sábado, abril 06, 2013

Comentários Eleison: GREC III




Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCXCIX  - (299) 06 de abril de 2013 

GREC – III

Querendo colocar a si mesmo no lugar de Deus, o homem moderno procura substituir a ordem de Deus pela sua própria. Mas a ordem de Deus é real, fora e independente da mente do homem. Então o homem moderno desliga sua mente dessa realidade, e seleciona disso apenas as peças de acordo com o que ele deseja construir na sua própria fantasia. Ora, a mais alta ordem da Criação de Deus é mais bem expressa na doutrina da Igreja. Portanto todos os clérigos e leigos de hoje sob influência de tudo o que é “normal” no mundo à volta deles sofrem de uma profunda recusa ou ignorância da natureza e necessidade da doutrina.
Aqui está o problema essencial do GREC, como apresentado em duas edições anteriores dos “Comentários Eleison” (294 e 295). O Grupo de Reflexão Entre Católicos foi fundado em 1997 nos salões de Paris para promover reuniões amigáveis e trocas entre católicos da Tradição e católicos da Igreja mainstream, para criar um clima de confiança e respeito mútuos que facilitaria uma reconciliação entre eles, e um fim ao seu desnecessário afastamento. Tal propósito faz vistas grossas gravemente à importância da doutrina, não necessariamente com malícia premeditada, da qual Deus é juiz, mas, seja lá o que os homens possam pensar, a doutrina não pode mais ser desconsiderada do o que pode a realidade.
No livro do Pe. Lelong sobre o GREC, For the Necessary Reconciliation, ele conta como os padres e o Superior da Fraternidade São Pio X “deram uma contribuição decisiva para o lançamento e continuidade do GREC”. Mesmo antes de ser lançado, Pe. dC deu uma recepção amigável ao Pe. Lelong no seu Priorado da FSSPX, e “nos anos seguintes nunca deixou de apoiar o GREC de um modo discreto e atento”. No lançamento do GREC, Pe. L., então Reitor do Instituto da FSSPX em Paris e exercendo de Paris a decisiva influência a partir de então sobre as publicações da FSSPX, deu boas vindas à ideia de “diálogo entre católicos”, e muito cedo obteve do Superior Geral da FSSPX na Suíça a aprovação para sua participação no GREC. Desde então o Pe. L. desempenhou um papel principal em todas as suas atividades.
Essas atividades começaram em pequena escala e em privado. Em maio de 2000 foi organizado o primeiro encontro público do GREC com o qual contribuiu o Pe. L., com o comparecimento de 150 pessoas.  Reuniões, com participação de padres da FSSPX, se tornaram mais e mais frequentes. Autoridades da Igreja no mais alto nível foram regularmente consultadas e mantidas informadas. Pe. L., de sua parte, tornou possível “um contato para aprofundar a confiança” e trocas amigáveis com o Superior Geral da FSSPX. A partir de 2004 as reuniões do GREC foram mais abertas ainda ao público, e em setembro desse ano um “grupo de trabalho teológico” foi montado com a participação do Pe. L., e outro padre da FSSPX e um teólogo de Roma, ambos estariam mais tarde tomando parte nas Discussões Doutrinais entre Roma e a FSSPX de 2009 a 2011. O GREC pode ter visto nessas Discussões a realização das suas mais caras esperanças – ao menos os teólogos estavam se encontrando num clima que o GREC fez tanto para criar “para a necessária reconciliação”. 
Graças sejam dadas a Deus, as Discussões devolveram à doutrina sua primazia adequada. Elas demonstraram que entre católicos e a doutrina Conciliar existe um abismo intransponível. Mas foi o modo de pensar do GREC então bloqueado junto à FSSPX? Longe disso! O Quartel General da FSSPX mudou da noite para o dia de “Nós não buscamos nenhum acordo prático sem um acordo doutrinário” para “Não pode haver nenhum acordo doutrinário, então nós buscamos um acordo prático”! Ai, a primavera que vinha surgindo do protesto do ano passado junto à FSSPX fora sufocada e confundida novamente no Capítulo Geral de julho, mas a busca continuada de um acordo prático por parte do QG da FSSPX dificilmente teria sido sufocada. “Nosso apoio está no nome do Senhor”, em particular na Consagração da Rússia. Em nenhum outro lugar.

Kyrie eleison.