Pedro, em Oakland, uma Igreja Alta Anglicana, e a uma conversa com o sacerdote que conhecia a doutrina Católica e a história da Igreja muito bem. Doug teve uma espécie de curso intensivo na história da Igreja a partir da perspectiva da Igreja Católica, e ensino catequético intensivo. À noite, depois que as nossas crianças estavam na cama, ele informava sobre o que havia aprendido naquele dia. Nós entramos em bate-bocas sobre muitas das questões que separa protestantes e Católicos. Pensei em muitas ocasiões, "No que ele está se metendo agora? Ele fez mergulho, andou de caiaque, velejou, se envolveu com alimentos orgânicos, e agora o Catolicismo?" E muito do que ele estava ouvindo voava na cara de tudo o que já acreditamos. Noite após noite eu iria desafiá-lo nesta doutrina ou ensino; noite após noite ele iria defender o ensinamento da Igreja com muito boas respostas lógicas e bíblicas! Eu estava frustrado porque eu não poderia defender a posição protestante sobre algumas questões básicas, tais como a salvação pela fé e a teologia da Bíblia somente [Sola Scriptura- Nota da Tradutora]. Doug finalmente disse que teríamos que assistir à Missa do próximo domingo, e ver por nós mesmos. E nós fizemos.
Doug avisou-nos sobre todas as coisas que se vê na igreja e que nos ofendem: as estátuas, o crucifixo, o altar, o sacerdote, etc. Tudo isso parece terrivelmente Católico; é certamente o território inimigo! Estes eram os meus pensamentos enquanto eu estava sentado lá no banco da igreja. Não muito longe na Missa eu me perdi no livro de orações, então eu apenas observei e ouvi. Eu tenho que admitir que eu amava a reverência exibida na leitura da Epístola e do Evangelho. E me identifiquei imediatamente com o simbolismo sobre o qual eu havia lido no Antigo Testamento: o incenso, os paramentos e vasos especiais. Mas o tempo todo eu estava me defendendo de tudo o que Satanás estava jogando em mim, eu pensei então.
Eu estava indo muito bem, obrigado, até a consagração. O padre estava de costas para nós, mas eu poderia ouvir as suas palavras de forma muito clara: "Este é o meu corpo... Este é o Meu Sangue". Ele falava muito baixinho, mas meu coração não poderia ter ouvido mais alto essas palavras familiares. Meu pensamento foi de volta ao serviço de comunhão anos atrás, quando eu considerei as mesmas palavras, mas desta vez eu deixei minha mente me debruçar sobre elas. Era como se uma flecha tivesse me atravessado. "Este é": Quanto mais claro poderia nosso Senhor tornar isso para nós? Para mim, de repente fez perfeito sentido. Mas, espere um minuto, isso deve ser mais uma tentativa do "inimigo" de avançar em minha alma. No entanto, em retrospecto, esse momento tornou-se outro ponto de virada em minha jornada espiritual.
Os próximos dias trouxeram muito na forma de perguntas, buscas sobre questões da alma, não apenas questões de natureza espiritual, mas também de natureza prática. O que o nosso pastor e os nossos amigos dizem? O que minha família acha? E então, e o meu trabalho?
Continuamos a ir à Igreja Episcopal de São Pedro, onde o padre ensinou-nos a visão Católica da história da Igreja, uma visão Católica da teologia, e sobre os ensinamentos dos Padres da Igreja e dos santos. (Além disso, ele foi sábio ao nos alertar sobre o efeito do Concílio Vaticano II, e como ele tinha causado estragos na Igreja Católica). Em uma casca de noz, tudo fazia tanto sentido! Protestantes baseiam sua "fé" nos ensinamentos dos homens da época da Reforma Protestante; Católicos baseiam sua fé nos ensinamentos dos Apóstolos que se sentaram aos pés do próprio Jesus Cristo! Tinha-me perguntado por anos por que Deus teria permitido que os Cristãos se perdessem desde o tempo dos Apóstolos até a Reforma (cerca de 1500 anos!) antes que Ele reunisse a Sua Igreja e levasse o Evangelho ao mundo através dos reformadores e suas seitas protestantes. Parece que as portas do inferno realmente haviam prevalecido contra a Igreja, por que na maior parte da história da Igreja os protestantes estavam certos! E a surpresa final foi que eu tinha finalmente encontrado uma autoridade que alegou ser A autoridade para ensinar a verdade: a Igreja Católica! Como éramos cegos até este momento. Claro, tínhamos todos os tipos de perguntas sobre doutrina e prática Católica. Mas, ao passo em que nós fomos caminhando, uma questão ou doutrina de cada vez, tudo se encaixava perfeitamente. Mas, novamente, e se isso tudo fosse o modo astuto de Satanás para nos enganar? Será que estamos sendo enganados?
Ocasionalmente, Deus nos enviaria uma indicação de que estávamos indo na direção certa. Um exemplo veio na forma de uma gravação em fita cassete da conversão de Scott Hahn, um ex-pastor presbiteriano que tinha se tornado Católico. Uma noite, Doug, Julie, e eu nos sentamos à mesa da cozinha, ouvindo a história de Scott com espanto total. Sua trajetória foi de muitas maneiras a mesma que a nossa. Ele também tinha sido um conservador Presbiteriano, reformado em teologia, e um pastor com medo do que poderia custar-lhe pessoalmente, se ele se tornasse um Católico. Este homem tinha andado pelo mesmo caminho que nós, fazendo a todos as mesmas perguntas, e tinha encontrado todas as respostas na fé Católica. Aquela fita surgiu precisamente no momento certo para nós três. Era apenas a ajuda que precisávamos em nossa busca da verdade. Nós alternadamente ríamos e chorávamos lá na mesa da cozinha.
Enquanto nós continuamos a ler e estudar, também assistimos à Missa diariamente nas igrejas Católicas do bairro. Estávamos preocupados com as várias coisas que presenciamos. Vimos irreverência na Missa, falta de respeito pelo Santíssimo Sacramento, dançarinos litúrgicos, e outras coisas perturbadoras. Além disso, lemos a respeito dos abusos que saem da própria Roma. Dos padres ao Papa, os líderes da Igreja foram todos se afastando do ensinamento da Igreja, e vivendo vidas que se esperaria encontrar apenas nas partes mais baixas da sociedade! O que estava acontecendo?
Mais uma vez, o tempo de Deus estava agindo. Um dia estávamos conversando com o dono de uma pequena loja Católica de presentes no centro de Oakland, que falou de sua igreja onde a Missa tradicional em latim era rezada pelo Pe. Vladimir Kozina, um sacerdote idoso esloveno da Igreja de Santa Margarida Maria que tinha recebido "permissão" para rezar a Missa Indulto uma vez por semana. Quando assistimos pela primeira vez, enquanto líamos o missal, sabíamos que havíamos encontrado o que estávamos procurando, a Missa que tínhamos lido em nossos estudos, a Missa pela qual inúmeros santos tinham dado suas vidas através do séculos, a Missa que esteve perto de morrer por causa do Concílio Vaticano II. Uma manhã de domingo quando estávamos nos preparando para ir à Missa, Julie fez a pergunta: "Será que vamos ser Católicos ou não?". No contexto do que tínhamos observado e ouvido sobre a Igreja de hoje, eu respondi: "Independentemente do que vimos na Igreja hoje em dia, esta é a Igreja que Cristo estabeleceu há muito tempo sobre a Pedra, Pedro. É isso. Temos que nos tornar Católicos!". Naquele domingo, logo após a Missa, procuramos o conselho de padre Kozina sobre como poderíamos finalmente nos tornar Católicos romanos. No Dia de Todos os Santos, de 1991, tendo recebido o batismo condicional, minha esposa, nossos quatro filhos, e eu fomos levados para a Igreja Católica.
A notícia de nossas conversões começou a espalhar-se na Family Radio. Harold Camping, Gerente Geral, ao ouvi-lo ordenou-me em seu escritório, onde ele deixou bem claro que se ele ouvisse alguma coisa nos meus programas que pudesse ser considerada especificamente "Católica", eu estaria fora do trabalho (a verdade é que muita coisa muito "Católica" foi ao ar para todo o país). Camping disse também que nossa conversão foi a pior coisa que já tinha acontecido a qualquer empregado na história de 35 anos da organização. Essa foi uma declaração e tanto já que os funcionários da Family Radio tinham cometido a sua quota de pecado grave: suicídio, roubo, divórcio, etc. Então, isso, a seus olhos, era a pior coisa! Mal sabia ele que haveria mais convertidos no futuro.
O tempo passou e o nosso sacerdote, o padre Kozina, aposentou-se, e a tradicional influência que estendia a Igreja Santa Margarida Maria começou a minguar. Alguns paroquianos decidiram permanecer na Igreja de Santa Margarida Maria e esperar o melhor, outros começaram a frequentar algumas capelas independentes, e outros ainda viajaram uma hora ou mais para uma capela São Pio X em Los Gatos, perto de San Jose, Califórnia.
No começo eu estava apreensivo sobre a Fraternidade de São Pio X. Eu tinha ouvido falar que eles eram cismáticos, e isso foi o suficiente para me manter longe deles. O que mudou minha mente foi uma visita à igreja da FSSPX em Oak Park, Illinois, Nossa Senhora Imaculada, onde eu testemunhei a piedade de seus membros. Francamente, eu fiquei impressionado com o que eu testemunhei. Quando voltei para casa, eu comprei o conjunto de três volumes de livros de Michael Davies, Apologia pro Marcel Lefebvre [disponível na Angelus Press], que descreve as acusações e ações contra o fundador da Fraternidade de São Pio X, e concluí com Davies que Roma estava fora de ordem na excomunhão do Arcebispo Lefebvre. A investigação adicional levou-me a perceber que a Fraternidade nunca foi declarada cismática por Roma de forma alguma, na verdade, eles são simplesmente Católicos. Isso era o que eu estava procurando - a igreja que era "Católica". Nós nos tornamos ativamente envolvidos na capela da Fraternidade em Los Gatos, Califórnia, imediatamente.
Um dos aspectos surpreendentes de nossa fé é o tempo de Deus. Julie tinha sido diagnosticada com câncer há vários anos, e como ela se tornou completamente incapaz de assistir à Missa, um sacerdote da Fraternidade trazia o Santíssimo Sacramento para ela. Naquela época eu estava trabalhando à noite na Radio Family para que eu pudesse levar Julie para suas consultas médicas e terapia durante o dia. Em dezembro de 1998, no entanto, meus dias na Family Radio chegaram a um fim súbito. Uma noite, eu chequei minha caixa de correio e encontrei uma "Declaração de Fé" nova para que eu assinasse e devolvesse. A declaração anterior era muito geral e um pouco ambígua, algo com o qual um Católico poderia viver. Mas a nova declaração era escrita de uma forma totalmente diferente, e muito específica em seu tom anti-Católico, então eu não poderia assiná-la. Na manhã seguinte, Harold Camping telefonou para me informar que meu trabalho na Family Radio foi encerrado, mas ele queria me ver em seu escritório na parte da tarde para conversar. Embora eu não tivesse ideia de como eu poderia cuidar das necessidades da minha esposa e família, não posso colocar em palavras como eu estava aliviado por finalmente estar livre daquela ligação antiga com o meu passado protestante. Na minha visita de uma hora esta atitude aliviada deve ter sido óbvia a Camping pois eu dominava a conversa com este homem, que normalmente é muito controlador. Eu tinha segurança, por uma vez. Eu desafiei-o em sua principal premissa teológica, um dos dois pilares do protestantismo: a Bíblia somente e em sua totalidade é a base da nossa fé e prática (o outro pilar é que a salvação vem somente pela fé). Eu pedi referências bíblicas para sustentar sua posição, e ele não tinha nenhuma. Não é estranho que as crenças fundamentais da chamada Reforma Protestante não tem base bíblica de forma alguma? Se alguém acredita que a Bíblia é a única fonte de fé e prática, não deveríamos esperar encontrar referências claras a esse ponto da teologia na Bíblia? Eu também apontei que ele e todos os protestantes estão sob da maldição de Deus (Apoc. 22,19) por causa da remoção de livros inteiros da Bíblia. (Protestantes há muito acusam os Católicos de adicionar os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento, embora estes livros tenham sido canonizados pelos Padres da Igreja. Na realidade, são os protestantes que estão em erro, pois eles são culpados de remover os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento!). Fiquei surpreso com seu comentário seguinte: "Bem, Bob, pelo menos temos os 66 livros da Bíblia". O que isso significa, vindo dele, é que ele reconhece o erro do mundo protestante na remoção de partes da Bíblia. No entanto, ele nunca iria admitir (em público) que ele então não concorda com sua premissa básica de que a própria Bíblia e em sua totalidade é a Palavra de Deus!
Como eu disse, o tempo de Deus estava simplesmente certo. Já que eu estava livre da responsabilidade de trabalhar, fiquei então disponível para estar com Julie, 24 horas por dia durante os próximos três meses, para cuidar de cuidados paliativos e outros negócios em casa. No último mês de sua vida ela foi abençoada com a recepção dos sacramentos da Confissão, Comunhão e Extrema Unção, e com eles todas as graças que podem vir da Igreja. Em 13 de fevereiro de 1999, ela foi tirada de nós para ir a Deus.
Cerca de um mês mais tarde, depois que minha família se estabeleceu em um novo regime, mais uma vez Doug percebeu que era hora de ele seguir em frente. Ele ainda queria viver uma vida de oração e meditação como um eremita. Mas onde? Ele precisava do básico da vida: comida, abrigo, roupas e acesso a uma Missa tradicional. Ele procurou em mapas dos EUA, e encontrou uma única área possível que não seria nem muito quente no verão, nem muito fria no inverno. A área na qual ele se estabeleceu foi na Floresta Nacional Gila perto do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe não muito longe de Silver City, Novo México. Ele viveu lá por mais de um ano, após o que, por circunstâncias muito incomuns, ele foi capaz de deslocar-se para uma propriedade privada cercada por uma parte ainda mais remota da Floresta Nacional Gila. Depois de oito anos de vida eremita, ele ainda não tem nenhuma fonte de renda. Sua necessidade é atendida em boa parte por não-Católicos. Em uma carta recente, ele informou que ele está finalmente fazendo o que Deus o havia chamado para fazer décadas atrás.
Além de Doug, Holly, minha filha mais velha, optou por um caminho semelhante. Após um retiro de silêncio no St. Aloysius Retreat Center, em Los Gatos, Califórnia, ela sabia que a vida religiosa era para ela. Seu diretor espiritual a encorajou a considerar a vida religiosa. Para Holly, com a idade de 20 anos, foi um ato de fé gigante deixar sua família e ir para um lugar estranho não conhecendo a língua e não sabendo o que seria. Três anos mais tarde, ela fez seus primeiros votos, e em julho de 2006 tive o privilégio de estar presente quando ela fez sua profissão perpétua.
Quanto ao resto da minha família, Joel está trabalhando na manutenção de apartamento, e Heather e Hannah terminaram o ensino médio em casa, e têm seu próprio trabalho e vida. Eu vim a trabalhar com gestão de propriedade e inspeções de apartamentos (quando a situação se impõe, faz-se o que suas mãos encontram para fazer). Nós todos estamos ativos na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Los Gatos, Califórnia, que faz parte da Fraternidade de São Pio X.
Olhando para trás, sobre os acontecimentos que nos levaram a tornarmos-nos Católicos tradicionais, é bastante surpreendente. Não há nenhuma maneira, humanamente falando, pela qual poderíamos ter arranjado as peças do quebra-cabeça para nos trazer até aqui. Para mim, começou com a questão da autoridade, a questão real era como posso ter certeza que a minha compreensão da verdade é verdadeira? De lá, anos mais tarde, isso levou à investigação do meu cunhado sobre viver como um monge, a nossa exposição ao que era, pelo menos exteriormente "Católico" em uma Igreja Alta Anglicana, e uma cópia da história da conversão de um ex-pastor presbiteriano. A partir daí o nosso caminho levou ao proprietário de uma loja Católica que levou-nos para a Missa tradicional em latim e ao padre esloveno, que foi fundamental para dirigir os nossos passos na Igreja Católica. E, finalmente, contornando as novidades e erros da Igreja Novus Ordo, encontramos o nosso caminho para uma Fraternidade tradicional Católica que é totalmente Católica romana. Uma vez que fomos introduzidos à fé Católica da história, a Igreja dos Pais da nossa Fé, sentada aos pés dos Apóstolos, nós estávamos em nosso caminho para a verdade. Com isso como base, os ensinamentos das seitas protestantes tiveram que ir embora, e com eles as novidades da moderna Igreja Católica.
Por que me tornei Católico? Eu me tornei Católico romano porque esta é a Igreja que Jesus Cristo edificou sobre Pedro, a rocha (Mt. 16,18), e eu quero ser obediente à autoridade que Cristo estabeleceu. Por que me tornei um Católico Romano tradicional? Eu me tornei um Católico Romano tradicional porque somente nas tradições da Igreja testadas pelo tempo é que a Igreja Católica Romana pode ser encontrada. Como São Paulo disse há muito tempo: "Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema" (Gálatas 1,8).

 ___________________________
O autor: Robert F. Swenson é um Católico que espera que sua história de conversão possa ajudar alguém a se tornar um Católico ou incentivar outras pessoas em sua Fé Católica.
Artigo publicado na revista Angelus em maio de 2007. Original aqui.