sábado, novembro 30, 2013

Comentários Eleison: Padre Rioult I

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXXXIII – (333) – (30 de novembro de 2013): 

PADRE RIOULT I

            Por que será que não houve nenhum levante entre os padres da Fraternidade Sacerdotal São Pio X quando seus superiores perderam o apego à doutrina católica e a subsequente traição do trabalho de Monsenhor Lefebvre veio a se tornar suficientemente clara, o que se deu a partir de março do ano passado? O Padre Olivier Rioult, pioneiro da “Resistência” na França, expôs algumas boas razões em uma entrevista concedida no mês passado, acessível em francês no site pelagiusasturiensis.wordpress.com. O seguinte resumo é uma livre adaptação do texto original:  

            Basicamente, o pecado original: uma vez que com a luta original pela Tradição nos anos de 1970 e 1980 a sobrevivência dos fundamentos da Fé estava garantida, os tradicionalistas se assentaram sobre suas glórias para desfrutar de seus cômodos enclaves e caíram em uma confortável rotina que agora relutam em perder. Eles perderam o espírito de luta pela Fé.

            Em segundo lugar, a forma particular do pecado original que é o liberalismo: nos últimos dez anos, os superiores da Fraternidade vêm enfraquecendo a luta contra o liberalismo, o erro e a imodéstia. Mas parar de nadar contra a correnteza é se deixar arrastar por ela, e um grande número de padres da FSSPX – mas certamente não todos – vêm enfraquecendo suas convicções e pregações.

            Em terceiro lugar, o ativismo: alguns colegas também podem estar se dedicando excessivamente a seus deveres sacerdotais, ficando sem tempo ou inclinação para a leitura ou o estudo. Transformando-se em meros administradores e comunicadores, eles vêm enfraquecendo suas convicções e pregações.

            Em quarto lugar, a astúcia de Dom Fellay: durante anos, sua fala dupla enganou a todos, exceto a uma pequena minoria de almas lúcidas que não poderiam absolutamente ter lhe dado ouvidos. Só no ano passado é que sua máscara caiu com o “Cor Unum” de março e com sua resposta de 14 de abril aos três bispos. Mas a grande maioria dos tradicionalistas ele pôs para dormir (como está agora novamente a fazer).

            Em quinto lugar, o medo do desconhecido: quando todo mundo em torno de você está enlouquecendo, e você encontra um enclave de sanidade, e então o enclave também começa a enlouquecer, isso requer uma força incomum de caráter para que se encare a realidade e não se dê preferência a uma ilusão ou outra – e quantas ilusões há hoje por aí! Assim, muitos padres percebem que estão vivendo em um drama que requer decisões crucificantes, mas eles carecem da coragem necessária para se lançarem no desconhecido.

            Por último, mas não menos importante, os maus superiores: é claro que sempre houve liberais dentro da FSSPX, como dentro da Igreja mainstream, mas contanto que os superiores se mantenham firmes, aqueles podem ser colocados em xeque. Contudo, quando na Igreja mainstream João XXIII e Paulo VI favoreceram o liberalismo, o resultado foi uma imensa onda, e agora que os superiores da FSSPX se tornaram liberais, o liberalismo está tomando conta da Fraternidade como jamais teria feito sob bons líderes, verdadeiros líderes.

            Essas razões dadas pelo Padre Rioult são todas verdadeiras, mas nenhuma delas é mais forte do que a Fé, que é a “nossa vitória sobre o mundo” (1Jo 5, 4). De fato, se poderia dizer que todas as razões se seguem da falta de uma Fé forte o suficiente por parte dos padres, pois eles estão vivendo em um mundo no qual o apego à Verdade de toda alma viva tem sido perdido – e se a Verdade não é verdadeira, como pode a Fé ser verdadeira?

            Então, qual é a maneira mais simples para se fortalecer o apego à Fé, o que nós absolutamente precisamos fazer diante das loucas circunstâncias atuais? Em minha opinião:

“Vigiem e orem, vigiem e orem,
Quinze Mistérios todos os dias”.                                            


Kyrie eleison.