segunda-feira, junho 16, 2014

Faz o bem em segredo e enrubesce por causa da fama




Em 1773, o Hotel Dieu, o mais antigo hospital em Paris, foi incendiado. Marie Antoinette doou dinheiro para os sofredores, como ela contou a sua mãe em uma carta:

“Todos os jornais tem noticiado sobre o terrível incêndio no Hotel Dieu. Eles foram obrigados a remover os pacientes para a catedral e para o palácio do arcebispo. Há em torno de cinco a seis mil pacientes no hospital. Apesar dos esforços que foram feitos, foi impossível prevenir a destruição de grande parte do prédio; e, embora agora já estejamos na quarta noite desde que aconteceu o acidente, ainda há material queimando nos porões. O arcebispo ordenou que fosse feita uma coleta para os sofredores, e eu enviei a ele mil coroas. Eu não disse a ninguém que fiz isso, e os elogios que eles me fizeram por causa disso tem me deixado embaraçada; mas eles disseram que foi certo deixarem saber que eu enviei esse dinheiro, para que sirva de exemplo.”