quarta-feira, junho 05, 2019

Nove razões que provam a esfericidade da Terra

Por Carlos Nougué



Nove razões que provam a esfericidade da Terra (extraído de certo artigo da Internet, mas com modificações e com uma correção).
1. A sombra da Terra na Lua é redonda 
Esta é uma prova de Aristóteles. Os eclipses lunares sucedem quando o Sol projeta a sombra da Terra na Lua, e essa sombra é sempre convexa, circular. Se a Terra fosse plana, deveria haver ocasiões em que a sombra seria oval ou até uma linha fina, que apareceria quando o Sol estivesse alinhado com a borda do disco terrestre.

2. Diferentes estrelas
À medida que um viajante se desloca para o norte ou para o sul, passa a ver as estrelas nascer e pôr-se em diferentes horários, e atingir diferentes alturas em relação ao horizonte, até ao ponto em que surgem constelações que são exclusivas do hemisfério Norte ou do hemisfério Sul, algo natural numa superfície esférica (uma pessoa sentada no Polo Norte não teria como ver uma estrela posicionada sobre o Polo Sul, por exemplo). Em uma Terra plana, todas as estrelas deveriam ser visíveis em toda a superfície do disco, além de nascer e pôr-se no mesmo horário para todos os observadores.

3. Objetos que desaparecem no horizonte
Quando um veleiro se afasta do porto até desaparecer, vemos o casco sumir primeiro, e só depois o mastro e as velas. Isso indica que ele está deslocando-se pela curvatura do planeta, e não apenas encolhendo por causa do efeito de perspectiva causado pela distância.

4. Fusos horários 
Em uma Terra plana, todos os habitantes deveriam ver o Sol nascer e pôr-se ao mesmo tempo. É a curvatura do planeta o que faz que haja diferentes horários em diferentes longitudes.

5. Diferentes durações do dia
O Sol não só nasce em diferentes momentos sobre diferentes partes da Terra, mas também fica diferentes períodos de tempo no céu. O dia mais longo do hemisfério Norte é o mais curto do hemisfério Sul. Em uma Terra plana, a duração do dia deveria ser uniforme em toda a superfície.

6. Polos celestes
Se se observa o céu à noite durante horas, ver-se-á que as estrelas parecem todas girar, de leste para oeste, em torno de um ponto fixo da esfera celeste. Quem vive no hemisfério Norte vê esse ponto sobre o Polo Norte. Mas quem vive no hemisfério Sul vê esse ponto sobre o Polo Sul. Em uma Terra plana, deveria haver apenas um polo celeste, visível em toda parte.

7. Circum-navegação
É possível dar a volta ao mundo: seguindo sempre numa mesma direção, contorna-se o planeta e acaba-se por retornar ao ponto de partida. Em um plano, porém, alguém que siga sempre numa mesma direção chegará à borda. A primeira circum-navegação bem-sucedida foi feita por Fernão de Magalhães no século XVI, e inúmeras outras já aconteceram desde então.

8. Gravidade
Uma das consequências da gravitação é que corpos de grande massa, como os planetas, geram um campo gravitacional tão intenso, que acabam por adquirir forma esférica. Isso acontece porque a gravidade atrai todas as partes do corpo, incluindo as extremidades, na direção de um centro comum, e a única forma capaz de manter toda a massa o mais perto possível do centro é a esfera.

9. Geometria
Em um plano, a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. Em uma esfera, é o arco de um círculo que tem por centro o centro da esfera. Em um plano, os ângulos internos de um triângulo somam 180º. Em uma esfera, a soma sempre é maior que isso, e seu valor exato depende da fração da superfície compreendida pela figura. Embora, a curta distância, a superfície terrestre possa ser aproximada mediante a geometria plana, quando todavia se trata de grandes trechos – por exemplo, no planejamento de voos intercontinentais –, a geometria esférica é a que tem de ser usada.

Observação. Mas hoje a esfericidade da Terra é de ABSOLUTA evidência: temos hoje aviões, foguetes, satélites, mísseis, etc., com suas câmaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.