domingo, janeiro 19, 2014

Comentários Eleison: Boas Novas

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXL (340) - (18 de janeiro de 2014): 


BOAS NOVAS

  
           A primeira parte das boas novas é que a casa Rainha dos Mártires no sudeste da Inglaterra vai ser comprada nesses próximos dias. A princípio o valor da compra parecia estar fora de alcance, mas com duas chamadas telefônicas para dois benfeitores: um francês e um norte-americano, foram levantados prontamente dois quintos e outro quarto, respectivamente, da soma necessária, e de repente a compra tornou-se novamente viável. Outra sétima parte veio dos muitos benfeitores da Iniciativa São Marcel, eu esvaziei muitos de meus cofrinhos, e com um benfeitor asiático finalmente a quantia necessária foi alcançada.
Muito obrigado a cada um de vocês que contribuíram, pois mesmo as menores doações não devem ser de modo algum desprezadas. Deus não olha apenas para a quantidade. Talvez apenas quando Ele veja viúvas caridosas o suficiente para oferecer suas pequenas esmolas de viúva (Lc 21, 1-4) é que Ele inspire os benfeitores que são capazes de fazer grandes doações. Com Deus, o espírito dirige a matéria, e não o contrário. Mas façam, por favor, orações pelos três benfeitores mencionados acima, com quem nós todos estamos em dívida. Eu penso especialmente que a casa pode servir de refúgio para os padres que a visitem, como um oásis de sanidade. 
Pois bem, a segunda parte das boas novas é que a traição da Fé pelos líderes da Neo-Fraternidade Sacerdotal São Pio X está se tornando pouco a pouco mais clara para os padres da FSSPX. Um a um, alguns dos melhores deles têm sido alienados e então excluídos pela Neo-Fraternidade. Ela insinua que eles estejam saindo por si mesmos, ou por razões puramente pessoais, ou que eles estejam sendo expulsos por desobediência. É claro que esses traidores do Quartel General da FSSPX nunca irão admitir que é a sua própria traição que está provocando o afastamento desses padres. No entanto, um padre após o outro tem declarado que seu problema com a Neo-Fraternidade é um problema de doutrina: os documentos oficiais da FSSPX de 15 de abril e de 14 de julho de 2012, e o de 27 de junho de 2013 demonstram que os líderes da Neo-Fraternidade estão abandonando o glorioso combate pela Fé de Monsenhor Lefebvre em troca de um prato de lentilhas conciliar.
Assim, na América do Sul um Prior capaz e devoto da FSSPX se recusou a assumir o novo posto designado obviamente para controlar e silenciar sua oposição à traição do Quartel-General, e ele escreve para o Superior de seu Distrito que sua recusa se dá por razões puramente doutrinais. Na Áustria, um antigo Prior, também fiel e que muito tem sofrido, dá cinco sérias razões para seu afastamento da FSSPX, e tudo o que o Primeiro Assistente se presta a responder é que suas razões não são “dignas de consideração”. Sobretudo na França, um grupo de sacerdotes se reuniu e emitiu uma declaração pública de obediência à base doutrinal de Monsenhor Lefebvre, e colocou seus padres à disposição de pais que precisem dar boa educação aos seus filhos, de jovens que necessitem de formação para o sacerdócio e de almas com necessidade de sacramentos. Tem havido falta de tempo para que os padres na França comecem a reagir, mas a reação deverá ser tanto mais firme quanto mais lenta. Monsenhor Lefebvre gostava de dizer o provérbio francês que diz que o tempo não respeita nada que seja feito sem ele.
Tenham paciência, caros leitores. Deus não tem pressa, nem Dele se zomba (Gl 6, 7). Se os desviados da FSSPX tentam consolar a si mesmos achando que os padres que saem ou que são excluídos representam apenas uma pequena minoria do total de 500 padres na Fraternidade, quão pouco eles compreendem o poder da verdade! Eles o abandonaram, e ele os está abandonando – inexoravelmente. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Kyrie eleison.