Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCLII (352) - (12 de abril de 2014):
TURNÊ FRANCESA
Mais boas notícias, desta vez da
França. Novamente virão em pouca quantidade, mas com muita qualidade. Um pequeno
grupo de bons sacerdotes está a se reunir e a tomar medidas a fim de assegurar
que a Fé continuará a ser defendida conforme as linhas estabelecidas por
Monsenhor Lefebvre, evitando o sedevacantismo, à direita, e o conciliarismo – em
cima. O QG da FSSPX seguirá a desarmar seus seguidores, enquanto um restante de
felizes sacerdotes continuará a se fortalecer com a verdadeira religião, enquanto
aguarda a próxima etapa, a de sua perseguição.
Foi
isso o que observei em minha quarta turnê de palestras iniciadas no último
outono nos centros na França, onde os leigos estão interessados na doutrina
antiliberal dos Papas católicos desde Pio VI (1717-1799) até Pio XII
(1876-1958). Essa doutrina não era nova, mesmo no início do século e meio no
qual foi explicitada. Ela era apenas aquela parte particular do ensino
atemporal da Igreja que precisava ser atualizada desde o momento em que a ordem
social cristã do século XV foi solapada e suplantada pela Revolução Francesa de
1789.
Essa
Revolução foi o liberalismo maçônico em guerra contra Deus, visando a derrubar
o trono e o altar. Desde então os tronos católicos passaram a ser virtualmente
derrubados pela “democracia”, enquanto os altares católicos foram virtualmente
derrubados pelo Vaticano II por meio da conversão à religião do homem concretizada
pelo Concílio. Monsenhor Lefebvre, contudo, apegando-se à religião de Deus,
desejava que seus seminaristas estivessem completamente familiarizados com a
doutrina contrarrevolucionária da Igreja a fim de saberem como manter a sua
posição católica no meio de um mundo liberal. Segue-se que os colegas leigos
católicos que vêem como a Fraternidade Sacerdotal São Pio X de Monsenhor vem
sendo astuciosamente transformada em uma Neofraternidade, estão interessados
nas Cartas Encíclicas dos Papas dos 150 anos anteriores ao Vaticano II. Na
primeira de minhas quatro turnês de palestra houve cinco paradas. Na última,
entre o fim de março e início de abril, houve nove, e existe o risco de
surgirem mais convites. Mais e mais colegas leigos franceses estão acordando
para o modo como a Fraternidade vem sendo induzida ao erro.
Infelizmente,
são muitos os sacerdotes da FSSPX que continuam fascinados por um tal mestre da
sedução perdido em seu sonho mundano. Encontrei alguns deles nessa última
turnê. Eles são, sem dúvida, bons homens, têm sido bons sacerdotes, têm seus olhos
abertos e vêem muitas coisas; mas quando voltam a ser expostos àquele sedutor,
sua visão é ofuscada e sua vontade é inibida. O verbo grego “diaballein”, de
onde vêm as palavras “diabólico” e “diabo”, significa: virar de cabeça para
baixo, cair em confusão.
Esses
sacerdotes confusos contrastam com a meia dúzia mencionada acima que está a ver
claramente e a tomar atitudes em relação ao que vêem. A tensão pela qual eles
foram torturados enquanto tentavam se manter leais aos líderes diabólicos é
coisa do passado. Eles estão serenos, e felizmente se puseram a fazer planos
para dar continuidade ao trabalho de Monsenhor Lefebvre. O Padre de Mérode,
ordenado há muitos anos, e que decidiu deixar a FSSPX, comprou uma casa em Lourdes
e está comprando outra no sudoeste da França. Elas servirão de base para um
apostolado das muitas almas interessadas na região, e como refúgio para padres
que precisem de um lugar para se restabelecer. Eu posso acrescentar que encontrei
uma alma venerável em Lion que está oferecendo um estúdio seu naquela cidade
para qualquer sacerdote que, semelhantemente, esteja procurando por um teto.
Também a Casa da “Resistência” em Broadstairs, na Inglaterra, já está aberta e
pode receber a visita de sacerdotes. Um já esteve por lá. Discrição garantida.
Mesmo de fora, Monsenhor, de tua Fraternidade
desviada,
Tua nobre obra segue fiel ao
intento pelo qual foi criada.
Kyrie eleison.