sábado, fevereiro 13, 2016

Comentários Eleison: "Explosão" aproximando-se



Comentários Eleison - por Dom Williamson
 CDXLVI (446), 30 de janeiro de 2016: 

“EXPLOSÃO” APROXIMANDO-SE


A música de Beethoven, em explosão por três dias,
Deverá chocar, consolar, iluminar e assombrar.

A música está gravemente mal compreendida, e seu poder seriamente subestimado pelos liberais. Eles ainda são suficientemente humanos para aproveitar uma música ou outra, logicamente de má qualidade – e para constatar o quanto a música importa para as pessoas, tente apenas dizer a elas que a que apreciam é de má qualidade. Mas, de qualquer forma, a ideologia subjetivista dos liberais, segundo a qual o homem é o senhor da realidade (até e incluindo o Todo-Poderoso), faz com que eles neguem que haja alguma coisa objetiva sobre a música. Então, para os liberais não há tal coisa como um compositor que usa certos meios para alcançar certos fins, e não se pode dizer que uma peça ou tipo de música seja “melhor” que outra. A música, eles dirão, é puramente uma questão de humor ou gosto do ouvinte – “A beleza está nos olhos de quem vê”, e a música horrivelmente discordante é tão “boa” quanto a música mais famosa do passado.

            É claro que tais liberais estão completamente errados. Um provérbio chinês diz que “quando o estilo da música muda, os muros da cidade tremem”, uma verdade amplamente ilustrada pelo advento da música Rock nos anos cinquenta e sessenta. Platão conhecia tão bem a influência moral da música para o bem ou para o mal, que em sua República ideal certos tipos de música teriam sido proibidos. Ai dos pais de hoje que não se importam com o tipo de música que seus filhos estão ouvindo! “É apenas música”, dirão, e agindo assim eles merecerão perder suas crianças para os Flautistas de Hamelin do Rock. A música é sumamente importante, e é objetiva em sua natureza – não é do senso comum que toda a música militar e nenhuma canção de ninar enfatizará o ritmo? Mas de que importa para os liberais o senso comum? Eles fazem o possível para eliminá-lo. Ele é muito real para o seu sonho.

            Um ponto de inflexão maior nos tempos modernos entre o reconhecimento e a recusa do homem da ordem objetiva da realidade plantada por Deus em toda a Sua obra foi a Revolução Francesa (1789-1794). Como Beethoven viveu no contexto desta Revolução e deu a ela sua excepcional expressão musical, algumas de suas obras mais conhecidas podem ser usadas para ilustrar claramente certas verdades objetivas referentes à música. De Haydn e Mozart ele herdou a ordem objetiva do século XVIII. Para seus sucessores, foi principalmente Beethoven quem legou a crescente desordem musical (não sem suas belezas) do século XIX, que foi seguida pelo caos musical e desintegração (com exceções) da supostamente “séria” música dos séculos XX e XXI. Beethoven pode então ser chamado de avô ou bisavô do Rock. Essa afirmação pode chocar tanto um amante qualquer da obra de Beethoven que é preciso imediatamente amenizá-la dizendo que foi necessário um grande músico para iniciar o processo de destruição da música.

            Aproxima-se rapidamente – de 19 a 21 de fevereiro – a “Explosão de Beethoven”, que ocorrerá aqui em Broadstairs a partir das 18:00h da sexta-feira até o meio dia do domingo. Um jovem pianista americano que pode ler e tocar prontamente todas as 32 sonatas para piano e as versões de Liszt das nove sinfonias para piano a duas mãos, ofereceu-se para tocar muitas sonatas, tantas quantas puderem ser tocadas em um fim de semana, junto com excertos das sinfonias escolhidas para ilustrar como opera a natureza da música clássica, particularmente em Beethoven. A ideia da “Explosão” foi originada em pura autoindulgência, mas ocorreu a tentação de abri-la a qualquer um que apenas goste de ouvir a música (o que já deverá ser uma festa em si mesma para os amantes de Beethoven), ou que também queira aprender por que os liberais estão tão errados, tanto na música como em tudo mais.

            Então, se alguém estiver interessado, além dos leitores que já estão inscritos, que venha no período mencionado acima. As pousadas de Broadstairs fora de estação podem ser encontradas na Internet; e se você nos avisar quando planeja vir, poderemos providenciar almoço e jantar na casa. Em todas as coisas, que Deus seja servido.

Kyrie eleison.