quinta-feira, abril 14, 2016

Santo Tomás de Aquino, São Pio X e a Grande Tribulação



Do Motu Proprio "Doctoris Angelici" de São Pio X:

"Nenhum Concílio celebrado posteriormente à santa morte deste Doutor [S. Tomás de Aquino], deixou de utilizar sua doutrina. A experiência de tantos séculos põe de manifesto a verdade do que afirmava Nosso Predecessor João XXII: '(Santo Tomás) deu mais luz à Igreja que todos os demais Doutores: com seus livros, um homem aproveita mais em um ano, que com a doutrina dos outros em toda a sua vida' "(Alocução no Consistório, 1318.)


Da "Lectura Super Matthaeum" de Santo Tomás de Aquino:

Comentando a Grande Tribulação que viria a dar-se quando a "Abominação da Desolação" viesse a ocupar o Lugar Santo, escreve o Angélico Doutor: 

"Em seguida, haverá uma grande tribulação, porque o ensino cristão será pervertido por um falso ensino. E, se esses dias não fossem abreviados, ou seja, mediante o ensino da doutrina, da verdadeira doutrina, ninguém poderia ser salvo, o que quer dizer que todos seriam convertidos à falsa doutrina." 
[Comentário de Santo Tomás de Aquino ao Evangelho de São Mateus - Cap.24,22 - notas de Pierre d'Andria (1256-1259),(630 pags.) Tradução ao francês por Professor Jacques Ménard e Madame Dominique Pillet (2005).]