sábado, setembro 14, 2013

Comentários Eleison: Conciliarizando Apressadamente

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXXII – (322) – (14 de setembro de 2013):
  
 
 CONCILIARIZANDO APRESSADAMENTE

            Um bom artigo defendendo que a Declaração de 27 de junho dos três bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X não é tão fiel à Tradição Católica quanto ela parece ser, foi publicado na edição de agosto da nova revista mensal Católica da Inglaterra, The Recusant, que se descreve como “ um boletim não oficial lutando em uma guerrilha pela alma da Tradição.” Uma breve visão geral mal pode fazer justiça às sete densas páginas do artigo, mas a linha de pensamento principal merece ser conhecida. Aqui está ela –

            À primeira vista, a Declaração de 27 de junho parece ser Tradicional, mas, com os documentos do Vaticano II <A> há normalmente uma fenda, uma falha fatal, que faz com que o resto dos documentos estejam incompletos. Vamos dar uma olhada mais de perto, parágrafo por parágrafo: --

#1 Uma “gratidão filial” é expressada ao Arcebispo Lefebvre, mas estão incluídas na Declaração apenas citações suas inofensivas e suaves, nada de seu sermão das consagrações de 1988, e nenhuma de suas duras razões para investir bispos que resistam aos “anticristos” em Roma.   

#3 É admitido que a “causa” dos erros que estão devastando a Igreja Católica está nos documentos conciliares, mas isso é não admitir que os erros estão ali, já que causa e efeito não podem ser idênticos. Ainda assim, os mais sérios erros estão eles mesmos nos textos do Concílio, como por exemplo, o da liberdade religiosa.

#4 É reconhecido que o Vaticano II mudou e viciou a maneira de ensinar da Igreja, ou a sua autoridade para ensinar, mas o principal problema não é de autoridade, mas de doutrina – ver #8.

#5 Apenas relativamente a linguagem suave é usada para evocar a “não preocupação” com o “Reino de Cristo” por parte da Igreja conciliar. De fato, a Igreja conciliar nega e contradiz a completa e verdadeira doutrina do Reinado Social de Cristo Rei, a bandeira de batalha do Arcebispo e dos verdadeiros católicos hoje.

#6 Como no #3, é admitido que os ensinamentos dos textos do Concílio sobre liberdade religiosa levam à dissolução da imagem de Cristo, mas o texto é que dissolve, ou coloca o homem no lugar de Deus. O Vaticano II é o fruto não apenas da fraqueza ou desatenção humana, mas de uma conspiração diabólica.  

#7 Similarmente, o ecumenismo e o diálogo interreligioso não estão apenas “silenciando a verdade sobre a única e verdadeira Igreja”, eles a estão negando e contradizendo. Nem estão apenas “matando o espírito missionário”, eles estão matando as missões, e com elas milhões de almas ao redor do mundo.

#8 Por outro lado a ruína das instituições da Igreja é a culpada pela destruição da autoridade dentro da Igreja, por meio da colegialidade e do espírito democrático do Concílio. Mas o problema essencial (como a sentença aberta do parágrafo fracamente diz) é a perda da fé. A autoridade é secundária.

#9 Enquanto aponta para as faltas reais e sérias omissões no rito da Missa Novus Ordo, nenhuma menção é feita à carnificina geral de almas produzida pela falsificação de sua adoração a Deus. A Missa Novus Ordo tem sido o principal motor da destruição da Igreja desde 1969 até os dias de hoje.

#10 Concluindo, uma linguagem tímida e deferente é usada para “pedir com insistência” que Roma retorne à Tradição. Mas é claro, de acordo com a FSSPX “com nova marca”, a Neo-Fraternidade não quer mais lutadores ou falar de luta.

#11 Os três bispos “mencionam...seguir a Providência”, retorne Roma à Tradição ou não. O que mais pode isso significar que não a eventual aceitação de um tratado que irá passar por cima da doutrina?

#12 A Declaração conclui piamente, com outra citação gentil do Arcebispo.

            E a Recusant chega à triste, mas muito provável conclusão de que a Declaração é apenas um aparente passo atrás das Declarações de 15 de abril e de 14 de julho do ano passado, que foram dois claros passos em direção à conciliarização da FSSPX. Que Deus a ajude!


Kyrie eleison