segunda-feira, novembro 27, 2017

A Gruta do Petit Trianon



O trabalho na Gruta foi concluído em 1782, ao mesmo tempo que a Rocha e da vizinha 'Montanha Caracol'. Chegando da direção da Rocha, um caminho leva para baixo e chega em um pequeno vale através do qual flui um rio. O caminho segue a curva do fluxo para revelar um grupo de rochas a partir das quais a água parece surgir. Uma entrada, originalmente protegida por uma treliça de madeira, conduz à gruta. 

Abrigada nas sombras, a caverna é iluminada apenas vagamente por aberturas esculpidas nos recantos e caminhos da rocha. Um banco (uma vez coberto por um cobertor verde destinado a imitar a aparência de musgo) que parece ter sido cortado da rocha é o único lugar disponível. Escondido em um canto, uma cachoeira cai pela face da rocha e flui para dentro do córrego. Na extremidade da gruta, uma escada leva para cima a uma entrada escondida no pico do afloramento artificial. Esta porta secreta permitiu que os ocupantes da gruta se afastassem de quaisquer intrusos indesejados que seguissem pelo caminho do vale. A Rainha pagaria muito por essa característica brincalhona, já que os rumores maliciosos sobre o verdadeiro propósito de tais passagens secretas começaram a circular. Em 1789, uma multidão de visitantes curiosos reuniu-se para admirar o que era apenas uma loucura pitoresca encontrada em muitos jardins desta época. 

No final do século XX, esta seção dos jardins quase perdera completamente sua forma, e uma completa campanha de restauração foi concluída em 2006. Entre outras coisas, esta restauração restabeleceu a cachoeira artificial dentro da gruta e atualizou o paisagismo da vale como um todo.


Original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.