domingo, agosto 18, 2019

Comentários Eleison: A Voz do Povo - II


Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCXXXI (631) - (17 de agosto de 2019)


A Voz do Povo - II

O diabo, em cada combate que é humano verdadeiramente,
A Deus enfrenta, para condenar todas as almas definitivamente.


A entrevista que o presidente Putin deu ao Financial Times em junho, parcialmente resumida e citada aqui na semana passada, tornou-se notória por sua profecia de que "a ideia liberal" já chegou ao seu fim e está obsoleta, o que causou impacto nos políticos e na grande mídia ocidentais. Estes reagiram vigorosamente, como formigas cujo formigueiro foi atingido por um pedaço de pau. Qual é o significado de sua profecia e da reação ocidental a ela? Devemos começar com um resumo do resumo, a fim de esclarecermos o que está no cerne de seu argumento. Na longa entrevista original, ele falou sobre muitos assuntos, mas o que disse sobre o liberalismo foi, de fato, o assunto mais importante que abordou.

O presidente parte do problema prático dos povos ocidentais referente à imigração em massa de estrangeiros inassimiláveis em seus países. No que se refere ao local, o multiculturalismo simplesmente não funciona, porém o liberalismo das elites que lideram o Ocidente faz com que elas tratem a imigração não como um problema, mas como um avanço iluminado, de modo que não fazem nada para impedi-la, e continua sem controle. Mas os estados não podem sobreviver sem algumas regras humanas básicas e sem os valores morais, que foram formados no Ocidente pela Bíblia. Com o desprezo das elites liberais por esses valores bíblicos que ainda se mantêm entre os povos, os liberais estão provando que seu liberalismo não está mais em contato com a realidade, e se tornou obsoleto. Que o antiliberalismo não se transforme, por sua vez, em uma tirania, mas o presente domínio dos liberais sobre a política e os meios de comunicação ocidentais é uma verdadeira tirania, e deve chegar ao fim.

Resumindo, os valores liberais opõem-se aos valores bíblicos. Os valores bíblicos construíram as nações ocidentais. Os valores liberais estão destruindo essas nações. É hora de os valores liberais pararem de destruir o Ocidente. Aqui Putin tem toda a razão quanto ao que diz, mas como é um político, e não um teólogo, não pode expressar o argumento com toda a força, e tem de fundamentar seu argumento não em absolutos como o Deus Todo-Poderoso e Seus Dez Mandamentos, mas na presença de valores bíblicos entre os povos do Ocidente. Ora, os setenta anos de sofrimento agudo sob o comunismo judaico estão trazendo o povo russo de volta ao Cristo da Ortodoxia, de modo que Putin pode apoiar seu caso no retorno de seu povo aos valores bíblicos: mas existe algo de Cristo na resistência do povo ocidental à imigração em massa? Dificilmente. E, no entanto, há uma participação decisiva dos inimigos de Cristo na organização e no financiamento da imigração em massa. (Os leitores destes “Comentários” podem-se lembrar da judia Barbara Spectre na Suécia, quando se vangloria de que seu povo estava por trás da imigração, “necessária para salvar a Europa” – ou, entenda-se, de Cristo).

Assim, se Putin apoia seu caso em relação às nações ocidentais em sua fidelidade aos valores bíblicos, quem pode negar que estes estão sendo erodidos cada vez mais rapidamente? – Obrigado, Senhor Presidente, por querer-nos defender, mas, sinceramente, sua defesa não nos interessa. Nós amamos o nosso liberalismo porque nos dá liberdade para pecar do jeito que quisermos. Você está tentando-nos salvar de nós mesmos, mas nós adoramos Mamon (dinheiro), e adoramos nossa liberdade, igualdade e fraternidade. Nós escolhemos ir para o inferno. Por favor, deixe-nos em paz. Levamos séculos para livrar-nos de Deus, e não o queremos de volta. Essa é a reação implícita, senão explícita, do Ocidente à abordagem política de Putin. Ele precisa de apóstolos de fogo que exponham o caso religioso em seus termos mais absolutos:

Deus existe, imutável desde toda a eternidade. Ele escolheu livremente criar criaturas espirituais, anjos e homens, com uma terra material, de modo a ter seres para participarem de sua bem-aventurança infinita. Mas Ele não quer robôs em Seu Céu, então toda criatura espiritual teve ou tem de usar seu livre-arbítrio para escolher passar a eternidade com Ele no Céu ao invés de passá-la sem Ele no Inferno. No entanto, um terço dos anjos e o casal humano original escolheram o Inferno. Ele preparou uma raça para fornecer um berço humano para que Seu Filho divino assumisse a natureza humana a fim de reparar essa Queda. Essa raça crucificou Seu Filho e tem combatido desde então a Igreja que Seu Filho instituiu para continuar salvando almas até o fim do mundo. Essa luta é uma guerra cósmica, a força impulsora dos acontecimentos mundiais.

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.