segunda-feira, outubro 14, 2019

Comentários Eleison: Presença, Poder

 Comentários Eleison – por Dom Williamson
Número DCXXXIX (639) - (12 de outubro de 2019)



PRESENÇA, PODER


Todos os demônios me dizem: Deus está ausente, fraco.
Preciso pensar. A verdade não está longe para que se a busque.

Enquanto a “civilização ocidental” se desmorona cada vez mais rápido ao nosso redor, é extremamente necessário lembrar que “Nossa ajuda está em nome do Senhor” e na intercessão de Sua Mãe, e em nada mais. Mas poucas pessoas, inclusive entre os católicos, percebem o quão perto de nós está e o quão poderoso Deus Todo-Poderoso é. Se eles percebessem, poderiam voltar-se mais facilmente à oração, que é, de fato, o único obstáculo sério atualmente que impede o avanço do mal. Por um castigo justo pela apostasia da humanidade, Deus deixou cair sob o controle de Seus inimigos todos os outros meios de influência e poder.

Mas, quem é Deus? "Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis".

Em primeiro lugar, Pai. “Criador do céu e da terra”, mas não apenas um fabricante que fabrica um produto e depois o deixa para que trilhe seu próprio percurso no mundo. A melhor comparação para ilustrar o cuidado de Deus e Seu amor pelas criaturas que Ele cria é com o amor de um pai humano por seus filhos, que se estenderá normalmente até a morte dele ou deles, e mais além. Mas o amor de um pai humano é finito, enquanto o amor de Deus é infinito.

Em segundo lugar, Todo-Poderoso. Talvez a maneira mais simples de captar o poder ou a força de Deus seja aceitar os ensinamentos da Igreja de que Deus é o Criador, e todo o ente que existe é uma criatura que Deus criou, e que a criação é do nada. Sempre que nós seres humanos “criamos” alguma coisa, ela é sempre de algum material preexistente, como, por exemplo, uma cadeira de madeira, uma casa de tijolos, os tijolos de areia, etc. Quanto mais eu penso sobre isso, mais difícil é imaginar algo criado do nada, pela boa razão de que todas as mudanças que conheço ao meu redor estão feitas de alguma coisa. Se eu pudesse compreender algo que surgiu do nada, começaria a ver o significado de "Todo-Poderoso".

Em terceiro lugar, criador de todas as coisas. De todas as coisas materiais ou "visíveis", até o final da galáxia mais distante – Santo Inácio de Loyola costumava ficar do lado de fora de seu quarto em Roma apenas olhando as estrelas à noite para desfrutar da demonstração do poder infinito de Deus. E muito mais: criador de todas as coisas espirituais ou "invisíveis", como a alma que dá vida e as faculdades de razão e livre-arbítrio a todo ser humano vivo, para não falar das nove Ordens imateriais dos anjos. Vocês duvidam que eles existam porque são imateriais? Vocês ainda duvidam que haja algo mais do que inteligência humana que ordena o mal ao nosso redor hoje em dia?

Mas enquanto muitas pessoas podem estar dispostas a admitir que nada poderia vir à existência sem um Criador, o que poucas pessoas entendem é que a ação criadora de Deus continua a cada momento em que a coisa existente continua existindo, de modo que se Deus por um momento deixasse de manter na existência alguma coisa existente, ela instantaneamente voltaria ao nada do qual veio. Uma comparação pode ajudar. Para dar partida em um trem elétrico, o condutor deve puxar em sua direção o que é chamado "botão do homem morto", mas ele deve continuar puxando-o em sua direção para que o trem continue em movimento, porque o botão, ou uma alavanca, funciona com uma mola, de modo que se se a solta, a alavanca retorna automaticamente, e o trem para. Desta forma, o trem fica protegido de uma aceleração descontrolada se o condutor, por exemplo, morrer depois de dar partida. Assim, o trem arranca puxando-se primeiramente a alavanca, mas a mesma alavanca deve continuar sendo puxada para que o trem continue se movendo.

Da mesma forma, Deus cria uma criatura em seu primeiro momento, mas ela voltaria a cair no nada se Ele não mantivesse essa ação criadora, ou "conservasse" a criatura pelo período de sua existência. Em outras palavras, assim como o primeiro puxão da alavanca faz o trem dar a partida, mas a mesma alavanca deve continuar sendo puxada para que o trem se mantenha em movimento, a única diferença entre a criação de uma criatura por parte de Deus e sua conservação é a diferença entre o primeiro momento de sua existência e cada momento posterior. Assim, a cada momento que eu existo, Deus está ativo dentro de mim, criando e conservando minha alma e meu corpo. Assim, Ele está mais presente para mim do que eu para mim mesmo, fazendo o que somente Ele pode fazer, ou seja, manter-me fora do nada. E eu duvido que Ele seja poderoso? Ou duvido que Ele esteja perto de mim? Ou duvido que se preocupe comigo?

Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer seu comentário: ele deve ser relacionado ao post, e feito respeitosamente. Reservo-me o direito de não publicar comentários que julgue desnecessários ou desrespeitosos. Os comentários não expressam a minha opinião e são de total responsabilidade de seus autores.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.