terça-feira, junho 04, 2019

Precisa mesmo brigar?


"Vaidade das vaidades..."


Estamos vivendo um clima quente ultimamente. Não estou falando do calor em pleno outono cá no Nordeste, nada disso. Estou falando do clima pós-eleições. Muita briga, muita discussão, muita grosseria, xingamento. Seja nas redes sociais, seja nas passeatas, seja nas conversas por aí afora.

Precisa mesmo brigar por ter ideias diferentes? Porque não conversar, trocar ideias com respeito, sem ares de condescendência (paternalismo)? Precisa mesmo se desfazer do outro somente porque suas ideias não são as mesmas? Quer ser respeitado, então respeite.

Ninguém tem o monopólio da verdade. Acertamos algumas vezes e erramos outras vezes. A verdade de tudo, tudinho mesmo, somente Deus tem. Então porque não ouvir mais o outro? Pode ser que você discorde, mas será que não terá nada para aprender com o pensamento do próximo? E se discorda, porque brigar, porque se desfazer do discurso do outro, das ideias do outro? É o complexo de superioridade que faz esse tipo de coisa. A pessoa sente-se inferior e logo quer mostrar que ela na verdade é melhor que todo mundo, então começa a se mostrar com ares de superioridade, palpitando até no que não tem conhecimento. 

Mais estudo, mais silêncio, e menos briga, é o que acho que seria bom para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.