domingo, novembro 16, 2014

Comentários Eleison: História Interna - V

Comentários Eleison – por Dom Williamson
 CCCLXXXIII  (383) - (15 de novembro de 2014): 

HISTÓRIA INTERNA – V


Três bons jovens foram arrastados para o gelado lago mortal. 
Demos atenção a Nossa Senhora até nosso suspiro final.    

            Na ocasião em que o plano de Dom Fellay para salvar em longo prazo a Fraternidade Sacerdotal São Pio X e a Igreja – a saber, a reconciliação por meio de uma fusão entre a Tradição e o Concílio – foi por água abaixo em janeiro de 2009 pela ação da publicidade mundial mediante as opiniões totalmente “politicamente incorretas” de um colega da FSSPX, alguém poderia até ter simpatizado com ele, se a tal fusão não fosse um sonho impossível. Mas a própria religião católica de Deus se mescla com sua imitação conciliar, “fruto do trabalho de mãos humanas”, como o óleo se mistura com a água, ou a verdade com a falsidade. Os católicos cuja memória consegue remontar o ano de 1988, porém, poderão se lembrar de Dom Lefebvre a taxar qualquer esforço nesse sentido como “Operação Suicídio” para a FSSPX; suicídio primeiramente para a FSSPX, mas também para o que quer que a FSSPX tenha feito pela Igreja Universal.

            Eis porque os católicos de mente esclarecida deram um grande suspiro de alívio quando, naquele mês, a Providência usou os inimigos da Igreja e sua grande mídia mundial a fim de torpedear os esforços conjuntos de Bento XVI e Dom Fellay para fundir o Concílio e a Tradição. E tais católicos puderam ter uma dramática mas discreta confirmação da Providência de que eles estavam a pensar corretamente.

            O “levantamento” por Bento XVI das “excomunhões” de 1988 dos quatro bispos da FSSPX declaradas por Roma imediatamente após suas sagrações, foi diretamente atribuído por Dom Fellay, em público, à intervenção de Nossa Senhora, graças à segunda Cruzada do Rosário da FSSPX no fim de 2008. No entanto, ela havia dito a ele por meio de sua mensageira no início do mesmo ano que, se a Cruzada não fosse dessa vez realizada na intenção da Consagração da Rússia, ela usaria os rosários rezados para algum outro propósito. Ora, se essas mensagens são verdadeiras, o Céu não poderia ter aceito tão gentilmente que Cruzada tenha sido manipulada pela política da Igreja na celebração em Lourdes do Jubileu da FSSPX em outubro de 2008.

            De qualquer modo, quando em 11 de fevereiro de 2009, três semanas depois do “levantamento”, seminaristas da casa-mãe da FSSPX em Écône, na Suíça, estavam fazendo uma excursão recreativa nas montanhas próximas, três deles foram pegos por uma avalanche, arrastados pela encosta abaixo e afogados em um lago gelado da montanha. E o que é o 11 de fevereiro? É o dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes.

            Mera coincidência? Ou o Céu a falar através de eventos, a apontar uma simples correspondência entre a história interna dessas mensagens e a história externa da primeira das duas Cruzadas de Rosário? Os leitores que julguem por si mesmos. Se eles estão convencidos de que a Neofraternidade está no caminho certo quando busca a aprovação oficial da Neoigreja, não terão dificuldade em descartar essa série de mensagens supostamente do Céu como mais uma “revelação privada” que não merece consideração séria. Por outro lado, se para seu juízo tanto a Neofraternidade quanto a Neoigreja estão no caminho errado, então fará sentido que, por estar o mundo na iminência de um desastre inimaginável após ter negligenciado a Consagração da Rússia, Nossa Senhora tenha feito mais uma tentativa de obter essa Consagração por meio das orações lançadas pela FSSPX.    

            Não é que a FSSPX tenha sido sempre a salvação da Igreja, mas se suas orações fossem corretamente direcionadas, então, tal como Nossa Senhora deu a entender à sua mensageira, ela poderia ter conseguido de seu Filho as graças necessárias para obter essa Consagração, e por esta ela poderia ter salvo a FSSPX, a Igreja e o mundo. Mas não faz sentido agora “chorar pelo leite derramado”; pratique-se a devoção dos Primeiros Sábados, especialmente por amor a Nossa Senhora. Ela não desistirá de tentar nos salvar.


Kyrie eleison.