quinta-feira, março 27, 2014

Piedade Sentimental é Auto-Idolatria



Por Tradition in Action
Traduzido por Andrea Patrícia





Hoje em dia inúmeros católicos – tanto tradicionalistas quanto progressistas – estão certos de que quando eles estão empenhados em suas práticas sentimentais de piedade eles estão fazendo uma coisa muito boa, crescendo em sua vida espiritual e tornando-se santos. Triste dizer, eles não estão fazendo nada além de adorar um ídolo feito a sua própria imagem, eles não estão nem cultuando a Deus nem venerando Seus Santos. Isso é o que o padre Sarda y Salvani nos ensina quando ele expõe as causas do [dito] Liberalismo Católico.
Pe. Sarda y Salvany
Nem mesmo a piedade escapa da ação desse pernicioso princípio naturalístico; ela converte-se em pietismo – ou seja, numa paródia da verdadeira piedade, como é dolorosamente visto nas práticas pias de tantas pessoas que buscam em suas devoções apenas as emoções sentimentais das quais elas mesmas são a fonte. Elas são devotas de si mesmas, cultuando seus próprios pequenos sentimentos e oferecendo incenso a ídolos esculpidos com sua própria imagem. Isso é simplesmente sensualismo espiritual, e nada mais.

Assim vemos atualmente em tantas almas a degeneração do ascetismo Cristão (que é a purificação do coração pela repressão dos apetites) e a falsificação do misticismo Cristão, que nem é emoção, nem é consolação interior, nem qualquer outro ponto fraco epicurista do sentimento humano, mas união com Deus através do amor sobrenatural por Ele e através da absoluta submissão à Sua santa vontade.

Portanto esta catolicidade de uma grande quantidade de pessoas em nossos tempos é Catolicidade Liberal, ou melhor, uma falsa catolicidade. Na verdade não é Catolicismo, mas mero naturalismo, um puro racionalismo; é, numa palavra, paganismo disfarçado com formas católicas e usando linguagem católica.
Pe. Felix Sarda y Salvani, Liberalism is a Sin*,
1899 , Rockford: TAN, 1993, p. 36-37



Original aqui.


________________________

Nota da tradutora:

* O Liberalismo é Pecado. Este livro foi traduzido para a língua portuguesa e está à venda no Mosteiro da Santa Cruz, por apenas R$30,00. 

“Grande clássico da literatura antiliberal. Este livro era muito recomendado por Dom Lefebvre que insistia tanto na necessidade de estudar o liberalismo para melhor combatê-lo.” 

Você pode comprar clicando aqui