terça-feira, novembro 30, 2010

Os Primeiros DVDs da série "A Síntese Tomista"

0 comentários

Saíram os primeiros DVDs da série "A Síntese Tomista", com aulas ministradas por Sidney Silveira e Carlos Nougué.

Leiam aqui o mais recente comunicado do Sidney Silveira sobre a venda destes DVDs.

Eu assisti ontem e adorei! Vale a pena adquirir para ver e rever!

Informações:
"O primeiro deles é uma compilação de trechos de aulas ministradas em diferentes momentos e lugares, e traz o número (1) porque, ainda sobre este tema, haverá outro DVD. Os assuntos abordados nele são:

a- A verdade segundo Tomás de Aquinob- A vontade segundo Tomás de Aquino
c- Conhecer: movimento da potência intelectiva (I)
d- Conhecer: movimento da potência intelectiva (II); Teologia Sagrada e Teologia Natural (I)
e- Conhecer: movimento da potência intelectiva (III); Teologia Sagrada e Teologia Natural (II)
f- O Primeiro Motor Imóvel de Aristóteles (I)
g- O Primeiro Motor Imóvel de Aristóteles (II)
h- O argumento ontológico de Santo Anselmo

São ao todo 2 horas de aula — alguns trechos das quais os nossos amigos já conhecem, pois foram postados no Youtube; outros são totalmente inéditos. Na verdade, quisemos aproveitar alguns vídeos anteriores aos que estão sendo agora filmados, dado que se referem à base da teoria tomista. A idéia é, ao longo dos DVDs, propiciar uma visão orgânica do conjunto da obra de Santo Tomás.

O DVD II (O Tempo e a Eternidade) traz uma palestra ministrada pelo Nougué em um seminário localizado no Sul do país.

Cada um dos DVDs custará R$ 39,00.

Pedimos aos interessados que, desde já, os reservem pelo email curso@edsetimoselo.com.br, fornecendo o endereço completo (com o CEP). A propósito, ao valor dos DVDs será acrescido o frete — por envio de Sedex — de acordo com o que é estipulado pelos Correios para cada praça brasileira.

Após calcularmos o frete, responderemos ao email informando o valor total do envio dos DVDs, a ser depositado na seguinte conta-corrente (ainda não é a do Instituto, que está sendo aberta):

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag. 3106
Conta Corrente: 749-0
Operação: 001


Não consideramos estes DVDs propriamente “produtos”, mas um serviço. E um serviço que visa a nos ajudar a tornar realidade os livros já prontos e que esperam edição, assim como os próximos DVDs desta série.

Estamos cobrando por este serviço o mais baixo valor a que pudemos chegar. Adquirindo-os, vocês estarão ajudando o projeto.

Saudações a todos."

Um material valioso para o estudo da Filosofia e da Metafísica, para conhecer mais sobre a verdade!

Recomendo!


segunda-feira, novembro 29, 2010

Para que lado te inclinas, meu irmão?

1 comentários

"Quando se derruba uma árvore, para que lado cai?... Cai para onde está inclinada... Para que lado te inclinas, meu irmão?... Que vida levas?... Procura inclinar-te sempre para Deus; conserva-te na sua graça, evite o pecado, e assim te salvarás e serás predestinado ao céu".
(Santo Afonso de Ligório. Preparação para a morte. Edição PDF. Página 146, 147)


Um ensinamento tão simples: o lado para onde você se inclinar será o lado para onde vai cair!

Onde você quer cair? Nos braços de Deus ou no fogo do Inferno? O que você tem feito de sua vida com relação a isso? Como você tem vivido? Você tem buscado saber o que Deus quer de você?


Você se inclina mais para as festas, o abuso de álcool, o linguajar torpe, a maledicência e a futilidade? Ou você se inclina mais para a oração, o jejum, a penitência, o amor a Deus?

Lembre-se: a árvore cai para onde está inclinada.

sexta-feira, novembro 26, 2010

O esporte no lugar da religião

3 comentários
vida
Gostei muito deste breve texto que li no blog Elias Propheta Prior, sobre o esporte
.
.
O modo como boa parte das pessoas lida com o esporte hoje em dia é algo que me desagrada muito, que beira o doentio, se já não é doença em si. Vejo crianças que mal sabem do que estão falando se esgoelando ao defender seus times de futebol. Vejo brigas, xingamentos, espancamentos, morte. Isso é quase loucura!
.
Os noticiários da tevê dão um espaço enorme aos eventos esportivos, as pessoas transformam esportistas em heróis.
.
Há tanta coisa importante para lidar no mundo, tanto para aprender e me dá pena ver como as pessoas perdem tempo com jogos de futebol, por exemplo. Não há problema em si nos esportes, não é disso que estou falando, o que quero dizer é que as pessoas tendem a exagerar, a mídia aumenta demais a importância do esporte e no fim das contas tudo perde o foco. O cristão que deveria se ocupar mais da vida espiritual passa a cultuar esportistas em vez de ter devoção pelos verdadeiros heróis: os santos. Em vez de louvar a Deus muitos preferem louvar um time de futebol ou um esportista famoso. Eu não estou exagerando. Isso existe. Há pessoas que se comprazem muito em conversar sobre esportes, mas não dedicam tempo suficiente para conversar ou pensar nas coisas de Deus. Isso é preocupante.
.
O mal está no exagero e nada disso é de graça. Essa atitude perante o esporte é como uma volta ao paganismo grego onde o ser humano era louvado por sua força física, por seu vigor e agilidade no esporte.
.
O que eu vejo hoje é que as pessoas valorizam demais algo que passa, que não vai fazer diferença real e positiva na vida espiritual da pessoa. A quem isso agrada?


segunda-feira, novembro 22, 2010

Eu, grávida

15 comentários


Caros leitores, anuncio que sou hoje uma feliz gestante com 24 semanas de gravidez!


É um menino e vai se chamar João Pedro, em homenagem aos apóstolos.


Está sendo um período lindo, muito mágico. Eu só tenho a agradecer a Deus por permitir que eu viva isso!

sexta-feira, novembro 19, 2010

Uma alma e uma eternidade

0 comentários


“[Dizia] Santa Teresa [a] suas religiosas: “Minhas irmãs, uma alma e uma eternidade”; o que quer dizer: há uma alma, e perdida esta, tudo está perdido; há uma eternidade, e a alma, uma vez perdida, para sempre o será. Por isso, David suplicava a Deus, e dizia: Senhor, uma só coisa vos peço: salvai-me a alma, e nada mais quero (Sl 26,4).” *



Ah como eu me entristeço ao ver a ilusão dos que estão certos de que terão muitas vidas para resolver suas pendengas, para “evoluir” espiritualmente!

Percebo que eles não pararam para pensar com seriedade no sentido da vida, não pararam com seriedade para considerar que talvez aquilo no qual acreditam esteja errado, que talvez exista sim uma eternidade e uma só vida...

Há um orgulho muito grande que impede que essas pessoas acordem. Elas não querem ser vistas como “seres atrasados” que acreditam em “coisas medievais”... elas querem ser muito iluminadas, muito “evoluídas” e desprezam, muitas vezes com arrogância, aqueles que julgam estar no erro, que julgam serem pessoas que vivem na “infância espiritual”.

É interessante como elas não se dão conta do quanto são arrogantes, pois na realidade nenhuma parou para avaliar se aquele sistema que defende é assim tão seguro. Nenhuma parou com sinceridade para se perguntar se está errada, se o outro – o cristão – pode estar certo no fim das contas. É mais fácil se colocar numa posição de (falsa) superioridade e olhar para os “beatos” como coitadinhos ou como seres odiosos, quando estes os desafiam em suas crenças errôneas.

Elas elogiam os cristãos que – apostatando – dão razão às suas loucuras e que vivem de mãozinhas dadas repetindo que tudo é lindo, que todos são irmãos, que todas as religiões salvam, enfim, elas adoram quando uma padre ou um leigo qualquer valoriza a sua pseudo-doutrina ou valoriza algum de seus baluartes... mas não suportam a crítica, não abaixam a cabeça pedindo a Deus para mostrar se elas estão mesmo certas ou se, por um acaso, elas estão no caminho errado.

Enquanto não houver o mínimo de humildade elas continuarão a pensar que são superiores, que vão se elevar a mundos superiores e que nós cristãos somos uns idiotas fanáticos ou idiotas úteis (no caso dos apóstatas que dão ouvidos a tais falsas doutrinas). Enquanto elas não pararem de olhar para o próprio umbigo e não se dispuserem a estudar seriamente as objeções que são levantadas contra as suas crenças (como eu e muitos cristãos que conheço fizemos) seguirão de cabeça erguida talvez já pensando que estão a criar asas... Mas quem caminha de nariz em pé termina caindo no buraco.

__________________________
*(Santo Afonso de Ligório. Preparação para a morte.
Edição PDF. Página 126)

quinta-feira, novembro 18, 2010

Blog novo sobre namoro

0 comentários





Visitem o blog Jovens e Namoros, com textos sobre o namoro do ponto de vista católico.
Pelo que vi até agora está muito bom.



Recomendo uma visitinha.

quarta-feira, novembro 17, 2010

As marcas da vinda do Anti-Cristo

0 comentários
Por São Boaventura



“Estas são as marcas da vinda do Anti-Cristo:
Quando os velhos não tiverem nem bom senso nem prudência,
Quando os cristãos estiverem sem fé,
Quando o povo estiver sem amor,
Quando os ricos forem sem misericórdia.
Quando os jovens não tiverem respeito,
Quando os pobres forem sem humildade,
Quando as mulheres tiverem perdido o pudor,
Quando, no casamento, não houver mais continência,
Quando os clérigos forem sem honra e sem santidade,
Quando os religiosos não tiverem verdade nem austeridade,
Quando os bispos não se inquietarem de sua administração e não tiverem piedade,
Quando os mestres da terra não tiverem misericórdia nem liberdade”.

segunda-feira, novembro 15, 2010

Novo blog: Esposa, Mãe e Rainha do Lar

4 comentários
vida

Novo blog sobre a vocação matrimonial, voltado para moças católicas, solteiras ou casadas. Transcrições diárias do livro As Três Chamas do Lar, do padre Geraldo Pires, C.Ss.R., 5a edição, ed. Vozes, 1948. Linguagem informal e simples de assuntos de extrema relevância para o casamento:


sexta-feira, novembro 12, 2010

A alma presa ao sabor do prazer

2 comentários




"A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação.” (São João da Cruz)
.
Mensagem difícil de ser compreendida nos dias de hoje, em que vivemos atrás de novidades, em busca de prazer, fugindo de toda e qualquer dor, querendo felicidade a qualquer custo.
.
O mundo pede que vivamos na busca pelo prazer e na fuga da dor. As pessoas então confundem o prazer com felicidade e a dor com tristeza, daí porque se torna mais difícil compreender a mensagem cristã que prega que a verdadeira felicidade não se encontra nas coisas que passam e que a dor pode ser motivo de alegria. Mas isso é realmente difícil de compreender.
.
Ao passo em que se vive a vida cristã o ser humano vai aprendendo que a busca pelo prazer pode se tornar uma prisão. Por isso também o jejum e a mortificação são tão importantes. Ao passo em que nos acostumamos à privação, mesmo que seja pequena e por curto espaço de tempo - como deixar de comer carnes às sexta-feiras - vamos nos dando conta de que podemos viver bem com menos e podemos nos desprender mais das coisas terrenas, mundanas. Sendo assim a oração fica menos difícil e a meditação começa a fluir. A sensação de liberdade aumenta ou começa a aparecer.
.
Em um mundo tão corrido como o de hoje é realmente muito difícil parar para se exercitar na contemplação. Mas não é impossível. E se buscarmos ir nos desprendendo dos prazeres, cada um no seu ritmo e de preferência guiado por um bom diretor espiritual, poderemos entender na prática frases como esta da grande São João da Cruz.
.

quarta-feira, novembro 10, 2010

Ajuda a Editora Sétimo Selo

2 comentários

vida

Olá amigos leitores, ficamos sabendo que a Editora Sétimo Selo que tem nos brindado com excelentes publicações, está com muitos ótimos livros parados em estoque. Sabemos que infelizmente nada funciona sem a colaboração dos amigos e irmãos-de-armas. Como sabem, a Editora Sétimo Selo, para se manter operacional, precisa da colaboração de todos. Entre em contato com o Sidney e veja quais são as obras que estão "paradas" e se você ainda não adquiriu seu volume adquira na próxima oportunidade.


E-mail da editora: sidney@edsetimoselo.com.br


Fonte: Adversus Haereses

segunda-feira, novembro 08, 2010

Como você estará após a morte?

3 comentários


Fiquei impressionada com os relatos sobre as Almas do Purgatório que vi no post do blog “A Católica”.

Ela transcreveu alguns relatos impressionantes do livro “Conversando com as Almas do Purgatório”. Fiquei com vontade de ler o livro e ainda mais propensa a fazer orações e sufrágios por estas almas!

Leia o post dela e faça bom proveito.


Ah! E lembre-se de orar pelas Almas do Purgatório!