segunda-feira, fevereiro 25, 2013

As mentiras sobre Louis XVI e Marie Antoinette



A autora de Trianon, Elena Maria Vidal, explica porque escreveu esse livro:



"As pessoas me perguntam freqüentemente por que eu escrevi Trianon. Uma das razões é que eu encontrava pessoas educadas que realmente pensavam que Marie Antoinette disse “Que eles comam brioches”. Eu continuei me direcionando aos católicos, inclusive padres e freiras, que pensavam que Louis e Marie Antoinette foram assassinados como punição por causa de algumas perversidades egrégias ou, no mínimo, por imperdoável estupidez. Tendo lido livros sobre Louis e Antoinette desde os meus nove anos de idade, eu sabia que aquilo não poderia ser verdade; foi somente após uma grande pesquisa que eu vim ver como é completamente falsa a crença comum sobre o rei e a rainha. Mas a demonização de Louis XVI e Marie Antoinette na mente popular é necessária para justificar os excessos da Revolução Francesa. Quando as pessoas têm uma visão falsa e distorcida da história, então é difícil para elas compreenderem o presente, e quase impossível encontrar o futuro com qualquer tipo de preparação."