Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXLVI (356) - (10 de maio de 2014):
NOVAS ORDENAÇÕES I
Deveriam
os sacerdotes ordenados com o novo rito de Ordenação de 1972 ser
condicionalmente reordenados com o antigo e seguramente válido rito de
Ordenação? A doutrina católica sobre a validade dos sacramentos é clara, mas os
ritos sacramentais da Neoigreja parecem ter sido formulados para que cheguem
gradualmente à invalidez (ver CE 121 de 31 de outubro de 2009). O
“gradualmente” é o problema. Em qualquer caso, quão avançado se estava nesse
processo gradual na ocasião da ordenação? Talvez só Deus saiba com certeza. Mas
vamos começar pela doutrina clara.
Pode-se
dizer que um sacramento católico envolve cinco elementos: o Ministro, a Intenção,
a Matéria e a Forma, que são essenciais para a validade, e o Rito em torno da
Forma, que pode ser importante para a validade por sua influência súbita ou gradual
sobre a Intenção do Ministro. Para as Ordenações sacerdotais, o Ministro
deve ser um bispo validamente consagrado; a Intenção é sua intenção sacramental
(não moral) de ordenar, de fazer o que a Igreja faz; a Matéria é a imposição
de suas duas mãos sobre a cabeça do homem que está a ser ordenado (as mulheres
não podem ser validamente ordenadas para o sacerdócio de Cristo); a Forma
é a fórmula crucial ou séries de palavras no rito que expressam a atribuição do
sacerdócio; o Rito é todas as outras palavras em torno da Forma, e prescritos
no rito cerimonial de Ordenação.
No
novo rito de Ordenação, se ambas as mãos estão impostas sobre a cabeça, a Matéria
não é problema. A nova Forma em latim tem, na verdade, mais força para a
validade do que a antiga Forma em latim (devido ao “et” ao invés de um “ut”),
mas as traduções vernáculas precisam ser verificadas para que se tenha certeza
de que expressam claramente a graça do sacerdócio por ser conferido. A maioria
delas certamente é. Os problemas reais de validade surgem com o Ministro e a
Intenção, devido à erosão gradual da Intenção católica por causa dos novos
Ritos acatólicos.
Pois
que, quanto à Intenção, qualquer bispo hoje, ao ordenar um sacerdote,
corretamente intenciona fazer o que a Igreja atual faz, tudo bem; mas o que é
isso em sua mente? O que é um sacerdote na Neoigreja? Não está o renovador de
outrora do Sacrifício do Calvário pela Presença Real sendo de modo lento, mas também
constante, substituído pelos coordenadores atuais dos piqueniques eucarísticos?
Quão avançado estará esse processo em qualquer diocese do mundo? Teria esse ou
aquele bispo em mente um sacrificador ou um “piqueniqueiro” a representar o que
a Igreja faz? O comportamento exterior do bispo ordenante indicará sua
Intenção, mas só Deus pode saber com segurança. Certamente, muitos dos novos
Ritos de Missa se inclinam em direção ao “piqueniqueiro”, e o novo Rito de
Ordenação em torno da Forma só poderá ajudar, pela severa diminuição de seu
conteúdo católico, a minar gradualmente a Intenção sacramental de um bispo
ordenante.
E
em relação ao Ministro, se o bispo ordenante foi ele mesmo consagrado bispo com
o novo rito da Consagração, vamos assumir que a ambigüidade da nova Forma de
consagração tenha sido suprimida pelas palavras imediatamente seguintes; não
obstante, devem surgir dúvidas como as supramencionadas em relação à Intenção
do bispo que consagra: ele considera, e assim tem como sua Intenção, que aqueles
que a Igreja de hoje consagra são realizadores de Sacrifício ou de piqueniques?
Tais questões carecem frequentemente de respostas claras.
Em suma, se eu
fosse Papa, penso que pediria a todos os padres ou bispos ordenados ou
consagrados com os ritos “renovados” que fossem condicionalmente reordenados ou
reconsagrados, não porque eu acreditasse que nenhum deles fossem verdadeiros
padres ou bispos, pelo contrário, mas porque quando se trata dos sacramentos,
todas as dúvidas sérias devem ser removidas, e esse seria o modo mais simples
de remover todas as dúvidas possíveis. A deterioração da Neoigreja em relação
aos sacramentos não pode ser deixada de lado.
Kyrie eleison.
Precisaria um sacerdote da
Neoigreja de uma reordenação?
Só uma resposta incerta se obtém
da Neoigreja, por seu gradual estado de deterioração.