sábado, setembro 12, 2015

Comentários Eleison: Defendendo Valtorta

 
                                       Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDXXVI (426) - (12 de setembro de 2015): 


DEFENDENDO VALTORTA


"Poema do homem-Deus" - sublime relato,
A verdade do Evangelho recontada para o nosso tempo.


Em relação ao "Poema do Homem-Deus" de Maria Valtorta (1897-1961), uma biografia de Nosso Senhor que se estende em dez volumes escritos em italiano na década de quarenta, um sacerdote italiano, Dom Ottavio Michelini (1906-1979), teria ouvido de Nosso Senhor mesmo, na década de setenta, os seguintes comentários:

"Eu ditei à Maria Valtorta, uma alma vítima, uma obra maravilhosa (Poema do Homem-Deus). Desta obra, Eu sou o Autor. Tu mesmo, meu filho, reconheceste Satanás reagindo com fúria a ela... Tu mesmo tens observado a resistência que muitos sacerdotes opõem a essa obra. (...) Se ela fosse – não digo "lida" mas estudada e meditada, faria um imenso bem às almas. Essa obra é um manancial de cultura séria e sólida... É uma obra que a Sabedoria e a Providência Divina dispuseram para os novos tempos. É fonte de água viva e pura. Sou Eu, a Palavra viva e eterna, Quem Me tem dado a Mim Mesmo novamente como alimento para as almas que Eu amo. Eu Mesmo sou a Luz, e a Luz não pode ser confundida com as trevas, e menos ainda fundir-se ela. Onde Me encontro, as trevas dissolvem-se para dar lugar à Luz".

Maria Valtorta equivale no século XX a Maria de Agreda e a Anne-Catherine Emmerich nos séculos XVII e XIX, respectivamente. Estas duas visionárias anteriores ganharam amplo respeito na Igreja Católica, mas Maria Valtorta é ainda controversa. Pois bem, pode-se admitir que seu "Poema" não agrada a todos. Não precisa ser forçado sobre ninguém. Não pode substituir os Evangelhos. Não é necessário para a salvação. E pode parecer altamente duvidoso apoiar os escritos de uma suposta visionária com as palavras de outro, especialmente quando o testemunho de apoio é tão pouco conhecido como o de Dom Michelini.

No entanto, há almas por todo o mundo para as quais o "Poema" tem agido como um estupendo presente do próprio Deus, e pareceu ter sido designado para elas com o fim de aliviar a angústia espiritual de nossos próprios tempos, que vem-se tornando mais e mais insuportável para muitos. Assim, estes "Comentários" se atreverão a pôr diante dos leitores, mais uma vez, razões para que se leve a sério o testemunho de Dom Michelini, e para despertar o interesse pelo "Poema", para que se tire o melhor proveito dele, antes que Deus intervenha de uma maneira espetacular para aliviar essa angústia. Aqui estão, por meio de um resumo brevíssimo, as sete razões supostamente dadas por Nosso Senhor no fim do "Poema", para explicar por que Ele revelou seu conteúdo à Maria Valtorta:

1. Doutrina - enquanto o modernismo causa estragos nos ensinamentos imutáveis da Igreja, as almas precisam ver como Eu dei esses mesmos ensinamentos à Igreja, desde o início: divinos, perfeitos, imutáveis.

2. Amor - quando a caridade se torna fria e sentimental, os sacerdotes e leigos precisam reavivar seu amor a Cristo e a tudo o que se refere a Cristo, especialmente a Sua Mãe.

3. Direção - quando as almas estão-se desviando para tantas direções diferentes, os diretores espirituais precisam ver de quantas maneiras diferentes Eu os dirigi.

4. Realidade - quando o amor está tão amaplamente falsificado e manchado, os seres humanos precisam ver Jesus e Maria como verdadeiros seres humanos de carne e osso, com um amor perfeito, mas verdadeiramente humano, entre eles.

5. Sofrimento - quando o conforto é priorizado por toda parte, os buscadores do prazer precisam conhecer quão longos e variados foram os Meus sofrimentos e os de Minha Mãe, iniciados dezenas de anos antes da Paixão.

6. Palavra - quando a linguagem está totalmente degradada, as pessoas precisam ver o poder de Minha Palavra, de minhas palavras, para transformar as almas, por exemplo, de pecadores brutos em grandes Apóstolos. 

7. Judas - quando o mal está tão sentimentalizado a ponto de ser negado, aos pecadores deve-se mostrar o mistério da iniquidade em forma humana, para que não sigam os passos de Judas até o Inferno.

Kyrie eleison. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.