sábado, dezembro 29, 2012

Comentários Eleison: Alerta de Cultura



 
“Comentários Eleison”, por Mons. Williamson –

Número CCLXXXV (285) – 29 de dezembro de 2012


ALERTA DE CULTURA



Como a liderança da Fraternidade Sacerdotal São Pio X parece estar vacilante, então os católicos que amam a Fraternidade por ter recebido muito dela em anos passados poderiam estar tentados a pensar que não há muito o que eles, como simples fiéis, pudessem fazer quanto a isso. Eles estão enganados. Ao deixar que leiam estas reflexões de um amigo meu, deverão ser capazes de ler nas entrelinhas que, se Deus não resgatar a Fraternidade para eles, como é claro que Ele poderia fazer, então isto ao menos em parte depende deles. A carta do meu amigo está adaptada aqui abaixo:
“Um acordo prático poderia ser ruinoso para a causa da Tradição Católica. Basta olhar para o que aconteceu com os Redentoristas tradicionais na Escócia... As duas Missas não podem coexistir. Uma sempre excluirá a outra... Em uma Missa Novus Ordo a que eu assisti recentemente, toda a igreja estava permeada por conversas e palmas contínuas... Os dois lados são simplesmente demasiado distantes para um acordo funcionar. Nenhum consenso é possível entre modernidade e Tradição.
Ademais, há a profunda revolução que tem dominado a civilização moderna, incluindo o movimento tradicional, e que tem sido quase totalmente esquecida pela liderança da Tradição... A Tecnologia Eletrônica tem operado uma revolução cultural em nossa vida, especialmente na geração mais jovem. Se não é gerida de forma adequada, certamente enfraquece a fé, porque pode tomar a vida inteira das pessoas. Os jovens são suscetíveis de ser capturados por ela. Eles passam o dia inteiro nisso. Pessoas muito envolvidas nisso se tornam disfuncionais, incapazes de se levantar de manhã, ou de manter uma conversa ao vivo, ou de manter um emprego.
Agora, se um time de futebol não é admoestado por seu treinador, seus esquemas de jogo começam a cair. Se os católicos não são admoestados sobre questões culturais como a música, o vestuário da mulher, ou sobre assistir televisão, seus padrões culturais começam a cair, o que traz profundas implicações para a sua fé. Pais tradicionais estão sendo deixados a lutar sozinhos com sua família para manter o mundanismo da sociedade moderna fora de suas casas, porque a liderança da FSSPX ou esqueceu essa revolução cultural, ou não está dando a atenção que ela merece. Eu tive longas discussões com as famílias tradicionais que estão preocupadas com a maneira como o movimento tradicional está indo. Movimentos religiosos devem tomar uma posição sobre questões culturais para que possam florescer. A Tradição estava fortalecida quando costumava tomar uma posição sobre a televisão. Mas, se uma posição não é tomada sobre questões culturais, a posição em assuntos doutrinários logo começa a enfraquecer.
O último Capítulo da FSSPX pode ter puxado a organização de volta da beira, mas eu não fiquei muito confortável com isso. Ela deu muita atenção à definição dos parâmetros de quaisquer futuras discussões com Roma para fazer um acordo. No entanto, Roma está basicamente inalterada desde 1988. Em minha opinião, a FSSPX precisa recuperar o papel profético que desempenhava quando o Arcebispo Lefebvre ainda estava vivo. O movimento tradicional precisa fortemente denunciar o modernismo e o liberalismo que estão levando a Igreja Católica à sua destruição. Essas denúncias ultimamente têm sido silenciadas. Talvez muitos sacerdotes tradicionais estejam distraídos com os confortos que eles acham que um acordo com a Roma poderia trazer para eles.”
Quanto a vocês, caros leitores, fora com a música inútil e sem valor em casa. Livrem-se do aparelho de televisão. Reduzam o uso de eletrônicos a um mínimo. Mães, usem saias sempre que possível, o que é a maior parte do tempo. Caso contrário, não se queixem se Deus não salvar a Fraternidade. Ele não força seus dons a ninguém. Bendito seja o Seu nome para sempre.

Kyrie eleison.