sábado, outubro 26, 2013

Comentários Eleison: A Queda da FSSPX

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXXVIII – (328) – (26 de outubro de 2013): 

A Queda da FSSPX


Para a Glória de Deus e pela salvação das almas é essencial analisar por que, nas atuais circunstâncias, um fim ameaça os 40 anos gloriosos de defesa da Fé pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Um artigo e uma carta escritos recentemente podem ajudar nesse sentido: um artigo que analisa a queda da Fraternidade, e uma carta com uma nota de esperança com o modo pelo qual ela pode se reerguer.

O artigo apareceu na internet em francês (ver “Um Évêque se lève”). Depois de ler um livro sobre utopismo na educação moderna, que compara este com o mesmo sonho irreal na política moderna, o autor do artigo descobriu que o mesmo padrão em seis estágios poderia ser aplicado à FSSPX. Em primeiro lugar, o padrão: 1. Uma recusa da natureza humana como um dado para se trabalhar com, e não contra. 2. Um sonho de fabricar a criança/homem completamente nova. 3. A exclusão das estruturas naturais da família/sociedade. 4. O total remodelamento da criança para gerar uma nova sociedade perfeita. 5. Os resultados desastrosos, apesar de todas as boas intenções iniciais – 6. Crianças ignorantes e perversas, e uma sociedade em apostasia e fazendo guerra contra Deus.

Em segundo lugar, a aplicação à FSSPX: 1. A recusa da realidade da crise sem precedentes na Igreja. 2. O sonho de fabricar uma reconciliação entre a Igreja Conciliar e a Tradição. 3. A exclusão da interação natural entre os líderes e liderados. 4. Um total remodelamento da autoridade católica para se impor o sonho (na educação, na política ou na FSSPX, quando o sonhador se confronta com a dura realidade, ele é obrigado a usar todas as forças que tem à disposição para esmagar a realidade – seu sonho é muito mais amável). 5. A desastrosa stalinização da FSSPX resultante, apesar de todas as piedosas intenções. 6. Perda do espírito de luta, o que tende a conduzir à completa perda da Fé.

A carta que me chegou por e-mail segue as mesmas linhas gerais da análise, mas acrescenta uma nota de esperança. O Papa Francisco e o Bispo Fellay, por serem quem são (ambos utópicos, pode-se acrescentar), fazem o autor da carta pensar que o acordo entre Roma e a FSSPX certamente ocorrerá, e que a resistência será reprimida. Ele acha que, se a FSSPX cair, terá sido por subestimar os leigos e por subempregá-los para ajudar a estabelecer na Fraternidade o Reinado Social de Cristo Rei. A FSSPX precisa apenas restabelecer-se com os leigos para trabalhar por esse Reinado, e – aqui está a nota esperançosa – assim ela irá reunir e fortalecer todos os tipos de católicos que têm mantido a Fé apesar de tudo o que eles têm sofrido nos anos recentes, vindos do Novus Ordo, da Ecclesia Dei, dos Franciscanos da Imaculada, e de qualquer outro lugar. Assim, conclui o escritor da carta, “a FSSPX, pela ação daqueles fieis remanescentes, não irá mergulhar no caos, muito pelo contrário”.

De minha parte, apesar de concordar que o clericalismo (subvalorizando os leigos) tenha sido um aspecto do problema da FSSPX, não acho que seja a raiz do problema. Penso que a raiz tenha sido, antes, o generalizado voltar-se para o homem ao invés de para Deus (cf. Jer. XVII 5, 7), uma queda longe de estar restrita à FSSPX, com a conseqüente perda da verdade e falsidade objetivas, e do bem e do mal objetivos. Contudo, eu concordo com a visão do escritor da carta no tocante a uma nova aliança ser formada, em algum momento do futuro, de verdadeiros católicos vindos de todos os cantos da Neo-igreja e da Igreja, para levar adiante a Fé Católica (cf. Mt XIX, 30). Possa a FSSPX despojar-se de seus atuais problemas e passar a desempenhar um papel de liderança, ou melhor, um humilde papel nessa aliança.


Kyrie eleison