sábado, abril 20, 2013

Comentários Eleison: Levante da Resistência



Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCI - (301) 20 de abril de 2013

LEVANTE DA RESISTÊNCIA


Outra jornada de três semanas no lado ocidental do Oceano Atlântico permitiu que eu visse que a resistência ao colapso da Fraternidade Sacerdotal São Pio X no abraço a Roma apóstata está se levantando, mais em qualidade do que em quantidade (mas à qualidade Católica segue a quantidade Católica, e não o contrário). Os Tradicionalistas vêm sendo deliberadamente mantidos no escuro quanto ao que está acontecendo entre a Fraternidade e Roma, mas, ao descobrirem o quanto a verdadeira religião Católica está sendo ameaçada, então uma série de bons homens têm passado a reagir com seriedade e resolução.
A primeira comunidade de todas que visitei foi a do padre Jahir, com uma dúzia de religiosos no norte do Brasil, perto da cidade de Salvador, onde o Pe. Jahir foi pároco por muitos anos. Tendo fugido da Neo-Igreja, ele vê a situação da Neo-Fraternidade muito claramente. Ele fundou sua própria comunidade na Fé verdadeira, e é fácil imaginar vários de seus homens tornando-se dentro de alguns anos valentes sacerdotes que irão guardar essa Fé. Eu dei a um deles a Tonsura e as duas primeiras Ordens Menores, e depois segui para o sul para visitar outro padre brasileiro a tornar-se famoso por sua adesão firme à Tradição, tal como o Arcebispo Lefebvre a compreendia.
O Beneditino Dom Tomás é Prior do Mosteiro nas montanhas perto de Nova Friburgo perto do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1980 por Dom Gérard como um desdobramento do Mosteiro Beneditino Tradicional que Dom Gérard também havia fundado na França em 1970, com o incentivo e apoio do Arcebispo Lefebvre. No entanto, quando o Arcebispo consagrou bispos em 1988, Dom Gérard rompeu com ele, levou seu mosteiro para a Neo-Igreja, e cruzou o oceano para fazer o mesmo com o mosteiro brasileiro.
Aqui ele deparou com a resistência de Dom Tomás, que ainda era apenas um jovem monge, mas que antes de se tornar um monge tinha aprendido em profundidade de um famoso leigo católico brasileiro, Gustavo Corção, sobre o erro da Neo-Igreja. Com a ajuda de bons leigos e com o apoio do Arcebispo Lefebvre, Dom Tomás levantou-se contra Dom Gérard e salvou o Mosteiro para a Tradição. Com tal conflito em seu passado, não é surpreendente que Dom Tomás também veja muito claramente a situação tanto da Neo-Igreja quanto da Neo-Fraternidade. Em uma tenda montada do lado de fora da pequena igreja do Mosteiro para os visitantes extras para as cerimônias da Semana Santa, celebramos com alguns sacerdotes, mas com todos os elementos essenciais, a Consagração dos Santos Óleos na Quinta-feira Santa. Estes Mosteiros agora podem prover os sacerdotes por este ano em particular, provisão que pode ser cortada pela Neo-Fraternidade.
Então eu voei para o norte para visitar mais três centros da Resistência sendo lançados nos EUA pelos corajosos padres Joseph Pfeiffer e David Hewko. Perto de Connecticut, em Nova Jersey e em Minnesota eu pude fazer Crismas e conferências para os católicos que desconfiam do que está acontecendo na Neo-Fraternidade. Eles fizeram boas perguntas, merecedoras de respostas verdadeiras.
Boas notícias para os benfeitores na Eurolândia: a Iniciativa St. Marcel tem, até que enfim, uma forma de receber em euros. Preencha um cheque para “Institut Culturel St Benoit” (não se preocupe com o nome), e mande para o Institut Culturel St Benoit, BP 60232, F78002 Versailles Cedex. Ou faça um depósito bancário dentro da França para o seguinte RIB: 20041 01012 6704149J033 09; de fora da França para o seguinte IBAN: FR85 2004 1010 1267 0414 9J03 309. Através da I.C.S.B. as doações vão certamente chegar à Iniciativa St. Marcel, que acaba de ser capaz de dar ajuda, muito necessária, para o Mosteiro de Dom Tomás. Ele agradece a todos os que têm contribuído.

Kyrie eleison.