sábado, agosto 03, 2013

Comentários Eleison: Danos Contínuos II

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXVI - (316) - (03 de agosto de 2013):

DANOS CONTÍNUOS - II

Além de argumentar que a Declaração Doutrinária de meados de abril do ano passado foi recusada por Roma e por isso não tem mais interesse, as pessoas que afirmam que não tem havido mudança significativa na Fraternidade Sacerdotal São Pio X também recorrem à recente Declaração dos três bispos de 27 de junho, que foi obviamente concebida para reassegurar às pessoas que o barco salva-vidas da FSSPX não está danificado e ainda está em perfeitas condições de navegação. No entanto, as almas que não querem se afogar precisam olhar mais atentamente.

Foi o 11 º parágrafo que se tornou notório. Em resumo, os bispos aqui afirmam que eles pretendem no futuro seguir a Providência se Roma logo retornar à Tradição, ou se reconhecer explicitamente o direito e o dever da FSSPX de se opor publicamente aos erros conciliares. Agora, esta cláusula "se" está fora de questão porque nada menos do que uma intervenção divina irá fazer com que os inimigos de Deus, firmemente estabelecidos dentro do Vaticano, abram mão de seu Concílio. Chegamos à cláusula "ou". O que os bispos quiseram dizer com Roma "explicitamente reconhecendo" o "direito e o dever" da FSSPX de se opor ao Concílio?

O significado óbvio é que Roma iria conceder à FSSPX algum status oficial dentro da Igreja mainstream, ou alguma forma de regularização canônica. Algum reconhecimento desse tipo é, obviamente, para o que os líderes da FSSPX têm se esforçado sempre desde que adotaram as ideias do think-tank parisiense, o GREC, há mais de dez anos. Mas quando os líderes em abril do ano passado aceitaram amplamente os termos de Roma para tal reconhecimento, eles criaram tal tempestade de protestos dentro da FSSPX que foram forçados a fingir que eles não querem mais qualquer reconhecimento com base nos termos de meados de abril. Então o que é que a cláusula "ou" de 27 de junho significa?

Poucos dias depois, o Distrito Superior Francês fez exatamente essa pergunta a eles. Foi lhes dito que a cláusula "ou" não implica necessariamente qualquer reconhecimento oficial, mas apenas a eventualidade de um Papa Católico fraco sendo por um lado católico o suficiente para reconhecer "o direito e o dever" da FSSPX, etc., mas por outro lado muito fraco e isolado dentro de Roma para ser capaz de impor aos romanos qualquer reconhecimento oficial, etc. E o Distrito Superior, ao menos parecia estar contente com essa resposta quando ele imediatamente a transmitiu aos sacerdotes de seu distrito.

Bem, surpresa total! Em primeiro lugar, quem, apenas lendo o texto de 27 de junho, poderia jamais ter imaginado que era isso que os bispos tinham em mente? E em segundo lugar, o que no texto de 27 de junho exclui uma série de outras possibilidades que os bispos aceitariam em nome de "seguir a Providência"? Tendo em conta que em 17 de junho de 2012, o Bispo Fellay escreveu a Bento XVI que ele iria continuar a fazer todo o possível para buscar uma reconciliação entre Roma e a FSSPX, o que no texto de 27 de junho impede os ardilosos romanos de eventualmente fazer aos bispos tal proposta de reconciliação que - sempre em nome da "Providência" - eles não poderiam recusar?

Boa sorte para quem aceita a interpretação da cláusula "ou" dada ao Distrito Superior Francês. No entanto, há muitos de nós que continuarão sem se convencer de que a liderança da FSSPX desistiu de seu sonho louco de conciliar o inconciliável. Até clara prova em contrário, vamos presumir que os líderes permanecem, ainda que involuntariamente, com a intenção de transformar o barco salva-vidas da FSSPX em um barco da morte. E quando todo mundo se afogar, eles vão dizer que é tudo culpa do oceano!

Kyrie eleison.