sábado, março 29, 2014

Comentários Eleison: Religião Substituta

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCL (350) - (29 de março de 2014): 

RELIGIÃO SUBSTITUTA


            Há dois meses um autodeclarado ateu comemorou na França seu octogésimo quinto aniversário, e todos os teístas da verdadeira religião tem com ele uma dívida de gratidão, pois no atual mundo de mentiras, o professor Robert Faurisson vem sendo um poderoso defensor da verdade. Eu, pelo menos, desejaria que muito mais crentes no verdadeiro Deus tivessem a sua inteligência e sua honestidade para discernir a verdade, e sua coragem para dizê-la.

            Por exemplo, se é ou não um fato histórico que houve seis milhões de vítimas de gaseamento nas câmaras de gás do Terceiro Reich, o professor Faurisson insiste em tratar isso como uma questão histórica a ser resolvida pelos fatos e evidências científicas, e não por emoção ou legislação – o que poderia ser mais razoável? E ainda nessa questão particular, tantos de nossos contemporâneos preferem não dar ouvidos à razão. Suas mentes ainda funcionam? Nossa calorosa gratidão vai para o professor, por dedicar sua mente excelente e acadêmica ao exame de uma questão histórica como uma questão de história e não como qualquer outra coisa.
           
            Qualquer outra coisa? Mais uma vez, sendo ou não os Seis Milhões uma realidade histórica, o professor afirma que eles adquiriram, de qualquer modo, um status de religião secular. É necessário um homem supostamente irreligioso para discernir o que serve como a principal religião de nossos tempos? Eu gostaria que um pouco mais de católicos tivessem o bom senso de ver e dizer qual é hoje em dia a principal rival de sua verdadeira religião. Aqui está um breve resumo de um artigo escrito sobre o assunto em 2008 pelo professor Faurisson:

            Os Seis Milhões constituem uma religião secular com seus próprios dogmas, mandamentos, decretos, profetas, sacerdotes e santos, como Santa Ana (Frank), São Simão (Wiesenthal) e Santo Elias (Wiesel). Tem seus lugares sagrados, seus rituais e suas peregrinações. Tem seus templos e suas relíquias (barras de sabão, pilhas de sapatos etc.), seus mártires, herois, milagres e sobreviventes milagrosos (milhões deles), sua lenda dourada e seus justos. Auschwitz é seu Gólgota, Hitler é seu Satã. Ela dita sua lei às nações. Seu coração bate em Jerusalém, no monumento Yad Veshem.

            É uma nova religião que tem gozado de um crescimento meteórico desde a Segunda Guerra Mundial. Conquistou o Ocidente e está se preparando para conquistar o mundo. Enquanto o progresso do pensamento científico em nossa sociedade de consumo enfraqueceu o domínio de todas as religiões clássicas ao tornar as pessoas mais e mais céticas tanto para a verdade das narrativas religiosas quanto para as promessas que a religião oferece, a nova religião prospera a ponto de qualquer um que seja pego negando seu dogma básico venha a ser taxado de “revisionista”, expulso da comunidade, e tratado como apenas os hereges costumam ser tratados. É, com efeito, uma religião, e é atualmente o maior instrumento, e, pode-se dizer, a religião popular da ímpia Nova Ordem Mundial.

            O professor argumenta que esse sucesso pode ser atribuído ao recurso às técnicas de propaganda e venda próprias da sociedade de consumo. Aqui eu penso que falta a ele a perspectiva religiosa. Seguramente a apostasia das nações cristãs é a principal explicação. Cristo é Deus. Quando Deus é deixado de lado, fica atrás de Si um enorme vazio que deve ser preenchido por alguma outra coisa. Os promotores da nova religião têm por sua história um incomparável instinto para a fabricação de religiões substitutas. Mas, seja como for, eu convidarei os crentes a rezarem pelo professor não crente a fim de que ele possa colher a divina recompensa que, vendo humanamente, ele merece pelos heroicos serviços que tem prestado à verdade.


Kyrie eleison.

quinta-feira, março 27, 2014

Piedade Sentimental é Auto-Idolatria



Por Tradition in Action
Traduzido por Andrea Patrícia





Hoje em dia inúmeros católicos – tanto tradicionalistas quanto progressistas – estão certos de que quando eles estão empenhados em suas práticas sentimentais de piedade eles estão fazendo uma coisa muito boa, crescendo em sua vida espiritual e tornando-se santos. Triste dizer, eles não estão fazendo nada além de adorar um ídolo feito a sua própria imagem, eles não estão nem cultuando a Deus nem venerando Seus Santos. Isso é o que o padre Sarda y Salvani nos ensina quando ele expõe as causas do [dito] Liberalismo Católico.
Pe. Sarda y Salvany
Nem mesmo a piedade escapa da ação desse pernicioso princípio naturalístico; ela converte-se em pietismo – ou seja, numa paródia da verdadeira piedade, como é dolorosamente visto nas práticas pias de tantas pessoas que buscam em suas devoções apenas as emoções sentimentais das quais elas mesmas são a fonte. Elas são devotas de si mesmas, cultuando seus próprios pequenos sentimentos e oferecendo incenso a ídolos esculpidos com sua própria imagem. Isso é simplesmente sensualismo espiritual, e nada mais.

Assim vemos atualmente em tantas almas a degeneração do ascetismo Cristão (que é a purificação do coração pela repressão dos apetites) e a falsificação do misticismo Cristão, que nem é emoção, nem é consolação interior, nem qualquer outro ponto fraco epicurista do sentimento humano, mas união com Deus através do amor sobrenatural por Ele e através da absoluta submissão à Sua santa vontade.

Portanto esta catolicidade de uma grande quantidade de pessoas em nossos tempos é Catolicidade Liberal, ou melhor, uma falsa catolicidade. Na verdade não é Catolicismo, mas mero naturalismo, um puro racionalismo; é, numa palavra, paganismo disfarçado com formas católicas e usando linguagem católica.
Pe. Felix Sarda y Salvani, Liberalism is a Sin*,
1899 , Rockford: TAN, 1993, p. 36-37



Original aqui.


________________________

Nota da tradutora:

* O Liberalismo é Pecado. Este livro foi traduzido para a língua portuguesa e está à venda no Mosteiro da Santa Cruz, por apenas R$30,00. 

“Grande clássico da literatura antiliberal. Este livro era muito recomendado por Dom Lefebvre que insistia tanto na necessidade de estudar o liberalismo para melhor combatê-lo.” 

Você pode comprar clicando aqui


segunda-feira, março 24, 2014

Última semana de inscrições para a Turma 2 de POR UMA FILOSOFIA TOMISTA

Turma 2 de 

Por uma Filosofia Tomista

Curso on-line de 60 horas ministrado por

Carlos Nougué
 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino
[Comunicado 2]
FALTAM OITO DIAS PARA
O ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES
1) Relembre-se que o período de inscrições no curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas, se encerrará impreterivelmente no dia 2 de ABRIL PRÓXIMO. Não se abrirão exceções.
2) As inscrições são feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).
3) No mesmo site, aliás, explica-se tudo a respeito do curso (mediante F.A.Q., os comunicados anteriores, etc.), incluindo o valor e as formas de pagamento.
4) Quanto a qualquer dúvida, porém, que permaneça, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).
AINDA SOBRE O CURSO
1) O curso se iniciará no dia 3 de abril próximo, com a postagem do primeiro vídeo. Neste mesmo dia 3 os alunos receberão um Comunicado particular explicando ainda mais pormenorizadamente a dinâmica das aulas, das respostas às dúvidas (haverá um e-mail próprio para enviá-las), etc.
2) Os 30 vídeos-aula permanecerão 8 meses em nosso site a contar do dia 3 de abril.
3) Os alunos da Turma 2 também receberão no dia 3 todos os documentos e respostas aos alunos escritos pelo professor ao longo das aulas da Turma 1.
EMENTA DO CURSO
I) APRESENTAÇÃO GERAL: A necessidade de uma Filosofia tomista.
II) PREÂMBULO 1: Resumo da História da Filosofia – Do impulso grego ao abismo moderno.
III) PREÂMBULO 2: Se Santo Tomás era filósofo e/ou teólogo.
IV) PREÂMBULO 3: A essência da doutrina de Santo Tomás, ou se o tomismo é um aristotelismo.
V) PREÂMBULO 4: Como estudar a Filosofia, e em ordem a quê.
VI) INTRODUÇÃO GERAL À FILOSOFIA
A) AS PRIMEIRAS NOÇÕES
1) O ente e os primeiros princípios; 2) Ente e esse (ser ou ato de ser) – uma primeira aproximação; 3) A quididade das coisas; 4) O essencial e o acidental; 5) Existência e esse – uma primeira aproximação; 6) Substância e acidentes; 7) Semelhanças e diferenças; 8) A questão do an sit; 9) Divisão e definição; 10) Se os acidentes são entes e têm quididade; 11) Se as coisas artificiais têm quididade.
B) A PRIMEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: A SIMPLES APREENSÃO
C) AS PROPRIEDADES DAS COISAS
D) A SEGUNDA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O JUÍZO OU COMPOSIÇÃO
E) AS CAUSAS
F) A TERCEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O RACIOCÍNIO
VII) INTRODUÇÃO À LÓGICA:
1) A arte de pensar; 2) O que é a Lógica 3) O sujeito da Lógica; 4) As propriedades da Lógica. 5) O método da Lógica; 6) Lógica e Gramática; 7) Os universais.
VIII) INTRODUÇÃO À FÍSICA GERAL: 1) O que é a natureza; 2) Os princípios da natureza: ato e potência, etc.; 3) O que é a Física geral; 4) O sujeito da Física Geral; 5) Existência e esse – segunda aproximação; 6) As propriedades da Física geral; 7) O método da Física geral; 8) Em defesa da Física Geral aristotélico-tomista; 9) Se e em que caducou esta ciência; 10) Que classe de ciência é a Física moderna; 11) O que pensar da Biologia, da Psicologia, etc., atuais; 10) Uma crítica a Jacques Maritain.
IX) INTRODUÇÃO À METAFÍSICA:
1) Se tal ciência existe ou é válida ou necessária; 2) O sujeito da Metafísica; 3) Ente e esse – segunda aproximação; 4) As propriedades da Metafísica; 5) O método da Metafísica; 6) Diferença entre Teologia (ou Metafísica) e Sacra Teologia, e se elas se opõem; 7) As provas da existência de Deus; 8) O tratado de Deus uno;
X) A ORDEM GERAL DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES.
XI) APÊNDICES:
1) Os transcendentais; 2) Se o mal é algo; 3) A alma humana e sua imortalidade; 4) A Política e sua ordem ao Fim último do homem; 5) O mundo poderia ter sido criado ab aeterno (desde a eternidade)?
XII) CONCLUSÃO DO CURSO
OBSERVAÇÃO: No mesmo dia 2 de abril, os alunos da Turma 2 do Curso receberão todo o material escrito pelo professor e enviado aos alunos da Turma 1. São mais de 300 páginas de documentos imprescindíveis para a compreensão do curso e, sobretudo, de respostas a perguntas e dúvidas dos alunos. Mas os alunos da Turma 2 poderão fazer ao professor novas perguntas.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I) Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 61 anos.
II) Qualificações profissionais:
1) Professor de Filosofia por diversos lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de Pós-graduação;
3) Tradutor de Filosofia, Teologia e Literatura (do francês, do latim, do espanhol e do inglês);
4) Lexicógrafo.
III) Prêmio e indicações para prêmio:
• Prêmio Jabuti de Tradução/1993;
• Indicação ao Prêmio Jabuti/1998;
• Finalista do Prêmio Jabuti/2005 pela tradução de D. Quixote da Mancha, de Miguel de Cervantes (edição oficial do Quarto Centenário da edição princeps).
IV) Responsável pelos seguintes blogs:
Observação geral: Há em nosso site uma seção chamada Perguntas Mais Frequentes (F.A.Q.), em que cremos responder a todas as possíveis dúvidas a respeito do Curso. Caso, porém, persista alguma dificuldade, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).
VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás

sábado, março 22, 2014

Comentários Eleison: A Realidade da Arca

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXLVIII (349) - (22 de março de 2014): 

A REALIDADE DA ARCA


            Se alguém duvida de que um castigo em escala mundial seja possível, tal como Nossa Senhora de Akita nos alertou, que se lembre de que isso já aconteceu uma vez há 5.000 anos e, portanto, pode acontecer de novo. E quanto aos que duvidam de que o Dilúvio em escala mundial dos tempos de Noé realmente aconteceu, que assistam no YouTube o fascinante filme de 53 minutos intitulado: “L’Arche de Noé et le Déluge: Preuves Historiques et Scientifiques [A Arca de Noé e o Dilúvio: Provas Históricas e Científicas]”. Infelizmente, há também no YouTube uma grande quantidade de desinformação. Os inimigos de Deus trabalham duro para manter longe de nós essa sensacional prova da verdade da Bíblia, como o é a real existência da Arca de Noé.
           
            Ela está localizada a cerca de 4.600 metros de altura em um cânion no limite da neve do Monte Ararat na fronteira Armênia-Turquia. O acesso é difícil, pois na maior parte do ano ela está encoberta por gelo e há de cima a ameaça de avalanches durante todo o ano, enquanto abaixo há o perigo de se deparar com ladrões e com guerras civis locais. Mas depois de fazer referência às diferentes constatações do Dilúvio em antigos e variados idiomas, sempre envolvendo o mesmo nome de Noé, o filme francês continua com uma longa lista de conhecidos visitantes da Arca ao longo dos séculos, 34 deles descreveram o que viram de modo notavelmente similar, segundo  o filme.

            A lista começa com um sacerdote caldeu a cerca de meio milênio antes de Cristo. Ela inclui um bispo cristão de 360 d.C. e o famoso explorador italiano Marco Pólo, em 1269. Em 1840, um imenso terremoto rachou o cânion do lado da montanha onde está a Arca, que agora se encontra em duas partes separadas a uns 30 metros uma da outra. Nos séculos XIX e XX, seguiram-se numerosas visitas à Arca, e durante e depois da Segunda Guerra Mundial, muitos pilotos norte-americanos que voaram sobre a montanha distinguiram claramente um enorme barco feito pelo homem, de cor escura, em forma de barcaça. Eles não tinham dúvida de que estavam vendo a Arca de Noé. Finalmente, em nossos tempos, em 2007, uma equipe de exploradores turcos penetrou na Arca e fizeram uma sequência de filmagens que podem ser encontradas no YouTube, independentemente do filme francês.

            O filme conclui com uma fascinante especulação dos cientistas e geólogos modernos sobre a massa de água que as Escrituras dizem ter submergido as mais altas montanhas (até então) a uma profundidade de sete metros (Ge 7, 20). Especialmente digno de nota é como as Escrituras dizem que não apenas choveu, mas que as águas irromperam de todas as fontes (Ge 7, 2; 8, 2). Uma explicação persuasiva é oferecida no filme por um engenheiro norte-americano, o Dr. Walter Brown, que sugere que antes do Dilúvio havia imensas cavernas subterrâneas de água interconectadas, algumas com 800 metros de profundidade, ferozmente comprimidas abaixo da crosta rochosa da superfície da Terra, com cerca de 16 quilômetros de espessura. Foi o suficiente para que uma ruptura naquela crosta se propagasse por toda a Terra em duas horas, e uma massa daquela água explodisse de baixo para cima, mudando a face da Terra e explicando muitas características, explica o Dr. Brown, da geologia da Terra tal como a conhecemos hoje. Tudo muito fascinante.
           
            Mas quantas pessoas hoje em dia querem saber se Deus existe, se a questão do pecado realmente importa, e se a destruição de ambientes é um meio pelo qual os pecados são punidos? O filme diz que no fim do século XIX, apesar do número de visitantes à Arca, as pessoas estava mais interessadas na Evolução a substituir Deus do que na Arca claramente apontando para Ele. É verdade, Deus prometeu a Noé que não puniria a humanidade novamente com uma inundação de água (Ge 9, 15), mas isso não exclui uma chuva de fogo em escala mundial. Nossa Senhora de Akita falou em 1973 desta última pairando sobre nossas cabeças. Certamente o pecado está hoje fora de controle, em todo o mundo.  

Kyrie eleison.


Um recente filme francês, acessível no YouTbe, apresenta evidências históricas e fatuais de que a Arca de Noé continua a existir no alto do Monte Ararat.

quinta-feira, março 20, 2014

Intransigência Católica é o mesmo que Caridade Católica



Por Tradition in Action
Traduzido por Andrea Patrícia



 

No mundo pacifista de hoje, onde qualquer defesa enérgica dos princípios católicos é vista como algo inapropriado e anti-evangélico, é oportuno lembrar o que a Igreja nos ensinou sobre intransigência católica. Esta é a grande virtude que fez o Cordeiro de Deus dar até a última gota de Seu Sangue por nós. É também a virtude que inspirou os gloriosos Cruzados e muitos outros episódios da combatividade católica através dos séculos.

As seguintes considerações foram extraídas do livro O Liberalismo é Pecado, do padre Félix Sardá y Salvany. Este livro foi cuidadosamente examinado pela Sagrada Congregação do Índex, que em 10 de janeiro de 1887 declarou: "Não somente nada de contrário a sã doutrina foi encontrado, como o seu autor merece grandes elogios pela sua exposição e defesa da sã doutrina nele estabelecidos com solidez, ordem e lucidez."


Pe. Félix Sardá y Salvany




A suprema intransigência católica é nada mais que suprema caridade católica. Esta suprema caridade é praticada em relação ao nosso próximo quando, para o bem dele, o próximo culpado é marcado, humilhado, contrariado e castigado.
Esta suprema caridade é praticada com relação ao bem comum quando, para proteger outro do contágio do mal, a intransigência é usada para denunciar os promotores do mal, desmascarando-os como maus e perversos e retendo-os para o público desprezo, horror e execração. Se isso é possível, aquele que exerce a intransigência deve solicitar o cuidado da força pública [polícia] para conter e punir esses malfeitores.
Finalmente, caridade suprema é praticada em relação a Deus quando, para Sua glória e em Seu serviço, torna-se necessário para alguém exercer a intransigência ao colocar de lado todas as considerações humanas, pisotear todo respeito humano, sacrificar todos os interesses humanos, e arriscar até mesmo a vida para atingir um fim tão alto.



 (Felix Sardá y Salvany, El Liberalismo es pecado*,
Madrid: EPC, 1936, p. 85).


Original aqui.



________________________
Nota da tradutora:

* O Liberalismo é Pecado. Este livro Este livro foi traduzido para a língua portuguesa e está à venda no Mosteiro da Santa Cruz, por apenas R$30,00. 

“Grande clássico da literatura antiliberal. Este livro era muito recomendado por Dom Lefebvre que insistia tanto na necessidade de estudar o liberalismo para melhor combatê-lo.” 

Você pode comprar clicando aqui.