sábado, março 08, 2014

Comentários Eleison: Cinquentismo Constatado

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXLVII (347) - (08 de março de 2014): 


CINQUENTISMO CONSTATADO


             Se, ao menos até agora, há relativamente pouca reação dentro da Fraternidade Sacerdotal São Pio X à sua mudança completa de direção sob o Bispo Fellay, isto tem como causa o desejo de retorno ao catolicismo dos anos de 1950. Assim observa uma católica que assiste à Missa em uma capela da FSSPX no mundo de língua inglesa. Ela me escreveu recentemente:

            “Por que não há “Resistência” em nossa parte do mundo? Eu acho que descobri o motivo. O senhor mencionou muitas vezes que a maioria dos líderes originais da Fraternidade Sacerdotal São Pio X nunca compreenderam realmente Monsenhor Lefebvre. Localmente, eu acho que é o que se aplica a muitos dos fundadores originais da capela aqui, que são os únicos fieis à Fraternidade e aos seus atuais líderes. Mas como assim? Por que quando o que eles lutaram por tanto tempo e tão duramente está ameaçado pela destruição interna, eles não tomam uma atitude?

            No domingo, uma senhora de idade resumiu isso para mim. Como ela e seu marido vêem, eles lutaram valentemente pelos anos de 1970 até o início dos anos 80, e o fruto de seus trabalhos é a própria capela. A Missa com todos os seus ornamentos, a propriedade, as construções, os bancos, as estátuas, os paramentos – é isto o que está ameaçado pela mera existência da Resistência! Eles lutaram todos esses anos para restaurar para eles mesmos o catolicismo de sua juventude. Para eles, NÃO é absolutamente uma questão de doutrina. A senhora é membro de uma Terceira Ordem, e acredita que assuntos de matéria doutrinal são para padres e bispos, não para leigos. Por exemplo, estudar as encíclicas Papais é se intrometer nos assuntos que Deus designou para a hierarquia.

            Eu perguntei se eles vêem alguma necessidade de compreender sua Fé, se almas individuais não respondem a Deus por conhecer sua Fé. Sua resposta foi sincera, eu creio, mas para mim ela foi surpreendente. Eles disseram: ‘Não! A responsabilidade do católico é obedecer aos seus superiores’. E se os superiores estão no erro? ‘Que obedeça de qualquer maneira! Pois agir de outro modo é fazer rebelião’. É para um católico ‘um sinal de rebelião’ até mesmo questionar seus superiores ‘em matéria que não diz respeito a ele’, ou seja, de doutrina. Se o superior está errado, Deus irá julgá-lo – ‘Você nunca estará errado se obedecer ao padre’. Então essa é a situação. Os resistentes são rebeldes, desobedientes, desrespeitosos. Como eles ousam questionar o superior? Como ousam ter a pretensão de estudar a doutrina e fazer perguntas a seus superiores sobre ela? Os resistentes são maus, não porque eles estão doutrinariamente errados, mas porque suas palavras e ações ameaçam o catolicismo dos anos de 1950.

            Mas obediência cega é algo ridículo! O que nós cordeiros temos que fazer quando o Pastor é atingido e as ovelhas estão dispersas? Fingir que está tudo bem e nos deixar ser devorados pelos lobos em nome da obediência? O que se deve dizer de tais pessoas? Elas são voluntariamente ignorantes na crença de que a ignorância voluntária é uma virtude! De onde provém tal mentalidade? Que erro é esse que rastejou para dentro da Igreja e faz com que os católicos desconectem suas mentes? Tudo o que eu posso dizer é que se a FSSPX está ficando com rebanhos de ovelhas lobotomizadas, será fácil para Roma acabar com a última fortaleza da Tradição! As capelas da FSSPX precisam apenas ser entregues à jurisdição do bispo local por um acordo formal, ou pela cooperação de fato com os sacerdotes Novus Ordo, os quais temos visto localmente.”

            Observem sua evocação sobre a possibilidade de Roma absorver a FSSPX não mais por algum acordo claro e formal, mas por uma fusão gradual. Este é um perigo real. Eu me pergunto se não é isso o que o QG da FSSPX está sendo aconselhado a fazer por seus “novos amigos” em Roma.

Kyrie eleison


            A falta da resistência ao deslizamento liberal da FSSPX é parcialmente explicada pelas almas que querem apenas retornar aos anos de 1950.