segunda-feira, novembro 05, 2018

Comentários Eleison: T.F.P. Sobre o Liberalismo

Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DXC  (590)  (3 de novembro de 2018)


T.F.P. SOBRE O LIBERALISMO




Não quererás a Deus? Então, é pelo caos que optarás,
A lei, a ordem, a decência... e o Céu: tu os perderás.


O que quer que tenham sido desde o começo – e ainda o são – as falhas da organização conhecida como T.F.P. (Tradição, Família, Propriedade), é um prazer dizer que ela está atualmente fazendo um bom trabalho nos Estados Unidos. Em uma circular regular (disponível em tfp@tfp.org), ela apresenta frequentemente breves ensaios sobre três pontos importantes para a compreensão de como a Fé Católica precisa funcionar no mundo demoníaco de hoje. Os ensaios não são muito profundos para que os leitores comuns o entendam, mas tampouco são superficiais. Podem não ser infalíveis, mas são reflexivos e cheios de bom senso, e geralmente abordam problemas importantes na Igreja e no mundo atual. Aqui, por exemplo, está um resumo de As Quatro Características da Mente Liberal que estão Destruindo a Sociedade, da carta da T.F.P. americana de cerca de um mês atrás:


O estado fragmentado e polarizado da sociedade atual é prova de que algo deu terrivelmente errado. Os conservadores frequentemente culpam de ruptura os ativistas liberais que trabalham na política e nos meios de comunicação, mas a atividade dissolvente destes liberais vem de toda uma mentalidade liberal, espalhada por toda parte. Quase todo mundo hoje aceita os princípios do liberalismo clássico consagrados na Constituição americana, mas moderados na época pela herança cristã dos Estados Unidos. Com essa herança sendo hoje amplamente repudiada, a total dissolução dos princípios liberais se mostra evidente, como não o era antes. Para ver de onde vem nosso caos, examinemos quatro características da mentalidade liberal.


1. A mente liberal está sempre afastando-se da verdade objetiva. Os liberais querem parecer mais compassivos e bondosos do que os “conservadores sem coração”, e por meio de meias verdades deslizam até o erro que em princípio não abraçaram. Por exemplo, os liberais podem-se opor ao crime em princípio, mas eles o promovem na prática, abrandando os criminosos, devido às supostas injustiças que os criminosos podem ter sofrido.


2. Para substituir a verdade objetiva desagradável e impessoal, a mente liberal está sempre procurando por opiniões subjetivas agradáveis, ou juízos pessoais, para confirmá-las em seu próprio modo de pensar e agir. Um clássico exemplo vem de uma decisão da Suprema Corte Americana de 1992, que justifica o aborto: “No coração da liberdade está o direito de definir nosso próprio conceito de existência, do significado do universo e do mistério da vida humana”.


3. A mente liberal sempre define erroneamente a liberdade como o direito de fazer o que quer que seja. Por essa definição, meros caprichos e fantasias podem finalmente prevalecer. Os liberais, então, duvidarão do que quer que contradiga seus caprichos, mas nunca do que os confirma.


4. A mente liberal está sempre desaprovando regras e leis que considera automaticamente restritivas. Na realidade, a lei consiste em preceitos razoáveis apresentados pela autoridade competente de qualquer sociedade como essenciais para o bem comum dessa sociedade. Mas os liberais se ressentirão mesmo com a roupa ou a gramática se considerarem suas regras restritivas demais! Assim, para substituir o verdadeiro Deus da Justiça, o Deus dos Dez Mandamentos, eles fabricam seu próprio deus, um deus de toda a compaixão, um deus de dez Recomendações.


Em resumo, todas as quatro características estão centradas no eu. Segundo o liberalismo, cada pessoa determina por si mesma o que é verdadeiro e falso, o que é certo e errado. Eis aqui onde a sociedade está ruindo.


Pois, com efeito, o liberalismo enquanto tal não pode criar uma ordem social ou uma sociedade, mas apenas um colapso social. Se sobreviveu até agora, isso é apenas pela sólida ordem cristã que herdou, e da qual ele é a dissolução. Os liberais dependem daquilo que destroem, e destroem aquilo de que dependem. Em 2018 eles estão se aproximando cada vez mais do caos. O liberalismo é intrinsecamente antissocial. Nenhuma sociedade pode estar formada por membros antissociais. O liberalismo só pode tornar as pessoas cada vez mais isoladas, solitárias e frustradas. Ele só pode fazer com que a vida humana se transforme cada vez mais em uma série de confrontos entre indivíduos sacrossantos.


Kyrie eleison


*Traduzido por Cristoph Klug.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.