sábado, junho 08, 2013

Comentários Eleison: Queda Horrível

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCVI - (308) - 8 de junho de 2013


QUEDA HORRÍVEL – I

A queda da Fraternidade Sacerdotal São Pio X daquilo que era sob o Arcebispo Lefebvre entre 1970 e 1991, ao que veio a ser nos últimos, digamos 15 anos, é algo que beira o horrível. Em uma breve série vamos ver em primeiro lugar por que o horror é normal nesse pobre mundo em torno de nós, porque entender é perdoar, e nós estamos todos precisando de perdão; em segundo lugar iremos encarar o horror, não a fim de nos desencorajarmos, mas, ao contrário, a fim de nos prepararmos para o pior que certamente virá; e em terceiro lugar vamos ver o que nós podemos fazer para nos preparar, porque abaixo do Céu de Deus Ele não pode ter-nos deixado sem nada que possamos fazer (mas em relação a isso é importante não derramarmos na areia a pouca água que temos). Vamos começar com três boas mentes católicas que fornecem uma compreensão acerca da nossa época, para ver porque o horror é hoje a norma.

Em sua grande Carta Encíclica de 1884 sobre a Maçonaria, o Papa Leão XIII destaca como seus maus princípios avançaram do (#13) desdém à (#14) injúria à (#15) destruição da Igreja Católica, e então da (#16) ruína de todas as religiões positivas à (#17) ruína de todas s religiões naturais à (#18) ruína das grandes verdades naturais da Criação e Providência de Deus e da imortalidade da alma. No século 21 nós temos, logicamente, ido ainda mais longe, a saber, à ruína da própria noção de verdade. As mentes têm sido transformadas em mingau, mesmo as mentes dos Papas, Cardeais e Bispos.  

Na grande Carta Encíclica de 1907 sobre o Modernismo, o Papa São Pio X viu claramente a mesma ruína de toda verdade e pensamento pelos modernistas. Gritar é algo que está abaixo da dignidade dos Papas, mas na Pascendi Pio X usa as mais fortes expressões de que disponibilizava para castigar a podridão mental pela qual os modernistas apodreceram a Fé Católica. Com todas as letras ele disse que o modernismo era o fim da linha. Seu dramático alerta segurou a Igreja por meio século, mas com o Vaticano II o apodrecimento da fé que ele tinha lançado fora da Igreja foi feito, por João XXIII e Paulo VI, doutrina oficial dentro da Igreja! Se os papas perdem suas cabeças, não poderão meros superiores perder as suas também?

Uma terceira mente Católica, medindo os estragos provocados na doutrina Católica pelo Vaticano II, foi aquela de Romano Amerio, um leigo italiano cujas análises dos erros modernos, Iota Unum, foi altamente apreciada pelo Arcebispo Lefebvre. Em um ponto, Amerio diz (poderia alguém encontrar para mim a referência?) que se as coisas continuarem no mesmo caminho que estão agora, eventualmente virá a ser impossível falar ou escrever algo mais, tudo o que irá restar será manter o silêncio! Isto pode parecer inimaginável, mas recentemente um comentador muito bom nos EUA, o Dr. Paul Craig Roberts, quase parou de escrever porque teria parecido a ele que já não havia mais qualquer público capaz ou disposto a pensar. 

Realmente, no presente ensaio geral para o Anti-Cristo, se esses dias não forem abreviados, como Nosso Senhor disse (Mt. XXIV, 22), todos nós poderemos perder nossas cabeças e nossa fé. Então quem poderá continuar a se sentir inclinado a atirar a primeira pedra em um Papa ou Bispo que hoje esteja perdendo a cabeça? 

           Contudo, enquanto Nosso Senhor nos proibiu de julgar-condenar (Mt. VII, 1), porque apenas Deus possui o conhecimento perfeito de todas as circunstâncias que são necessárias para se julgar sem erro, ao mesmo tempo Nosso Senhor nos manda julgar-discernir entre verdadeiros pastores e mercenários, ou entre cordeiros e lobos em peles de cordeiro (Mt. VII, 15). Essa é a nossa responsabilidade como Católicos, e é por isso que iremos em breve dar outra olhada no horror que está agora ocorrendo dentro da Fraternidade Sacerdotal São Pio X.

Kyrie eleison.