Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCXXXVII (637) - (28 de setembro de 2019)
ROSMERSHOLM de
IBSEN
Os modernos
frequentemente conseguem captar a escuridão,
Mas, se perdem
Cristo, não têm luz então.
Henrik Ibsen
(1828–1906) foi um famoso dramaturgo norueguês, a quem frequentemente se
atribui o mérito de ser o pai mundial da dramaturgia moderna. Ele não era
católico, mas disse uma grande verdade, e Santo Agostinho disse uma vez que
toda a verdade pertence aos católicos (porque seu Deus é "o Caminho, a
Verdade e a Vida"). Por essa razão, os católicos podem, às vezes, apreciar
melhor do que os não católicos as verdades que os não católicos estão dizendo. A
grande verdade de Ibsen é que, mesmo na estreita e hipócrita Noruega do final
do século XIX, onde a vida e a alegria são sufocadas sob o peso das tradições
moribundas, o espírito humano ainda se levanta em protesto, e prefere inclusive
a morte à existência aprisionada em uma aparente falta de liberdade ou de
significado.
Ilustremos
esse protesto com um grupo de três peças de teatro posteriores de Ibsen, nas
quais ele passou do drama da sociedade moderna para o drama de pessoas
individuais. Rosmersholm (1886)
termina com o suicídio conjunto do herói e de sua amada. Solness, O Construtor
(1892) termina com o herói caindo para a morte de uma torre alta, cuja intenção
de escalar era primeiramente suicida. John
Gabriel Borkman (1896) termina com a morte do herói pelo frio em uma
escalada virtualmente suicida pela ladeira gelada de uma montanha. Mas em cada
caso o herói lutava pela liberdade do espírito humano contra um mundo que
sufocava esse espírito. Vamos dar uma olhada particularmente em Rosmersholm, cuja adaptação foi encenada
recentemente em Londres com grande sucesso. Ibsen vive!
Todo drama
precisa de um choque dramático, e o choque em Rosmersholm está entre, por um lado, o velho mundo da família
Rosmer e o lar, distinguido durante os últimos 200 anos por seus soldados e
pastores que deram o exemplo e lideraram toda a região, e, por outro lado, o
emergente novo mundo de emancipação e liberdade de todos esses valores antigos.
A figura central da peça é o último descendente da nobre família, John Rosmer,
antigo pastor, mas que perdeu a fé cristã e agora está dividido entre os dois
mundos. De um lado está o Dr. Kroll, um conservador de coração frio que tenta
salvar a Noruega do liberalismo invasor, mas cuja esposa e cujos filhos estão
tornando-se liberais. Do outro lado está o editor do jornal radical local,
Mortensgaard, que é no mínimo tão desprestigiado quanto Kroll em suas
tentativas de trazer Rosmer para o seu lado. O próprio Rosmer foi, na teoria,
conquistado para o novo mundo de alegria e liberdade pela encantadora jovem
Rebekka West, sua companheira platônica durante vários anos.
O drama chega
ao seu ponto culminante quando Rosmer conta a Kroll sobre sua perda de fé e sua
intenção de lutar em público pelos liberais. Kroll entra em ação, por meios
justos ou sujos, para impedir que Rosmer empreste sua pessoa e seu prestígio à
podridão. Sob pressão de Kroll, Rebekka percebe que, em sua luta para libertar
Rosmer de suas origens nobres, mas sufocantes, é na realidade esse passado,
Rosmersholm, que a venceu. No final, a única maneira de John e Rebekka
alcançarem tanto a nova liberdade como a antiga nobreza é se jogando juntos do
moinho de água de Rosmersholm. Em outras palavras, diz Ibsen, a velha nobreza
não tem alegria, o novo conservadorismo não tem coração, e a nova emancipação
não é melhor. Resta apenas a morte como saída, aparentemente a única afirmação
possível para o casal preso.
Isso tudo é
uma bobagem sombria, imprópria para os católicos de hoje? Não. É um retrato
realista do nosso mundo. Quando a fé morre, como acontece com Rosmer e com
bilhões de almas hoje em dia, então o conservadorismo (Kroll), em última
análise, não conserva nada, a esquerda (Mortensgaard) é tão boa quanto jogar
gasolina ateia em um fogo ateu, a emancipação (Rebekka) carece de resistência, e
o desejo liberal de morte assume o controle. Se se deseja ter vida, e tê-la com
mais abundância (Jo. X, 10), Rosmer deve reviver em si mesmo a fé de seus
antepassados verdadeiramente nobres, o que significa que ele deve retroceder
para além do melhor de seus antepassados protestantes até
os católicos que fizeram a Noruega cristã. Que Rosmer se converta em um
verdadeiro católico, e então Kroll, Mortensgaard e Rebekka poderão ver a
verdadeira solução, e toda a região poderá iluminar-se novamente com a luz de
Cristo.
Kyrie eleison.
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