terça-feira, agosto 22, 2017

Sobre a divindade de Cristo: debatendo com espíritas




Se Cristo não fosse Deus, por que Ele não repreendeu São Tomé por lhe dizer "Senhor meu e Deus meu" (Jo 20:28)?

Se Cristo não fosse Deus, por que diria "eu e o Pai somos um" (Jo 10:30) ou que "o Pai está em mim, e eu no Pai" (Jo 10:39)? 

Por que ele não negou quando os judeus, pegando em pedras para atirar-Lhe, O acusaram dizendo: "tu, sendo homem, te fazes Deus" (Jo 10:32)? 

Se Cristo não fosse Deus, por que então teria permitido que os reis magos O adorassem no presépio (Mt 2:11)?

Nosso Senhor também disse aos Judeus: "Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão fosse feito, Eu Sou" (Jo 8:58). Note a concordância verbal. Você acha que Cristo errou a conjugação do verbo? Pois o normal seria Ele dizer: "antes que Abraão fosse feito, eu era", ou então "eu fui"... por que Ele usa o verbo no presente? Ele disse isso porque estava se dizendo Deus. E os Judeus compreenderam bem o que Ele quis dizer, e por isso "pegaram em pedras para lhe atirarem" (Jo 8:59), porque dizendo “Eu Sou” Ele se dizia Deus imutável, da mesma forma que Deus disse a Moisés: "Eu Sou Aquele que É" (Ex 3:14), isto é, aquele que não muda, aquele que é eterno.

"Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28:19)

Note que Cristo diz "em nome" (no singular) e depois "do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (três pessoas). Como você me explica este "em nome" no singular? Por que não "nos nomes"? E mais, veja que Ele se refere a Ele mesmo (o filho) na terceira pessoa.

  
E porque você está condenando o site por pedir doações? Vocês espíritas vivem de quê? De vento? Quantas e quantas vezes em minha vida andei em centros espíritas e ouvi os dirigentes e trabalhadores da casa pedindo doações, deixando caixinhas na porta para que as pessoas doem. Qual o problema disso? Está certo! Quem se interessa por um assunto deve buscar manter quem estuda. Os fiéis devem buscar sustentar um lugar que querem que se mantenha de pé para eles. Qual o problema? Então quem pede doação agora é igual ao Edir Macedo? Os espíritas também são desonestos porque ficam nos sinais de trânsito recolhendo dinheiro para suas obras?

Os católicos não vêem como inimigos os que professam outras religiões, apenas combatem as mentiras acerca da fé. Ora, é ensinamento da Igreja que se deve amar o pecador e odiar o pecado.

Observe bem como você se refere aos católicos, acusando-nos o tempo todo de sermos mentirosos. Isso é justo? Eu defendo a verdade e se um católico disser uma mentira e um espírita disser uma verdade eu vou defender o espírita porque este disse a verdade, entendeu? O que importa é buscar a verdade, sempre, honestamente, confiando que as pessoas estão sendo sinceras. Caso não estejam sendo sinceras cabe a quem acusa mostrar onde estão mentindo. É muito fácil discordar do outro e chamá-lo de mentiroso, difícil é provar a afirmação. Se assim não for, a postura da pessoa se torna a de um fanático. E esta é uma postura que não merece respeito. Por isso devemos buscar a verdade e ouvir o outro confiando nele, até que a inocência dele seja provada em contrário.