sexta-feira, dezembro 12, 2014

Como as Corporações te Controlam Através do Olfato


Artigo interessante sobre como o olfato influencia em escolhas e em nossos comportamentos. Leia aqui.

Trechos:

"É conhecido como o cheiro afeta poderosamente a maneira como pensamos e processamos a informação.
Numerosos estudos tem demonstrado que os cheiros desencadeiam todos os tipos de mudanças cognitivas nos seres humanos e que podem ser utilizados pelas empresas ou pelo governo para influenciar as populações e inclusive dominar aquelas pessoas que não se encaixam nos moldes de comportamento e pensamento comumente aceitos.

Um estudo de 2011 publicado na revista Sensors, explica como a exposição intencional a determinados cheiros influem no funcionamento do cérebro, produzindo alterações no estado de ânimo, pensamentos e a capacidade de compreensão.

Como os medicamentos, os cheiros contêm propriedades farmacológicas únicas que penetram na corrente sanguínea através da inalação, transpassando a barreira sangue-cérebro e desencadeando mudanças cognitivas.

Milhares, senão milhões de aromas sintéticos estão sendo utilizados atualmente pelas empresas com a finalidade de manipular o público na hora de comprar seus produtos.

(...)

Dependendo do tipo e a combinação, os óleos essenciais tem demonstrado afetar positivamente aspectos como a memória, percepção do cheiro, capacidade em tomar decisões, estado de alerta e os níveis de energia.

O aroma de lavanda, por exemplo, tem se demonstrado eficaz na hora de reduzir o estresse e a ansiedade e também pode ajudar a promover um estado de relaxamento antes de dormir. O aroma da hortelã-pimenta e o alecrim, por outro lado, são frequentemente utilizados para aumentar os níveis de energia e melhorar o estado de alerta."