sábado, abril 09, 2016

Respostas a acusações levantadas recentemente contra Bispos da Resistência – III



Por R. de Souza





Sobre milagres na Igreja Conciliar:

1- Pode haver milagres na Igreja Conciliar?

R. Sim. Diz Santo Tomás, Doutor Comum da Igreja, na Suma Teológica II-II, q. 178, a. 2, ad 3: 1) ...os maus que ensinam falsas doutrinas não poderiam jamais fazer verdadeiros milagres para confirmar seu ensinamento, embora, às vezes, possam fazê-los 2) em nome de Cristo, que eles invocam, e 3) pela virtude dos sacramentos que administram. Mas aqueles que anunciam doutrinas verdadeiras fazem às vezes verdadeiros milagres, para confirmá-las, mas não para 4) atestar sua santidade.


            Leia-se aqui ainda o que diz o Cardeal Lépicier:
 http://www.estudostomistas.com.br/2015/12/como-e-possivel-milagre-fora-da-igreja.html

Portanto, se excepcionalmente pode haver milagres fora da Igreja, pode haver milagres na Igreja Conciliar.

2- Mas o Catecismo Maior de São Pio X não diz que não pode haver de modo algum milagres fora da Igreja?

Não. Ele aponta, note, em um simples parêntese, uma regra geral. E como o assunto tratado no contexto em que o parêntese se encontra é outro, o tema dos milagres ali não está desenvolvido, e não são obviamente mencionadas as exceções apontadas por Santo Tomás, enumeradas na citação acima.
O mesmo Catecismo é igualmente sintético na resposta sobre as fórmulas da Consagração do Corpo e do Sangue. Sem advertir o leitor, ele dá uma parte mínima dessas fórmulas, mas não as fórmulas completas.

3- Então há imprecisões nessa versão do Catecismo?

Sim. Por isso e por não estar suficientemente simplificado, como pretendia São Pio X, ela foi substituída em 1912 por outra, na qual a afirmação sobre os milagres não mais consta. De qualquer forma, o Catecismo de São Pio X é uma síntese da doutrina, não um tratado de teologia.

Recomendamos a leitura do seguinte artigo:

4- Que se deve dizer então daqueles que estão a acusar Dom Williamson e outros sacerdotes e fieis da Resistência de estarem negando o Catecismo de São Pio X, dizendo que este deve ser reinterpretado, etc.?

            R. Que mentem e caluniam. Infelizmente.