sexta-feira, setembro 20, 2013

Comunicado 4 do Curso POR UMA FILOSOFIA TOMISTA

Por uma Filosofia Tomista
Curso on-line de 60 horas ministrado por
Carlos Nougué

 Imagem inline 1
 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino
 [Comunicado 4]
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
1) Já estão abertas e ficarão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para o curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas.
2) As inscrições são feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).
3) No mesmo site, aliás, explica-se tudo a respeito do curso (mediante F.A.Q., comunicados anteriores, etc.), incluindo valor e formas de pagamento.
4) Quanto a qualquer dúvida, porém, que permaneça, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br). 
AINDA SOBRE O CONTEÚDO, O MÉTODO
E A FINALIDADE DO CURSO
1) Para os alunos já inscritos, já está à disposição na seção Material de Estudos, entre outras coisas e textos, uma Relação das obras mais filosóficas de Santo Tomás, com:
a) links para os textos em diversas línguas ocidentais (muitas vezes acompanhados do original latino);
b) indicação de edições brasileiras e espanholas;
c) por fim, com o link para a Obra completa do Aquinate em latim.  
Quanto aos dois primeiros itens, trata-se das melhores traduções que se podem encontrar (vejam os alunos, porém, o que se observa no arquivo que está em Material de Estudos).  
2) O conteúdo do Curso, relembremo-lo, será estritamente filosófico, porque o Curso visa precisamente a embasar uma sistematização da Filosofia tomista. (Naturalmente, o filosófico abarca – ou melhor, tem como rainha – a Teologia não sagrada ou Metafísica.) Por essa razão, não podemos recomendar a leitura de obras de Sacra Teologia do Aquinate como preparatória para o curso.
3) Ademais, não recomendamos sequer a leitura de obras mais filosóficas de Santo Tomás nem, muito menos, a de nenhum de seus comentadores como preparatórias para o curso. Isso por dupla razão:
a) Antes de tudo, porque o Curso visa exatamente a dotar seus alunos da proficiência mínima necessária para que possam ler o Aquinate diretamente, livres porém das deformações que a doutrina deste padeceu ao longo de sete séculos. Daí que o Curso vá deter-se, exaustivamente, na explicação – com abundantes exemplos e analogias – dos conceitos, noções e teses básicos do filosofar de Santo Tomás.
b) Depois, porque a maioria daqueles mesmos comentadores de Santo Tomás precisamente deformou, de algum modo e em algum grau, estes mesmos conceitos, noções e teses básicos. Não nos eximiremos, porém, de indicar aqueles poucos que não o fizeram, e até os mesmos livros ou partes de livros dos demais que, todavia, não incorreram em equívoco com respeito ao filosofar de nosso Teólogo. Mas o faremos ao longo e ao fim do curso, indicando-os como lugares paralelos. 
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1) O curso se iniciará no mesmo dia 10 de outubro, com a postagem do primeiro vídeo.
2) Os vídeos-aula (30 regulares, e diversos extras para a resolução das dúvidas) permanecerão 6 meses em nosso site a contar do dia 10 de outubro.
3) Apesar de todos os vídeos-aula já estarem gravados no dia 10 de outubro, só se postarão no site dois por semana, por óbvias razões didáticas. 
ANEXOS
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás