“Comentários Eleison”, por Mons. Williamson
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Número CCLXXXI (281) – 01 de dezembro de 2012
VÁRIAS “IGREJAS”
Muita
confusão reina hoje sobre a identidade da verdadeira Igreja de Nosso Senhor
aqui na Terra, e sobre a variedade de nomes pelos quais ela pode ser chamada.
Com certeza a maior parte da presente confusão vem do maior problema da Igreja
de hoje, que é o diabólico Concílio Vaticano II (1962-1965). Vamos tentar
deslindar algumas das confusões.
“Church”
[Igreja] deriva do Inglês Antigo “Cirice”, derivando por sua vez da palavra
grega “kuriakon”, que significa “do Senhor”. Assim, “Doma kuriakon” significava
“casa do Senhor”, e do nome da construção, “church” passou a significar também
as pessoas que se encontravam regularmente no edifício.
Igreja “Católica”
nomeia mais que o edifício, mas, principalmente, o grupo mundial de pessoas (“katholos”
em grego significa “universal”) que partilham uma só Fé, um conjunto de
sacramentos e uma Hierarquia, todos três tendo sido estabelecidos pelo Deus
encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo, em sua vida na Terra há dois mil anos.
Mas a partir deste grupo original de crentes, ainda que estabelecido por Nosso
Senhor, outros grupos têm regularmente se separado, enquanto continuam alegando
ser a verdadeira Igreja de Cristo. Como então eu vou saber qual é a sua
verdadeira Igreja?
A “Igreja
de Cristo” tem quatro Marcas, como são chamadas. 1 Una - acima de tudo pela
unidade da Fé, Nosso Senhor quis unir a sua Igreja, e não fundar muitas igrejas
(cf. Jo XVII, 21-23: “Que todos sejam um”.). 2 Santa - Nosso Senhor fundou a
sua Igreja para trazer os homens para o Deus Santíssimo e seu santo Céu (cf. Mt
V, 48: “Sede perfeitos”.). 3 Católica - Nosso Senhor fundou a sua Igreja para
todos os homens de todos os países e de todas as épocas (cf. Mt XXVIII, 19: “Ide,
ensinai todas as nações”.). 4 Apostólica - Nosso Senhor fundou a Sua Igreja
como uma monarquia a ser governada pelo Apóstolo Pedro e seus sucessores (cf.
Mt XVI, 18: “Tu és Pedro e sobre esta pedra (em grego “petran”) eu fundarei a
minha Igreja”). Onde quer que essas quatro marcas estejam, aí está a verdadeira
Igreja de Cristo. Onde quer que elas faltem, não há Igreja de Cristo.
“Igreja
Conciliar” significa que a Igreja Católica centrada em Deus caiu e continua
caindo sob a influência do homem centrado no Concílio Vaticano II. O
Conciliarismo (o erro destilado do Vaticano II) tem a mesma relação com a
verdadeira Igreja de Cristo quanto a podridão de uma maçã podre tem com a maçã
que está apodrecendo. Assim como a podridão ocupa a maçã, ela depende da maçã,
não pode existir sem a maçã, mas é bem diferente da maçã (como não comestível é
diferente de comestível), então o Conciliarismo centrado no homem ocupa tanto a
Igreja de Cristo que pouco resta da Igreja que não esteja mais ou menos podre,
e o Conciliarismo é tão diferente do Catolicismo que se pode verdadeiramente
dizer que a Igreja Conciliar não é a Igreja Católica. Mas a Igreja Católica é
visível. A Igreja Conciliar também não é visível?
“Igreja
visível”: são todos as edificações, membros oficiais e demais pessoas da Igreja
que podemos ver com nossos olhos. Mas dizer que a Igreja Católica é visível,
por isso a Igreja visível é a Igreja Católica, é tão tolo quanto dizer que
todos os leões são animais, logo todos os animais são leões. Aquela parte da
Igreja visível é Católica, a que é una, santa, universal e apostólica. O resto
são vários tipos de podridão.
“Igreja
oficial” significa a Igreja sendo conduzida e seguida por seus membros oficiais
visíveis. Uma vez que estes hoje são predominantemente conciliares, então a “Igreja
oficial” é em grande parte Conciliar e não católica, de acordo com as quatro
marcas. Da mesma forma, “Igreja Mainstream” significa a Igreja oficial de hoje,
em oposição à “Tradicionalista” remanescente. No entanto, ninguém pode dizer
que nada há de uno, santo, universal ou apostólico restando na Igreja mainstream, e mais do que tudo na “Tradicionalista”,
que permanece manifestando as quatro marcas. Trigo e joio estão sempre
misturados na Igreja de Cristo (cf. Mt. XIII, 24-30).
Kyrie
eleison