Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCLIX (659) - (29 de fevereiro de 2020):
FRUTOS DE VALTORTA
Pode ser do diabo a
oposição feroz que o Poema padece,
No entanto, o número
de seus leitores só cresce.
Nosso Senhor
Jesus Cristo nunca esperou que suas ovelhas fossem, e menos ainda que elas fingissem
ser, grandes teólogos, mas esperou que elas tivessem bom senso suficiente para
poderem julgar por seus frutos alguém ou algo que viesse a confundi-las. “Por
seus frutos os conhecereis” – MT. VII, 15-20. Ora, as obras de Maria Valtorta (celibatária
italiana acamada, 1897-1961), especialmente seu Poema do Homem-Deus
(1943-1947), são altamente controversas, sendo seus defensores tão entusiasmados
quanto os seus atacantes são violentos. Então, quais são os frutos delas? Aqui
está um testemunho recebido recentemente pelo editor destes
"Comentários", adaptado como de costume para o presente número:
Gostaria de compartilhar com vocês minha
surpresa com o Poema do Homem-Deus, de Maria Valtorta, depois de minha paciente
leitura de todos os dez volumes, e depois de discutir com o editor dos livros e
com os escritores que apoiam Maria Valtorta. Eu já tinha ouvido o senhor
citando essa mística italiana em particular, mas o ataque ao Poema pelo Pe. H.
e a subsequente estigmatização daquele pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X
me fizeram esperar dez anos antes de lê-lo. No entanto, a Providência
finalmente colocou em minhas mãos uma cópia desta versão tão detalhada do
Evangelho e de uma biografia de Maria Valtorta, que eu li cuidadosamente, com
lápis na mão para fazer anotações. Após cinco meses de trabalho duro, fiquei
surpreso ao descobrir o quão ortodoxos são os dez livros e quanto bem eles fizeram à minha alma e a toda minha família.
Existem dominicanos que os condenam. Eu acho
isso lamentável. Eles realmente os leram? Sinto-me como se fosse um tabu falar
sobre isso abertamente. Também estudei tudo sobre como a obra surgiu (foi
aprovado por Pio XII), e considero injusto o modo como os tradicionalistas
colocaram essa nobre alma vítima em juízo e a condenaram. Temo por seus
críticos por não acharem que suas revelações não sejam verdadeiramente de Nosso
Senhor e não sejam destinadas ao nosso próprio tempo.
Os números anteriores de seus “Comentários”
de 2011 e 2012 sobre o “Poema” são um verdadeiro consolo para alguém como eu,
que sente como se estivesse cometendo uma falta quando usa como alimento
espiritual diário “O Evangelho, como me foi revelado” (o título alternativo do
poema). Temos uma variedade de versões desta monumental Vida de Jesus: não apenas
os dez volumes completos para adultos, mas também belos livros ilustrados para
crianças a partir dos oito anos de idade e uma versão simplificada para
crianças de 13 anos. O resultado é que toda
a família está unida nessas páginas luminosas sobre o Homem-Deus e Suas
relações com o mundo, com Sua Mãe e, sobretudo para os nossos tempos, com Judas
Iscariotes. Suas relações com os outros onze apóstolos, com as mulheres santas
e com Seus inimigos são igualmente edificantes.
Para entender a Paixão da Igreja de hoje,
sofrendo e morrendo pelas mãos de seus próprios ministros, é particularmente
útil comparar o caráter moderno e a natureza liberal de Judas, traidor da
Igreja tal como se retrata no Poema, com nossos próprios clérigos conciliares,
mas também acrescentaria com o "cristão" liberal sonolento dentro de
cada um de nós. Pois, com efeito, o drama se desenrola não somente na cabeça da
Igreja, mas também através das famílias que renunciam à luta por viver de
acordo com o Evangelho, exatamente como se revelou à Maria Valtorta... (Aqui
termina o testemunho do leitor).
Para concluir,
o poema do Homem-Deus de Maria Valtorta é altamente controverso, mas não há por
que sê-lo. Por um lado, não está em pé de igualdade com os quatro Evangelhos ou
com as Sagradas Escrituras, nem foi declarado autêntico pela Igreja, nem é
necessário para a salvação, nem é do gosto de todos os católicos sérios, nem é
considerado como qualquer uma dessas coisas por qualquer católico em sã
consciência. Por outro lado, assim como no Sudário de Turim ou na Tilma de
Nossa Senhora de Guadalupe, as evidências surpreendentes da autenticidade do Poema
parecem aumentar com o passar do tempo. Ele colocou inúmeras almas no caminho
espiritual da conversão ou da perfeição em direção à salvação. E tem sido
calorosamente recomendado e aprovado por muitos católicos sérios, incluindo
teólogos e Bispos. Como disse Pio XII sobre o poema: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Kyrie eleison.
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