terça-feira, agosto 21, 2018

Padre Quevedo: Espiritismo, Milagres e Parapsicologia



Leia abaixo trechos de Padre Quevedo tratando sobre milagres, espiritismo e Parapsicologia.

Destaco os trechos:

"Como acontece com os milagres: há tipos de fenômenos que superam nitidamente as forças da natureza e que só aconteceram, ao longo de toda a História. em ambiente claramente religioso divino," Sim, o Padre Quevedo crê nos milagres da Igreja.

"Muitas coisas a Parapsicologia no estado atual não sabe explicar.". Não, Padre Quevedo NÃO diz que a Parapsicologia explica tudo.

 Consegui os trechos com Mário Umetsu:


"Posso afirmar, sem medo de errar. que hoje não ha nenhum tipo de fenômeno espiritóide que a Parapsicologia não haja pesquisado amplamente e que não saiba explicar. Mas teoricamente, se houvesse algum fenômeno inexplicado a conclusão logica seria a mesma: ignorância não é argumento. Para atribuir ao além, não basta o falso argumento negativo de não se saber explicar, é preciso demonstrar positivamente que só tem explicação sobrenatural. E assim que se procede no diagnóstico dos milagres divinos: exclusivos de determinado ambiente, e tão diferentes e tão superiores a todos os fenômenos espiritóides ou parapsicológicos de todos os tempos e ambientes etc.
O que há hoje, e provavelmente haverá sempre, são alguns aspectos ainda por desvendar, ou precisar ou aprofundar, em muitas ou ate em todas as faculdades parapsicológicas.

Isto é, mesmo que um caso ou mesmo um tipo de fenômenos a Parapsicologia hoje não soubesse explicar— não existem em ambiente espiritóide, mas falo em hipótese —, isso nada provaria. Seria preciso demonstrar positivamente que esse caso ou esse tipo de fenômenos só os espíritos dos mortos poderiam fazê-lo e só eles o fizeram. Como acontece com os milagres: há tipos de fenômenos que superam nitidamente as forças da natureza e que só aconteceram, ao longo de toda a História. em ambiente claramente religioso divino, como positivamente está demonstrado. Essa dupla prova os espiritas jamais a apresentaram. Jamais superaram os desafios da Ciência. O que acontece em ambiente espirita acontece também em qualquer outro ambiente.

Algumas pessoas querem e pedem uma explicação completa, até os últimos detalhes, das faculdades parapsicológicas, seus mecanismos, seu funcionamento, a natureza interna de PG, da telepatia, do ectoplasma. do próprio inconsciente e do próprio psiquismo na situação parapsicológica... Muitas coisas a Parapsicologia no estado atual não sabe explicar.

Sabemos muito do que os fenômenos parapsicológicos não são. Não são demoníacos. Não são espiritas. Não são... E sabemos muito do que os fenômenos parapsicológicas são: são humanos ou divinos. São caracteristicamente humanos, ou caracteristicamente divinos. São de condições humanas, ou são exclusivos da liberdade divina. São vinculados aos vivos ou são exclusivos de ambiente divino. Uns são materiais (EN). Outros são espirituais (PN). Outros são psicofísicos. Alguns claramente por poder de Deus (SN)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.